A Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAE é um centro de referência em fisioterapia do município de São João da Boa Vista. Integrada ao sistema municipal de saúde, presta atendimento à população em geral, através do convênio firmado com o Departamento Municipal de Saúde, que permite que todos os atendimentos sejam realizados pelo SUS. Em 2018, a clínica realizou 11.727 atendimentos em mais de 10 especialidades fisioterapêuticas. Nos dois últimos anos de formação, os acadêmicos de fisioterapia avaliações cinético-funcionais e atendimentos supervisionados diretamente por docentes fisioterapeutas, com formação específica para sua área de atuação.
Localização – Rua Napoleão Laureano, nº 407, Jardim Santo André, São João da Boa Vista – SP
Contato – (19) 3631-4725 / e-mail: [email protected]
Área construída da Clínica – 339,39 m2
Coordenação: Profa. Vanessa Fonseca Vilas Boas – Graduação em Fisioterapia pela PUC Minas Gerais. Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM) e Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo (IOT-HC-FMUSP). Mestre em Plasticidade Muscular, Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
AMBULATÓRIO DE DISFUNÇÕES CARDIOVASCULARES
Responsável Técnica:
Profa. Dra. Daniele Albano Pinheiro – Fisioterapeuta – UFSCAR, Mestre em Ciências Fisiológicas – UFSCAR e Doutora em Ciências, Interunidades Bioengenharia – USP.
Destinado aos atendimentos de pacientes com hipertensão arterial, pós-infarto agudo do miocárdio, pós-cirurgia de revascularização miocárdica ou troca de válvulas cardíacas, portadores de insuficiência cardíaca; cardiopatias congênitas, síndrome metabólica, e outras alterações cardiovasculares.
A reabilitação cardíaca ambulatorial é dividida em fase II (período de alta hospitalar do cardiopata até doze semanas – o paciente realiza exercícios aeróbicos dinâmicos e resistidos, em intensidade de 60 a 70% da frequência cardíaca máxima do teste de esforço, quando esse é realizado na alta hospitalar) e fase III (período de reabilitação cardíaca a partir de doze semanas do evento cardíaco ou cirurgia, também é composta por exercícios dinâmicos aeróbicos e resistidos, mas em intensidade de 70 a 85% de FC máxima de um novo teste de esforço, realizado ao final da fase II).
AMBULATÓRIO DE DISFUNÇÕES RESPIRATÓRIAS
Responsável Técnica:
Profa. Dra. Renata Cristiane Gennari Bianchi – Fisioterapeuta – PUC-Campinas, Especialista em Fisioterapia Respiratória em UTI de Adultos – UNICAMP, Mestre em Cirurgia – FCM/UNICAMP e Doutora em Fisiopatologia Cirúrgica – FCM/UNICAMP.
Destinado aos atendimentos de pacientes com doenças pulmonares como enfisema, asma, bronquite crônica, e outras alterações respiratórias, as quais promovem atelectasias, acúmulo de secreção nas vias aéreas, desequilíbrio da relação ventilação/ perfusão e piora da mecânica respiratória. A Fisioterapia Respiratória utiliza métodos/técnicas terapêuticas manuais, instrumentais e cinéticas baseadas na fisiologia das vias aéreas para tratar as diversas disfunções respiratórias. Os objetivos consistem em promover higiene brônquica e das vias áreas superiores, promover a reexpansão e/ou e otimização da ventilação pulmonar, além de realizar o fortalecimento muscular respiratório. A eleição da técnica/método terapêutico ou a combinação de técnicas, depende da avaliação específica do fisioterapeuta e podem ser aplicadas de forma isolada ou combinada.
AMBULATÓRIO DE DISFUNÇÕES MICCIONAIS E GINECOLÓGICAS
Responsáveis Técnicas:
Profa. Dra. Laura Ferreira de Rezende Franco – Fisioterapeuta – PUC-Campinas, Especialista em Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher – CAISM/UNICAMP, Mestre e Doutora em Tocoginecologia – CAISM/UNICAMP, Pós-doutora pelo Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia – UNESP.
Profa. Dra. Anita Bellotto Leme Nagib – Fisioterapeuta – UNIFEENAS, Especialista em Fisioterapia Musculoesquelética – UNAERP, Especialista em Fisioterapia do Trabalho – CBES, Mestre em Fisioterapia – UNIMEP e Doutoranda em Ciências da Cirurgia – FCM/UNICAMP.
