Dados socioeconômicos do município e região
São João da Boa Vista é uma cidade de médio porte situada a 245 Km ao norte da Cidade de São Paulo, próxima a divisa do Estado de Minas Gerais na altura de Poços de Caldas, latitude 21º58’09” sul e longitude 46º47’53” oeste, a 767 metros de altitude:
Localiza-se na meso região de Campinas, que possui algo da ordem de 3,8 milhões de habitantes e é o centro de sua própria micro-região que possuía aproximadamente 400 mil habitantes em 2010, e está dividida em quatorze municípios distribuídos numa área total de 5,4 mil km².
A microrregião formada pelos municípios de São João da Boa Vista; São José do Rio Pardo; Águas da Prata; Casa Branca; Mococa; Espírito Santo do Pinhal; Vargem Grande do Sul; Tambaú; Tapiratiba; Divinolândia; Caconde; Itobi; São Sebastião da Grama e Santo Antônio do Jardim.
Segundo o Censo IBGE 2010 a população de São João da Boa Vista é estimada em 83 661 habitantes. A densidade demográfica da microrregião de São João da Boa Vista é de 75 hab./km2, enquanto a própria cidade sede possui 162 hab./km2. Entre os municípios, o menor índice foi observado em Borebi (5,9 hab./km2) seguido por Paulistânia (7,1 hab./km2), enquanto o maior é encontrado em Bauru, com seus 326 mil habitantes distribuídos em 674 km2 (Tabela 1).
A tabela 1 mostra que São João da Boa Vista possui a quarta maior extensão territorial de sua micro região com 516 km2, (10% da micro região), mas possui a maior população (20% da micro região) e o maior PIB (24% da micro região). Esta condição confere ao município, não apenas a condição de sede política dentre as cidades, mas também a condição de núcleo demográfico e econômico, para onde parte da população dos municípios vizinhos aflui em busca de empregos, educação e tratamentos de saúde. Convém salientar que 67% dos alunos do UNIFAE são oriundos da micro região.