Três professores e um ex-aluno de Medicina da UNIFAE embarcaram para Manaus-AM, no início do ano, onde participam da 5ª edição da Missão Univida Amazônia, de 9 a 17 de janeiro.
São eles: Lucas Moreira Guerra, médico formado na segunda turma (2020); Profa. Daniela Leopoldino e Prof. Hugo Maciel, coordenadora e assistente, respectivamente, do curso de Publicidade e Propaganda; e Prof. Adão Bertoncin, da Educação Física.
Neste ano, a missão terá como foco principal os indígenas Sateré-Mawé, na cidade de Parintins-AM. Um povo que carrega uma rica herança cultural e uma história de lutas por direitos e pela preservação da identidade.
“Mais do que prestar serviços, a iniciativa busca promover a humanização dos profissionais e futuros profissionais, sensibilizando-os sobre a importância de exercer suas funções com empatia, respeito e comprometimento com as comunidades mais vulneráveis”, reforça o Padre Eduardo Lima, idealizador do projeto.
Os Sateré-Mawé são conhecidos como os “povos do guaraná”, por serem os primeiros cultivadores desta planta de valor cultural e econômico inestimável. Porém, para além dessa contribuição, sua história é marcada por desafios constantes. Enfrentam ameaças como a perda de territórios, a exploração de recursos naturais e a invisibilidade de suas demandas.
EU QUERO MUUUUUITO SABER – Ainda na viagem, a UNIFAE foi atrás de registros para o projeto “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, dentro do programa Ciência ao Alcance de Todos, aprovado através do edital de pesquisa científica do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – do Governo Federal, na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024).
O material captado será utilizado na 3ª edição do projeto “Eu quero muuuuito saber”, com a gravação de novos vídeos feitos pela equipe do curso de Publicidade e Propaganda e, posteriormente, disponibilizado no Youtube. O objetivo será o de criar conteúdos científicos adequados para divulgar a ciência.
MISSÃO – A Univida, durante seus 13 anos de solidariedade e transformação, já realizou mais de 20 expedições em diferentes regiões do Brasil. Mais de seis mil pessoas, entre profissionais e estudantes, participaram dessas ações, que impactaram tanto as comunidades atendidas quanto os próprios voluntários. A UNIFAE está presente nestas ações desde 2018, enviando alunos e professores para a Amazônia e o Mato Grosso do Sul.
Um dos pilares da Missão Univida é a humanização do atendimento. Ao lidar com comunidades que vivem em situações de vulnerabilidade, os voluntários aprendem a olhar para além das doenças e problemas técnicos, enxergando o ser humano em sua totalidade. Esse aprendizado não apenas melhora a qualidade dos serviços prestados, mas também forma profissionais mais conscientes e engajados com as causas sociais.