Em sua segunda gestão na Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), o Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, será o conselheiro titular do Conselho Deliberativo para o biênio 2024/2026.
A eleição ocorreu na quinta-feira (23 de maio), durante reunião do Conselho Pleno dos reitores, realizada no 71° Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem, em Belo Horizonte-MG. As reitoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade de Taubaté (Unitau), Cicília Maia e Nara Fortes, respectivamente, foram eleitas presidente e vice-presidente.
Para Marco Aurélio, é um orgulho fazer parte dessa nova gestão da Abruem, comandadas pelas professoras, Dra. Cicília e Dra. Nara. “É muito importante estar presente nas discussões da Educação do Brasil, além da oportunidade única de levar nosso trabalho de sucesso dos últimos anos, mostrando a credibilidade da UNIFAE na qualidade de ensino”, reforça.
Além do professor Marco Aurélio, a nova diretoria tem no Conselho Deliberativo os reitores Leandro Prearo (USCS) e Vera Rocha (Unemat) como titulares, além dos suplentes Célia Regina Diniz (UEPB), Evandro Alberto (Uespi) e Clay Anderson (Uepa). O Conselho Fiscal será comandado pelos reitores titulares Augusto Rezende (Unitins), Walter Canales (Uema) e Fábio Hernandes (Unicentro), e pelos suplentes Amali de Angelis (UEFS), Wagner de Paulo (Unimontes) e Juliene Rezende (Unifimes).
Em 2022, o Reitor da UNIFAE foi empossado membro titular do Conselho Fiscal, em evento realizado na Universidade Regional do Cariri (Urca), na cidade de Crato-CE. “Vamos continuar atualizados dos temas mais importantes da educação superior, trazendo para nossos alunos e professores o que está sendo produzido de melhor nas grandes instituições de ensino brasileiras”, destaca o Reitor.
ELEIÇÃO – No dia da eleição, realizada no Fórum Nacional, a mesa diretora eleita leu uma carta-proposta para os próximos dois anos, destacando o fortalecimento da Abruem, o monitoramento de compromissos já assumidos, a promoção de intercâmbio de experiências e a promoção do progresso da Agenda 2030. Entre as novas propostas da diretoria também está a criação de uma frente parlamentar mista, em defesa das universidades públicas estaduais e municipais.
“Na construção da equipe gestora e da carta programa para próximo biênio tomamos como princípio base fortalecer todo o trabalho realizado por meio das universidades estaduais e municipais, valorizando cada vez mais nossas características enquanto coletivo, dimensão, capilaridade e o real papel de nossos instrumentos de transformação social. Temos um papel fundamental nos próximos dois anos de dar visibilidade à Abruem por meio do que é realizado por todas as nossas afiliadas”, afirma Cicília Maia.
A reitora da Uern será a terceira reitora mulher a presidir a Associação. Fundada em 1991, a Abruem atua em 20 dos 27 estados brasileiros e aglutina 46 instituições de ensino superior públicas, entre estaduais e municipais, e busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.