Pela primeira vez em sua história, representantes da UNIFAE se uniram para montar uma equipe de powerlifting e participaram da Copa Salto, na cidade de mesmo nome, no interior de São Paulo, no fim do mês de novembro. Ao todo, nove medalhas e dois troféus foram conquistados.
Em equipes, além do troféu de participação, o Centro Universitário levou a segunda colocação como melhor equipe. Já o professor do curso de Educação Física, Robert Garcia, garantiu o 1° lugar no Supino e 3° lugar no Levantamento Terra, além do troféu “Guarani”, em homenagem ao centro de treinamento que ocorreu o evento.
Entre os alunos, Camila Costa e Wesley Camargo foram medalhas de ouro no Supino em suas respectivas categorias; Dayane Ribeiro, Otavio Juliari e Lucas Brun levaram a Prata na mesma modalidade, além do ouro para Lucas no Levantamento Terra.
Para o professor, os alunos tiveram diversas experiências. “As fases do treinamento físico de um atleta de força, onde receberam pequenas aulas a respeito da Fisiologia do Exercício relacionada aos treinamentos, além das questões psicológicas e nutricionais que competem a preparação do atleta. Meus sinceros agradecimentos à UNIFAE que possibilitou a participação desse evento para os alunos”, destacou Robert Garcia.
A modalidade surgiu na década de 1950 e, rapidamente, evoluiu para um esporte com competições organizadas, tornando-se prática essencial para quem busca desenvolver força máxima de forma progressiva e estruturada. No powerlifting, o objetivo é levantar a mais carga possível em cada um dos três movimentos separadamente (supino, agachamento e levantamento terra), com três tentativas.