CERTIFICAÇÃO:

Autorização: Resolução CEPE Nº 09/2013|Reconhecimento: Portaria CEE/GP Nº 360, de 13.09.2019 Renovação de Reconhecimento Portaria CEE-GP 67, de 09-02-2023

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

– Titulação: Bacharel em Medicina

– Médico.

– Área: Ciências da Saúde.

– Período e Horário: Integral

– Duração e Carga Horária: 6 anos | 8.465 horas/relógio. PPC novo 8266 h

– Atuação no SUS por meio das Unidades Básicas de Saúde e da Unidade de Pronto Atendimento no município de São João da Boa Vista e Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros em São João da Boa Vista.

– Internato nas grandes áreas da medicina: Saúde da Criança, Saúde do Adulto I – Clínica Médica, Saúde do Adulto II – Cirurgia, Saúde da Mulher, Medicina de Família e Comunidade I, Medicina de Família e Comunidade II – Rede de atenção interdisciplinar, Urgência e Emergência e estágio Optativo.

 

ORGANIZAÇÃO DO CURSO:

Do 1º ao 8º semestre, o curso é composto por três unidades curriculares e dois eixos de aprendizagem integrados.

As unidades curriculares são modulares e desenvolvidas através de sessões de tutoria para grupos pequenos, conferências e atividades práticas nos laboratórios morfofuncionais.

Os eixos de aprendizagens são dois:

– Habilidades profissionais, desenvolvidas em laboratórios de habilidade e em cenários reais de atenção secundária, terciária, urgência e saúde mental.

– Projeto de Intervenção Ensino–Serviço–Comunidade (PIESC), com o intervalo de um ano para sua integralização. Utiliza a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj). Pressupõe uma sequência de passos, dos quais parte deles são desenvolvidos em um semestre e a parte complementar no semestre subsequente.

Transversalmente essas unidades interagem com o core curriculum que se caracteriza por ser um conjunto de conhecimentos gerais importante a todos os estudantes e que incorpora conceitos de cultura, história e artes, subsidiando a aprendizagem da ética, da economia, do estado e da sociedade.

Todos juntos compõem um conjunto de conhecimentos técnico-científicos, humanístico-profissional e comunitário-assistencial.

Do 9º ao 12º semestre acontece o Internato Médico Supervisionado, realizado em sistema de rodízio nos cenários de práticas relacionadas às Redes de Atenção à Saúde de São João da Boa Vista e conveniados, nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à saúde.