A quinta-feira (16) foi especial para a comunidade UNIFAE com o carregamento de donativos que está a caminho do Rio Grande do Sul, estado que vem sofrendo com as cheias das chuvas nos últimos dias. Mais de 10 toneladas foram arrecadadas por alunos, professores, colaboradores e comunidade sanjoanense e regional.
A campanha teve início no começo da semana passada e, em menos de 10 dias, milhares de pessoas doaram alimentos, água, roupas do corpo e de cama, produtos de higiene e limpeza, entre outros materiais. Em parceria com o Rotary Club, Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEA) e Corpo de Bombeiros, a UNIFAE iniciou a divulgação em suas redes sociais.
As doações terminaram na quarta-feira (15) e, logo na quinta-feira pela manhã, um grande caminhão estacionou em frente ao Centro Universitário para fazer o carregamento. O veículo é da Ager – Associação Gaúcha das Empresas e Recicladores -, de Porto Alegre, que traz materiais para a empresa CBL, em São João. Para não voltar vazio à capital gaúcha, essa foi a segunda vez que levaram os donativos para o RS.
Além dos apoios iniciais e da associação do sul, no carregamento também ajudaram colaboradores das empresas Casa da Construção, CBL e Associação Mais Saúde Santa Casa, com o suporte da Defesa Civil e do Departamento de Segurança e Trânsito da Prefeitura de São João.
Na UNIFAE, estudantes, professores, colaboradores e Reitoria ajudaram não só no carregamento, mas também na separação dos donativos, para que o material chegue de forma mais prática às vítimas.
“Unimos forças com todos que se prontificaram a ajudar para que pudéssemos ter esse resultado, nessa campanha tão linda que foi feita. Agradecer demais a todos que colaboraram”, destacou a Profa. Dra. Anita Bellotto Leme Nagib, Pró-Reitora de Extensão e Vice-Reitora da UNIFAE.
“Nossos irmãos do Rio Grande do Sul estão passando por um momento muito difícil, mas conseguimos, em menos de dez dias, lotar uma carreta para mandar pra lá. Torcemos para que eles se recuperem o mais rápido possível”, relatou o Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, Reitor da UNIFAE. “Momento de gratidão à comunidade UNIFAE e a todos que colaboraram conosco”, completou.
TRAGÉDIA – A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou, na manhã de sexta-feira (17), os números da maior tragédia climática da história do estado. De acordo com novo boletim, o total de mortes desde o início das enchentes, no fim de abril, subiu para 154. O número de pessoas desaparecidas é de 98. Há 806 feridos.
Ainda segundo os dados da Defesa Civil, o total de pessoas que tiveram de deixar suas residências ultrapassa 618,3 mil, das quais 78,1 mil estão em abrigos e 540,1 mil em casas de amigos ou parentes. Até agora, 461 dos 497 municípios do estado foram afetados, de alguma forma, pelas enchentes. Ao todo, são mais de 2,28 milhões de pessoas atingidas.
Um novo alerta para tempestades foi emitido, nesta sexta-feira,, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), voltando a preocupar a população do Rio Grande do Sul. De acordo com o boletim, fortes chuvas estão previstas para a divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre sexta e sábado (18). O sul do Paraná também deve ser atingido.