Estudantes de Engenharia de Software da UNIFAE tiveram o trabalho aprovado em um Congresso na capital paulista. Igor Augusto Silva Rodrigues, Yago Daniel Braido Cassiano, Guilherme Henrique Tonetti e Gustavo Henrique Balduíno Batista, todos do 8° semestre, produziram o “URBniversity Transporte Universitário por Aplicativo” como Trabalho de Conclusão de Curso.
Com base nesse projeto, os estudantes escreveram o artigo “Alerta Rural – Sistema para auxiliar na segurança das áreas rurais”, pesquisando e coletando informações sobre o assunto. “E, ao longo do ano, desenvolvemos um MVP (Produto Mínimo Viável) para o Sistema ‘Alerta Rural’ com o objetivo de validar o produto”, diz Yago.
A orientação foi da Profa. Me. Cristaine Yae Mi Imamura, que ficou orgulhosa pelos seus orientandos quando o trabalho foi aprovado no 24º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da Fatec-SP, que ocorreu nos dias 5 e 6 de outubro. Os alunos da UNIFAE participaram da exposição do trabalho na quinta-feira (6 de outubro).
Yago conta que foi uma experiência nova e única. “Foi um dia para ficar na memória. Apresentamos nossos sistemas e ideias a um grupo diversificado de pessoas e avaliadores e fomos recompensados com uma variedade de feedbacks. É bom saber que outras pessoas também gostaram da ideia e deram ótimas sugestões de melhorias”.
O aplicativo desenvolvido auxilia motoristas e estudantes para a realização do transporte até a faculdade. “A proposta é criar um local único onde poderão negociar por transportes mais acessíveis a escolha do estudante, e também poderão monitorar a rota que seu motorista está fazendo, junto a outros recursos como validação de estudantes para verificar se estão ou não no veículo e evitar que algum estudante fique para trás por acidente”, explica Igor.
Ele relata que a ideia do aplicativo surgiu de um problema que ele vivenciou na volta às aulas presencial, pós pandemia: “Por causa do transporte, tive que me mudar para São João para concluir o curso. Passando por isso, imaginei que poderia ter um aplicativo como o Uber, porém focado apenas em estudantes e motoristas, onde os motoristas cadastram seus veículos e oferecem seu serviço até as faculdades, e o estudante se “cadastra” nesse serviço. Porém, as formas de pagamento seriam mensalmente. A maior diferença é ter total controle do seu transporte e poder viajar com segurança sabendo até mesmo do histórico do seu motorista”.
O objetivo do trabalho é contribuir para a melhoria da segurança no âmbito rural, uma vez que essas ocorrências são frequentes no interior, local em que há maior concentração de produtores rurais. Como resultado, os estudantes propuseram a desenvolver um sistema no qual os residentes rurais, através de um aplicativo móvel, possam enviar alertas para um sistema de gestão que ficaria encarregado da segurança pública. Portanto, o sistema agiliza o procedimento de chamada de emergência e incentiva os usuários a usá-lo, aumentando a quantidade de alertas e preenchendo a lacuna de dados sobre segurança pública em áreas rurais.