Mobilidade Acadêmica Internacional é um programa de intercâmbio, atrelado à Pró-reitoria de Extensão e assuntos comunitários (POREX), realizado entre a UNIFAE e as universidades estrangeiras com as quais ela mantém acordo bilateral de cooperação. Através desse programa, a UNIFAE envia e recebe alunos por um período determinado, sem possibilidade de extensão.

A evolução na produção do conhecimento científico e tecnológico, a facilidade no acesso às informações, as novas descobertas e novas formas de pensar, melhoram aspectos na vida dos homens, mas também criam novas demandas, que levam a novos perfis profissionais na sociedade atual. Assim, as transformações também ocorrem na educação, em especial a educação superior, tanto no Brasil como no cenário internacional. Desta forma, é necessário que as instituições de Ensino Superior se modifiquem e acompanhem as mudanças que sucedem em todo o mundo, como a internacionalização.

Durante a última década, a dimensão internacional do currículo progrediu de uma abordagem de estudos na área de língua estrangeira para a integração das perspectivas internacionais, globais e interculturais, de ensino e aprendizagem do conteúdo, do processo e do programa. A sociedade tem a expectativa que as instituições de Ensino Superior busquem a internacionalização, preparando sua comunidade interna com uma capacitação adequada para as necessidades profissionais, no qual seus agentes sejam mais qualificados, com conhecimento em línguas estrangeiras e entendimento de outras culturas; onde ocorre o compartilhamento dos avanços científicos e tecnológicos entre as sociedades mundiais.

Na América Latina, as mudanças da internacionalização também se acentuam cada vez mais nas instituições de ensino superior, através dos seus programas e associações internacionais. Sendo assim, a Pró-reitoria de extensão tem buscado constantemente fechar parcerias com instituições no exterior, a fim de promover o intercâmbio virtual de alunos, docentes e funcionários da instituição, pois compreender quais são os impactos que a educação internacional causa na vida profissional daqueles que realizam algum programa internacional de mobilidade estudantil é importante para averiguar o quanto essas transformações atuais na educação são importantes no aprimoramento dos diversos setores da sociedade nacional e internacional. Através desse programa, os alunos podem cursar disciplinas e assistir cursos oferecidos pelas universidades parceiras

PARCEIRAS UNIFAE

UNIVERSITY OF NICOSIA (REPÚBLICA DO CHIPRE)

UNIVERSIDADE LUSÓFONA (PORTUGAL)

CANADIAN COLLEGE (CANADÁ)

UNIVERSIDADE DO PORTO (PORTUGAL)

UNIVERSIDADE DE XIAMEN (CHINA)

UNIVERSIDADE UNITRE (ITÁLIA)

KING’S COLLEGE AT WESTERN UNIVERSITY (CANADÁ)

MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL

O Programa de Mobilidade Nacional (PMN) nasceu em 2021 por iniciativa das Instituições de Ensino Superior (IES) através da Pró-reitoria de Extensão e assuntos Comunitários, com intuito de promover o intercâmbio estudantil e aproximar os programas de graduação das Instituições de Ensino Superior do sistema público estadual e municipal no Brasil.

O PMN tem como objetivo promover o intercâmbio de estudantes de graduação das instituições públicas federais, estaduais e municipais, dentro do âmbito dos estados da federação. A oportunidade de vivenciar diferentes métodos pedagógicos e didáticos, conhecer diferenças e costumes regionais, participar de atividades estudantis complementares e adentrar em projetos de extensão e pesquisa em diferentes centros educacionais distribuídos em todo o território nacional são significativos para ampliar as dimensões de formação do estudante brasileiro e colaborar para o desenvolvimento regional e nacional. Sendo assim, a Pró-reitoria de extensão tem buscado constantemente fechar parcerias com instituições no Brasil, a fim de promover o intercâmbio de alunos, docentes e funcionários da instituição.

A Mobilidade Acadêmica Nacional é um programa de intercâmbio realizado entre a UNIFAE e as IES Brasileiras que firmam acordos de mobilidade de forma individual ou através do programa da ABRUEM. O período do intercâmbio pode ser de até 12 meses. Geralmente, são lançados dois editais de seleção por ano (fevereiro e agosto). O processo seletivo é coordenado pela coordenação de intercâmbio e internacionalização da UNIFAE, do qual podem participar os alunos UNIFAE regularmente matriculados nos cursos presenciais que atendam aos requisitos descritos nos editais.

Caso tenha interesse em participar das chamadas do Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional e queira se informar melhor, consulte os editais anteriores abaixo¹:

Edital de seleção 2021/1 – ABERTO*

¹os requisitos e regras das chamadas podem mudar de edital para edital sem aviso prévio, segundo interesses institucionais.

*para mais informações internacionalizaçã[email protected]

PROGRAMA DE BOLSAS

Programa Ciências sem Fronteiras (CsF) – Bolsas sanduíches para graduandos e pós-graduandos. http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf

Programa Erasmus Mundus – projeto Euro-Brazilian Windows: EBW – http://ebwplus.up.pt/ – Oferece bolsas a estudantes, pesquisadores e pessoal acadêmico e administrativo do Brasil que desejam realizar um período de mobilidade, ou formação integral, em algumas das melhores universidades da Europa.

Programa Inglês Sem Fronteiras (IsF) – http://isf.mec.gov.br/ingles/o-programa – Os alunos de graduação com pontuação no ENEM igual ou superior a 600 e os alunos de pós-graduação Stricto Sensu podem se inscrever no programa My English On-line. Oportunidade imperdível!

CAPES – http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais – Concede bolsas de estudos no Brasil com o intuito de estimular a formação de recursos humanos de alto nível para consolidar os padrões de excelência para o desenvolvimento do país.

DAAD – http://www.daad.org.br/pt/ – Coordena programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros, divulga as instituições de ensino superior alemãs, promove feiras de estudantes e congressos científicos. Além de realizar palestras e seminários sobre o tema “Estudar na Alemanha”.

NUFFIC NESO BRASIL – https://www.nesobrazil.org/ – Coordena programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros na Holanda.

Campus France – http://www.bresil.campusfrance.org/ – É um serviço oficial de informações sobre os estudos superiores na França com ligação aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores.

British Council – http://www.britishcouncil.org/ – Organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais.

SANTANDER Universidades:
https://www.becas-santander.com/pt

EVENTOS

MEETING INTERNACIONAL UNIFAE

Este evento é realizado semestralmente pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFAE e tem como objetivo convidar Professores/Pesquisadores/Estudantes internacionais, que através de suas palestras apresentam dados científicos e ao mesmo tempo compartilham suas experiências de vida no exterior, como os desafios e caminhos percorridos durante a trajetória de internacionalização. Além disso, projeto auxilia os alunos/docentes da UNIFAE a criarem uma network científico para o desenvolvimento de diversas parcerias na área de pesquisa e extensão.