O Pró-Reitor Administrativo, Luiz Carlos Evaristo, e a coordenadora de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Graduação, e também do curso de Pedagogia, Claudia Degrava, representaram a UNIFAE no 70º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que ocorreu em Mossoró-RN, de 18 a 21 de outubro.
Reunindo gestores das mais de 40 instituições filiadas, o evento teve uma programação intensa, com câmaras técnicas, debates, palestras e momentos de confraternização. Na abertura, que ocorreu no teatro Dix-Huit Rosado, com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) de anfitriã, as autoridades presentes destacaram a capilaridade e o papel transformador das instituições de ensino superior.
Da classe política, estiveram presentes as deputadas estaduais Isolda Dantas e Divaneide Basilio, além do deputado federal Fernando Mineiro, este que assinou – acompanhado de toda a bancada federal do RN – a frente mista das universidades estaduais e municipais. “Se não fossem as universidades estaduais e municipais, muitos jovens não teriam acesso ao ensino superior e a sociedade não teria os profissionais que tem. São estruturas fundamentais”, relatou.
A Reitora da UERN, Profa. Cicilia Maia, mencionou a capilaridade das instituições estaduais e municipais. “Elas desempenham um papel fundamental para além das grandes metrópoles e essa capilaridade é essencial. Permite que atendam demandas específicas de cada região”, explicou.
De acordo com o Prof. Odilon Máximo, Reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e presidente da Abruem, as universidades estaduais e municipais representam mais de 40% da matrícula do ensino superior do país e são instrumentos de transformação de vidas. “A inserção dessas instituições num projeto nacional de educação superior é fator determinante no desenvolvimento econômico e social do Brasil”, concluiu.
Luiz Carlos Evaristo representou o Reitor, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, no 70º Fórum e salientou a importância do encontro. “Estar ao lado dos representantes das instituições de ensino estaduais e municipais traz oportunidades grandiosas para o nosso trabalho. Mostramos a UNIFAE e suas qualidades para o país, além de trazer conhecimento para nossa casa”, complementa o Pró-Reitor.
UNIFAE EM MOSSORÓ – A participação da UNIFAE ocorreu na manhã da sexta-feira (20 de outubro), na Câmara Técnica de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas. O debate foi sobre políticas afirmativas e de permanência estudantil na universidade pública brasileira.
Claudia Degrava esteve no painel, acompanhada da Profa. Adriana Marmori (Reitora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB); Manuella Mirella (presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE); e o Prof. Otto Vinícius (Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS).
Em seu pronunciamento, Claudia apresentou estudo onde os números indicam que quase a totalidade das instituições associadas possuem pró-reitoria estudantil e políticas afirmativas institucionalizadas. “Questões de justiça social são inseparáveis de questões de ensino e estas incluem a necessidade de deliberarmos e planejarmos, para que vá além da sala de aula e garantir uma cultura de maior engajamento”, destacou a professora, ao expor os dados.