Pelo segundo ano consecutivo, a UNIFAE recebeu nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, o que novamente a coloca como o melhor Centro Universitário público municipal do Brasil.
O resultado foi divulgado nos primeiros dias do mês de abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. A partir dos resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e de outros dados oficiais, são calculados os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, entre eles o IGC avaliados da Instituição de Ensino.
Além de subsidiar a definição de políticas públicas e os processos de autoavaliação institucional, os resultados do IGC são utilizados como requisito, critério seletivo ou de distinção: nos processos de supervisão e regulação da Educação Superior; na definição da matriz orçamentária da rede federal de Educação Superior; na autorização para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu a distância; e em programas e políticas públicas do Governo Federal.
O destaque ficou para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Todos foram avaliados no Enade, em 2022, e também receberam nota 4 no CPC – Conceito Preliminar do Curso, que é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação.
Seu cálculo é feito com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
No Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes (considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado), o curso de Publicidade e Propaganda também foi muito bem avaliado, recebendo a nota 4.