• MATRIZ CURRICULAR

A deliberação nº 154/2017 do Conselho Estadual de Educação do estado de São Paulo apresenta a distribuição das disciplinas em grupos, conforme orientação abaixo descrita:

Art. 4º A carga total dos cursos de formação de que trata este capítulo terá no mínimo 3.200 (três mil e duzentas) horas, assim distribuídas:

  1. I – 600 (seiscentas) horas dedicadas à revisão e enriquecimento dos conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio;
  2. II – 1.400 (hum mil e quatrocentas) horas dedicadas ao estudo dos conteúdos específicos e dos conhecimentos pedagógicos que garantam a transposição didática ou outras mediações didáticas e a apropriação crítica desses conteúdos pelos alunos;
  3. III – 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular – PCC – adicionadas às 1.400 horas do item anterior e distribuídas ao longo do percurso formativo do futuro professor, em conformidade com o item 2 da Indicação CEE nº 160/2017, referente a esta Deliberação;
  4. IV – 400 (quatrocentas) horas para estágio supervisionado;
  5. V – 400 (quatrocentas) horas para formação nas demais funções previstas na Resolução CNE/CP nº 01/2006.

Na sequência deste material serão apresentadas as disciplinas oferecidas de acordo com a organização semestral do curso além da carga horária total do componente curricular ofertado. Na sequência, outras tabelas serão apresentadas, buscando indicar a carga horária que estabelece os conteúdos de Prática como Componente Curricular. Reitera-se que as planilhas para análise de processos que atendem à deliberação 111/2012 estarão em destaque nos anexos deste plano.

1º SEMESTRE
Componente curricular CH(A) EXT(R) EST(R)
Unidades curriculares de ensino
O professor leitor e a formação de leitores 40
Cultura Digital e Criatividade 40
Autoconhecimento e Autocuidado na Educação Integral 40
Interações e Brincadeiras na EI 40
A Matemática e a formação docente 40
Saberes Éticos e Profissionais da Docência 40
A Língua Portuguesa e a formação docente 40
Práticas Pedagógicas em Campos de Experiência na Educação Infantil – I 80
Estágio Supervisionado
Estágio I – Educação Infantil 50
Unidades curriculares de extensão
UCE I – Educação Infantil: Os Direitos de Aprendizagem são garantidos?  40
Total 360 40 50

 

2º SEMESTRE
Componente curricular CH(A) EXT(R) EST(R)
Unidades curriculares de ensino
As linguagens artísticas e fundamentos curriculares 40
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 80
Jogos, brinquedos e brincadeiras nos Anos Iniciais 40
Didática e Estratégias de ensino I 40
Psicologia da Educação 40
História da Educação e das instituições escolares 40
Práticas Pedagógicas em Campos de Experiência na Educação Infantil – II 80
Estágio Supervisionado
Estágio I – Educação Infantil 50
Unidades curriculares de extensão
UCE II – Competências Socioemocionais: Fato ou fake?  40
Total 360 40 50

 

3º SEMESTRE
Componente curricular CH(A) EXT(R) EST(R)
Unidades curriculares de ensino
Multiculturalismos e práticas corporais 80
Oficina de Música e Dança 40
Literacia e Numeracia na Educação Infantil 40
Filosofia da Educação 40
Política Pública em Educação 40
Didática e Estratégias de ensino II 40
Educação inclusiva e equitativa 40
Estágio Supervisionado
Estágio III – Gestão 50
Unidades curriculares de extensão
UCE III- Igualdade ou Equidade?  40
Unidades curriculares de pesquisa
Educação Baseada em Evidências 40
Total 360 40 50

 

4º SEMESTRE
Componente curricular CH(A) EXT(R) EST(R)
Unidades curriculares de ensino
Princípios e Contextos de Alfabetização. 80
Aprendizagem e Desenvolvimento Humano I 40
Fundamentos e Prática para o Ensino de Matemática nos anos iniciais 80
Oficina de Movimento corporal 40
Avaliação para Processos Educacionais I 40
Socioantropologia da Educação 80
Estágio Supervisionado
Estágio IV – Ensino Fundamental 50
Unidades curriculares de extensão
UCE IV – Garantia da Alfabetização na idade certa  40
Total 360 40 50

 

5º SEMESTRE
Componente curricular CH(A) EXT(R) EST(R)
Unidades curriculares de ensino
Práticas de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais 80
Fundamentos e Práticas em Ciências da Natureza nos Anos Iniciais 80
BNCC, Gestão do Currículo e Planejamento Escolar 80
Avaliação para Processos Educacionais II 40
Oficina de Teatro e Artes Visuais 40
Aprendizagem e Desenvolvimento Humano II 40
Estágio Supervisionado
Estágio V – Ensino Fundamental 25
Estágio VI – Gestão 25
Unidades curriculares de extensão
UCE V – Existe educação ambiental nas escolas?  40
Total 360 40 50

 

6º SEMESTRE
Componente curricular CH(A) EXT(R) EST(R)
Unidades curriculares de ensino
O Ensino de Matemática e as Neurociências 80
Multilinguismo 40
Gestão I: Coordenação Pedagógica e formação docente 80
Fundamentos e Práticas na área de Ciências Humanas nos Anos Iniciais 80
LIBRAS 40
Estatística e indicadores da Educação 40
Estágio Supervisionado
Estágio VII – Gestão 50
Unidades curriculares de extensão
UCE VI – O coordenador pedagógico e a matemática: aliados ou inimigos?  40
Total 360 40 50

 

7º SEMESTRE
Componente curricular CH(A) EXT(R) EST(R)
Unidades curriculares de ensino
Prática integradoras em Ciências Humanas e Linguagens: Direitos Humanos 40
Metodologias Contemporâneas no Brasil e no Mundo 40
Práticas em Sequências Didáticas de LP nos Anos Iniciais 80
Educação de jovens e adultos 40
Pensamento Científico e a área de Ciências da Natureza 40
Prática de Educação Inclusiva: entendendo a diversidade 40
Oficina de Literatura infantil e infanto juvenil 40
Estágio Supervisionado
Estágio VIII – Ensino Fundamental 25
Estágio IX – Gestão 25
Unidades curriculares de extensão
UCE VII – Educação de Qualidade que queremos  40
Unidades curriculares de pesquisa
Trabalho de conclusão de curso I 40
Total 360 40 50

 

8º SEMESTRE
Componente curricular CH(A) EXT(R) EST(R)
Unidades curriculares de ensino
Práticas pedagógicas atuais em Educação 80
Gestão II: Diretor, PPC e Métodos de Gestão Escolar. 80
TIC na Elaboração de Planos de Aula e Materiais Didáticos 80
Práticas para alfabetização em EJA 40
Estágio Supervisionado
Estágio X – Gestão 50
Unidades curriculares de extensão
UCE VII – Educação de Qualidade que queremos  40
Unidades curriculares de pesquisa
Trabalho de conclusão de curso II 40
Total 320 40 50

A carga horária total do curso de Pedagogia da UNIFAE contabiliza 3200 horas e a distribuição deste conjunto de horas se apropria do apontado na Deliberação CEE 170/2019 que, em seu artigo terceiro, apresenta no primeiro parágrafo que:

“os cursos superiores, cujas atividades mediadas por tecnologias, desenvolvidas em lugares ou tempos diversos, que não ultrapassem 20% do total da carga horária, sujeitam-se exclusivamente às normas atinentes a cursos da modalidade presencial.”

No total do curso de Pedagogia da UNIFAE serão oferecidas 720 horas de materiais à distância validando o curso oferecido como curso presencial uma vez que a disciplinas oferecidas não superam 20% da carga horária total.