Destinado aos atendimentos de pacientes com Disfunções Miccionais, incluindo a atenção a pacientes de ambos os sexos, com incontinência urinária e fecal, dores genitopélvicas, e durante o período pré e pós-cirúrgico; e Disfunções Ginecológicas, incluindo pacientes com endometriose, dor pélvica crônica, disfunções sexuais, disfunções menstruais, entre outras. O Ambulatório de Disfunções Miccionais e Ginecológicas utiliza a gameterapia para o tratamento de pacientes. A gameterapia, que consiste em exercícios realizados com o auxílio de videogame Nintendo® WII e X-Box®360 Kinect, pode trazer muitos benefícios a pacientes com disfunções da musculatura do assoalho pélvico.
AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA OBSTÉTRICA
Responsáveis Técnicas:
Profa. Dra. Laura Ferreira de Rezende Franco – Fisioterapeuta – PUC-Campinas, Especialista em Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher – CAISM/UNICAMP, Mestre e Doutora em Tocoginecologia – CAISM/UNICAMP, Pós-doutora pelo Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia – UNESP.
Profa. Do. Anita Bellotto Leme Nagib – Fisioterapeuta – UNIFEENAS, Especialista em Fisioterapia Musculoesquelética – UNAERP, Especialista em Fisioterapia do Trabalho – CBES, Mestre em Fisioterapia – UNIMEP e Doutoranda em Ciências da Cirurgia – FCM/UNICAMP.
Destinado aos atendimentos de gestantes no pré-natal na “Casa das Gestantes das Senhoras de Rotarianos”, e no momento do parto e puerpério na Maternidade da Santa Casa “Dona Carolina Malheiros”. A intervenção fisioterapêutica no pré-natal consiste em auxiliar e contribuir em minimizar os possíveis desconfortos que podem aparecer na gestação, contribuindo para proporcionar uma gestação saudável, conscientizando as gestantes da importância da prática da atividade física, além de ensiná-las técnicas que auxiliam o autocontrole durante o trabalho de parto. Durante o primeiro trimestre gestacional a fisioterapia tem como objetivos acolher a gestante, promover reeducação respiratória, massagem nas mamas e aréola, além de exercícios para a formação e protusão do mamilo.
No segundo trimestre trabalha-se de forma dinâmica a flexibilidade corporal, adequação da postura e estimulação mãe-filho. Durante o terceiro trimestre gestacional começa o preparo para o parto com técnicas de analgesia e treino da respiração. Durante o trabalho de parto, junto com a equipe multidisciplinar, o fisioterapeuta pode auxiliar nos exercícios a serem utilizados por meio de recursos como, exercícios de mobilidade pélvica na bola, técnicas manuais, uso do TENS (eletroestimulação nervosa transcutânea), além de adotar posturas que favoreçam o encaixe a fase de expulsão. O puerpério tardio é acompanhado no Ambulatório de Fisioterapia Obstétrica da Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAE, utiliza diversas técnicas na promoção da saúde da gestante e da puérpera, na prevenção e reabilitação de complicações gestacionais e puerperais, além de promover alívio das dores no pré-parto e facilitar o processo da amamentação.
Na maternidade da Santa Casa de Misericórdia “Dona Carolina Malheiros” os atendimentos são destinados ainda aos recém-nascidos, com o objetivos de otimizar a função respiratória de modo a facilitar as trocas gasosas, adequar o suporte respiratório, prevenir e tratar as complicações pulmonares, manter a permeabilidade das vias aéreas, e favorecer o desmame da ventilação mecânica e da oxigenoterapia. Os programas de atendimento são elaborados a partir da abordagem global do paciente, prestando assistência humanizada e atendendo aos padrões de efetividade e segurança.
AMBULATÓRIO DE DISFUNÇÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS E REUMATOLÓGICAS
Responsáveis Técnicos:
Profa. Do. Vanessa Fonseca Vilas Boas – Fisioterapeuta – PUC-MG, Especialista em Fisiologia do Exercício – UNIESP-EPM, Especialista em Ortopedia e Traumatologia – IOT-HC-FMUSP, Formação em Pilates – D&D Pilates, Formação em ATM, Biomecânica Craniocervical e Fisiopatologia Temporomandibular – OCLUSIVO, Mestre em Plasticidade Muscular – USP e Doutoranda em Educação Física Adaptada – FEF/UNICAMP.
