A VI Jornada de Evidências Científicas e a VIII Jornada de Iniciação Científica lotaram a UNIFAE, na noite de quarta-feira (8 de outubro). Quase 200 trabalhos foram inscritos – um recorde de todas as edições –, os quais preencheram todas as salas do prédio principal.
A novidade deste ano foi a presença de outras instituições de ensino participando. Estudantes do Instituto Federal de São João e da Universidade Federal de Alfenas-MG marcaram presença, além de diversos jovens do ensino médio sanjoanense.
“É uma alegria a gente ver como as pessoas estão pensando em pesquisa, desenvolvendo e mostrando aquilo que estão fazendo num evento como esse”, relatou a Profa. Dra. Laura Rezende, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFAE e uma das organizadoras do evento.
Para o Reitor, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, é gratificante ver esse aumento de trabalhos. “Todos estão percebendo como isso é importante, mostrando a transformação do aluno da UNIFAE neste interesse tão profundo pela pesquisa. Ganha o aluno, o Centro Universitário e a comunidade de uma forma geral”, salientou.
CASA CHEIA – Na abertura, que também lotou o ginásio poliesportivo, a UNIFAE recebeu a palestra da Profa. Fabia Castro Cassanjes, doutora em Química pela Unesp, que trouxe o tema “Dias de Luta, Dias de Glória: como a pesquisa transformou a minha vida” – um resumo da história voltada a área científica.
“O tema é para contar como foi minha trajetória, para chegar até outros pesquisadores, quais foram os passos e os caminhos para passar essa realidade. Uma forma de influenciar quem está querendo seguir essa carreira também”, explicou Fabia.
Ela veio acompanhada da Profa. Tânia Geraldi. Ambas são professoras da UNIFAL e vieram acompanhar seus alunos na apresentação dos projetos científicos. “Foi uma oportunidade maravilhosa para nós, pois os discentes estão acostumados a ficar apenas na esfera da UNIFAL, o que deixa a situação confortável para eles. Sair acaba sendo um desafio”, destacou.
Após a palestra, os estudantes foram para as salas. Em cada ponto, dois professores avaliavam os trabalhos apresentados. Os resultados serão computados pela comissão organizadora e a premiação ocorre no dia 27 de novembro, no auditório da UNIFAE.