Trata-se de um projeto de implantação e consolidação de Centros de Línguas que desenvolvem projetos de extensão de aprendizagem de Línguas Estrangeiras com o objetivo de proporcionar à comunidade acadêmica a oportunidade do contato com outras culturas e a aprendizagem de línguas estrangeiras.

Aprender uma Língua Estrangeira é uma das formas de ampliar as possibilidades de visão do mundo e de acessar o conhecimento de diferentes culturas. Comunicar-se em línguas estrangeiras é estabelecer relações entre indivíduos de diferentes culturas, com diferentes objetos, com o patrimônio cultural, tecnológico e científico de sociedades diversas. A língua, dessa forma, possibilita a troca de informações, experiências, inovações e saberes. À medida que o indivíduo se torna mais competente nas diferentes linguagens, ele tende a aprimorar o conhecimento de si mesmo e da realidade em que vive. No mundo globalizado em que vivemos de intercâmbios internacionais e de trocas cada vez mais intensas envolvendo conhecimentos multiculturais, em virtude do desenvolvimento das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação –, faz-se necessária a aprendizagem de línguas estrangeiras, pois elas permitem o acesso autônomo do indivíduo à ciência, à tecnologia, à economia, à política, às negociações internacionais e à tendência da busca de paz entre os povos. É, também, um instrumento de ascensão profissional, intelectual e social. Produzir conhecimento em línguas estrangeiras significa “visibilidade científica”; daí também a necessidade da aprendizagem da língua estrangeira.

Assim posto, o Centro de Línguas colaborarão com o aprimoramento pessoal e profissional dos alunos e a internacionalização da Unesp.