Prof. MSc. Leonardo Duarte Picchi – Fisioterapeuta – PUC-Campinas, Consultor em Ergonomia – CN ROSSI, Perito Judicial e Assistência Jurídica – IEDUV, Especialista em Fisioterapia Desportiva – UNIMEP e Mestre em Fisioterapia – UNIMEP.
Destinado aos atendimentos de pacientes com disfunções ortopédicas, traumatológicas e reumáticas, incluindo a atenção a pacientes durante o período pré e pós-cirúrgico. A Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAE dispõe de muitos recursos para tratamento das diversas disfunções musculoesqueléticas, com objetivo de promover analgesia, modular o processo inflamatório, melhorar a força muscular e/ou prevenir atrofia, reestabelecer a função, cicatrização de feridas. Para reestabelecer a função, utilizamos ainda a gameterapia, com videogame Nintendo® WII e X-Box®360 Kinect, que possibilitam simular uma função e ajudam na reabilitação.
AMBULATÓRIO DE DISFUNÇÕES NEUROLÓGICAS
Responsáveis Técnicas:
Profa. Dra. Erica Passos Baciuk – Fisioterapeuta – PUC-Campinas, Especialista em Exploração Funcional do Sistema Cardiovascular – FMRPUSP, Especialização em Andamento em Osteopatia – FAJ, Mestre em Educação Física – UNICAMP e Doutora em Tocoginecologia – CAISM/UNICAMP.
Profa. Dra. Regiane Luz Carvalho – Fisioterapeuta – UFSCAR, Mestre e Doutora em Biologia Funcional e Molecular/Fisiologia com Ênfase em Neurofisiologia – UNICAMP, Pós-doutora no Departamento de Biomecânica, Medicina da Reabilitação do Aparelho Locomotor – USP, com intercâmbio na Penn State University.
Profa. MSc. Monica Cristina Paulo Andrade – Fisioterapeuta – UNIMEP, Mestre em Biologia Funcional e Molecular – UNICAMP.
Destinado ao atendimento de pacientes com disfunções neurológicas centrais, periféricas e distúrbios neurodegenerativos. Prioriza a reabilitação neurofuncional de idosos, adultos, crianças e recém-nascidos. Também atua na estimulação precoce em bebês considerados de risco para o desenvolvimento neuropsicomotor normal. Na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAE a reabilitação das disfunções neurológicas conta ainda com a gameterapia, através do videogame Nintendo® WII e X-Box®360 Kinect, que apresenta eficácia na reabilitação de pacientes neurológicos, proporcionando vivência em diversas situações e de maneira individualizada; encoraja a participação ativa do paciente, mesmo com incapacidade física e/ou cognitiva; propicia um ambiente motivador para a aprendizagem e facilita o estudo das características das habilidades e capacidades perceptuais e motoras do paciente; possibilita um feedback imediato por parte do paciente, ou seja, obtém respostas imediatas da eficiência de suas ações, estimulando o cérebro/cerebelo para que façam as correções necessárias para um bom desempenho.
AMBULATÓRIO DE DISFUNÇÕES DERMATOLÓGICAS E VASCULARES
Responsável Técnica:
Profa. Dra. Francielle Rodrigues Guimarães – Fisioterapeuta – UFTM, Especialista em Dermatofuncional – UFTM, Especialista em Saúde da Mulher – UFSCAR, Mestre em Biociências Aplicadas à Farmácia – USP e Doutora em Clínica Médica – FMRPUSP. Possui título de Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pelo COFFITO.
Destinado aos pacientes portadores de disfunções dermatológicas e vasculares, tanto relacionadas com a parte estética (acne, cicatrizes, obesidade, adiposidade localizada, fibroedema gelóide – “celulite”, estrias, manchas, linhas de expressão, flacidez, edemas, pós-operatório de cirurgias plásticas), como relacionadas à parte funcional (lesões cutâneas – úlceras e queimaduras, hanseníase, dermatoses, psoríase, vitiligo, alterações tegumentares e vasculares com consequências dermatológicas).
