O Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, e a Pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Profª. Dra. Laura Rezende Franco, encerram, nesta sexta-feira (18 de novembro), a participação no XXXVIII Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP 2022), que está sendo realizado no campus-sede da Universidade Federal de Sergipe, na cidade de São Cristóvão (região metropolitana da capital, Aracaju).
Com o tema ” Ciência e Educação: Metamorfose e Desafios ao Desenvolvimento Nacional”, o ENPROP é considerado um dos principais ambientes de debate e elaboração de propostas para o desenvolvimento da pesquisa, da pós-graduação e da inovação nas instituições acadêmicas e de pesquisa no Brasil.
O evento ocorre anualmente, alternando as regiões do país, e congrega os pró-reitores de instituições públicas, privadas, confessionais e comunitárias que atuam na pesquisa e pós-graduação, além de diretores de pesquisa e pós-graduação, coordenadores de programas de pós-graduação e pesquisa, gestores ministeriais, dirigentes de agências de fomento à pesquisa e pós-graduação, pesquisadores renomados, convidados e pessoal técnico-administrativo que dá suporte a estas atividades nas instituições participantes.
Para o Reitor da UNIFAE, o principal objetivo na participação do encontro é trocar informações e buscar conhecimento com reitores e pró-reitores de todo o Brasil. “Estamos discutindo um novo momento da educação strictu-sensu no país. Há novos tipos de fomento e de financiamento, e essa participação traz experiências de vários setores da educação pública municipal, estadual e de privadas. Nossa intenção é que a UNIFAE volte a ter, em breve, um Mestrado e, até mesmo, um Doutorado para o desenvolvimento regional”, destaca Ferreira.
O evento traz novas possibilidades de financiamentos e propostas através do Governo Federal, como aquisição de equipamentos e construção de novos prédios em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. “Essas oportunidades podem deixar a UNIFAE cada vez melhor e mais preparada para que nossos alunos tenham capacidades diferenciadas no mercado de trabalho”, reforça o Reitor.
Laura comenta que estar na ENPROP tem uma grande importância e contribui para o desenvolvimento e o fomento das pesquisas científicas nesse crescimento da área, na atual gestão da instituição sanjoanense. “É um grande encontro de pró-reitores para discutir o envolvimento da pesquisa na pós-graduação no país, acompanhando todas as tendências do atual momento. A expectativa é fazer parcerias e levar novas possibilidades para que possamos desenvolver a pesquisa e buscar nosso programa de pós-graduação strictu-sensu”, diz a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAE.
Em 2022, o ENPROP tem papel estratégico, pois, devido à grande mobilização de gestores, é um momento privilegiado para se debater políticas e propostas voltadas à resolução das principais dificuldades encontradas nas diversas realidades brasileiras, contribuindo para a diminuição das assimetrias e melhoria contínua da formação de recursos humanos e aprimoramento da pesquisa científica.