AMBULATÓRIO DE HIDROTERAPIA
Responsável Técnica:
Profa. Dra. Daniele Albano Pinheiro – Fisioterapeuta – UFSCAR, Mestre em Ciências Fisiológicas – UFSCAR e Doutora em Ciências, Interunidades Bioengenharia – USP.
Destinado aos atendimentos de pacientes com alterações funcionais relacionadas principalmente aos sistemas nervoso e musculoesquelético, assim como prevenção de desequilíbrios biomecânicos. O Ambulatório de Hidroterapia da UNIFAE tem como principais indicações a melhora da flexibilidade, força, resistência, potência, e equilíbrio muscular, da coordenação motora, respiração, controle motor, equilíbrio do tônus muscular, relaxamento físico e mental, redução de edemas e facilitação da marcha. Os atendimentos são realizados após a avaliação cinesiológica-funcional do paciente, e, posteriormente, prescrição de técnicas específicas de hidroterapia ou de exercícios hidrocinesioterapêuticos com utilização de equipamentos/recursos específicos para piscina terapêutica.
AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA DESPORTIVA
Responsável Técnico:
Prof. MSc. Leonardo Duarte Picchi – Fisioterapeuta – PUC-Campinas, Consultor em Ergonomia – CN ROSSI, Perito Judicial e Assistência Jurídica – IEDUV, Especialista em Fisioterapia Desportiva – UNIMEP e Mestre em Fisioterapia – UNIMEP.
Destinado aos pacientes portadores de lesões ósteo-mioarticulares desportivas, sejam elas traumáticas ou relacionadas à over training. A prática esportiva, seja de forma amadora ou profissional, devido à competitividade, invariavelmente resulta em lesões do sistema musculoesquelético. Em virtude da complexidade dessas lesões, a fisioterapia desportiva se mostrou de grande importância para o diagnóstico e tratamento específico dos atletas. Na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAE, a fisioterapia atua na cura e reabilitação, visando o retorno precoce do atleta às suas atividades, sem que o mesmo corra risco de recidiva ou nova lesão. Para isso, contamos com diversos recursos à nossa disposição.
AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA
Responsável Técnica:
Profa. Dra. Laura Ferreira de Rezende Franco – Fisioterapeuta – PUC-Campinas, Especialista em Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher – CAISM/UNICAMP, Mestre e Doutora em Tocoginecologia – CAISM/UNICAMP, Pós-doutora pelo Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia – UNESP.
Destinado aos pacientes com câncer que necessitem de tratamento fisioterapêutico, incluindo a atenção a pacientes durante o período pré e pós-operatório e durante o período de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. O atendimento fisioterapêutico abrange as internações clínicas e cirúrgicas, a UTI, cuidados paliativos e o ambulatório. A atenção fisioterapêutica ao paciente oncológico é fundamental no pré e pós-operatório, assim como em pacientes submetidos a quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. Complicações musculoesqueléticas e articulares, vasculares e linfáticas, gastrointestinais, cicatriciais e sensitivas são frequentes nesses pacientes.
A atuação inclui ainda o serviço de cuidados paliativos, que proporciona ao paciente uma vida tão ativa quanto possível, auxiliando no controle dos sintomas da terminalidade, com foco na qualidade de vida até o momento final. O Ambulatório de Fisioterapia Oncológica utiliza a gameterapia para o tratamento das pacientes, que consiste em exercícios realizados com o auxílio de videogame Nintendo® WII e X-Box®360 Kinect, com o objetivo de promover a restauração da função perdida, além de levar o indivíduo a interagir com o ambiente do jogo, contribuindo para ativação e readaptação muscular. A técnica é indicada como parte da evolução do tratamento, integrando a terapêutica de reabilitação funcional, sempre com o objetivo de reabilitar função. O Ambulatório de Oncologia da UNIFAE conta com o único Studio Escola de Pilates da região, viabilizado por meio do Projeto de pesquisa e extensão “Qualidade de vida em pacientes oncológicos”, financiado pelo CNPq (Processo 428926/2016-9).
AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA EM DISFUNÇÕES CRÂNIO-MANDIBULARES
Responsável Técnica:
Profa. Do. Vanessa Fonseca Vilas Boas – Fisioterapeuta – PUC-MG, Especialista em Fisiologia do Exercício – UNIESP-EPM, Especialista em Ortopedia e Traumatologia – IOT-HC-FMUSP, Formação em Pilates – D&D Pilates, Formação em ATM, Biomecânica Craniocervical e Fisiopatologia Temporomandibular – OCLUSIVO, Mestre em Plasticidade Muscular – USP e Doutoranda em Educação Física Adaptada – FEF/UNICAMP.
Destinado aos atendimentos de pacientes com dor orofacial aguda/crônica provenientes de disfunções crânio-mandibulares (DCM). Disfunção crânio-mandibular é uma denominação genérica das desordens dolorosas orofaciais, que envolve queixas de dor sobre a articulação temporomandibular (ATM), fadiga nos músculos da mastigação, limitação dos movimentos mandibulares, dores para a abertura e fechamento da boca e presença de ruídos articulares, sintomas muito comuns na população. A fisioterapia tem como objetivo atender o paciente no pós-operatório de cirurgia ortognática, pós-trauma de crânio e mandíbula, e cirurgias da ATM, e com isso melhorar a função, minimizar a dor muscular, melhorar a amplitude de movimento, melhorar sua postura, reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula, reduzir a inflamação, reduzir a carga na articulação temporamandibular e fortalecer o sistema músculo esquelético. Podem também ser atendidos pacientes com dores crônicas na ATM, dor na face e na região cervical, nevralgias, entre outros.
AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA GERIÁTRICA
Responsável Técnica:
Profa. Dra. Regiane Luz Carvalho – Fisioterapeuta – UFSCAR, Mestre e Doutora em Biologia Funcional e Molecular/Fisiologia com Ênfase em Neurofisiologia – UNICAMP, Pós-doutora no Departamento de Biomecânica, Medicina da Reabilitação do Aparelho Locomotor – USP, com intercâmbio na Penn State University.
Destinado aos atendimento de pacientes idosos, o Ambulatório de Fisioterapia Geriátrica da UNIFAE tem como objetivo a manutenção da qualidade de vida, atuando na prevenção, promoção e reabilitação da funcionalidade do idoso contribuindo para sua independência, autonomia e autoestima. Como consequência das principais alterações biológicas ocorridas pelo processo de envelhecimento – a diminuição da massa muscular e da densidade óssea, perda da força muscular, perda da agilidade, da coordenação motora, do equilíbrio, da mobilidade articular – os idosos ficam mais vulneráveis às quedas, que são a principal causa de complicações. Esse ambulatório inclui atendimento individual e em grupo na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAE e atendimento individual e em grupo no Lar São José, em São João da Boa Vista.
AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA DO TRABALHO
Responsável Técnica: Profa. Dra. Anita Bellotto Leme Nagib – Fisioterapeuta – UNIFEENAS, Especialista em Fisioterapia Musculoesquelética – UNAERP, Especialista em Fisioterapia do Trabalho – CBES, Mestre em Fisioterapia – UNIMEP e Doutoranda em Ciências da Cirurgia – FCM/UNICAMP.
Ambulatório de Fisioterapia do Trabalho da UNIFAE é destinado para tratamento fisioterapêutico dos colaboradores de empresas parceiras que apresentam índices elevados de afastamentos e absenteísmos, devido a problemas ósteo-mio-articulares. Através desse ambulatório, é possível acelerar o processo de reabilitação e reinserção do colaborador ao trabalho. Os acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNIFAE realizam uma parte do estágio em saúde do trabalhador na empresa “Têxtil São João”, onde têm a oportunidade de aplicar, in loco, Análises Ergonômicas do Trabalho com o intuito de sugerir mudanças ergonômicas que facilitem a realização das diversas atividades de forma confortável; Programa de Ginástica Laboral como processo de apoio à mudança no estilo de vida dos trabalhadores, proporcionando a estes oportunidades de quebra de rotina e vivências diversas de atividades que incentivem a prática contínua de exercícios físicos, com resultados diretos no combate ao sedentarismo e morbidade. Atuam ainda na Organização da SIPAT de diversas empresas, através de palestras, dinâmicas de grupos e ações de prevenção e conscientização da saúde.
STUDIO DE PILATES
Responsáveis Técnicas:
Profa. Dra. Laura Ferreira de Rezende Franco – Fisioterapeuta – PUC-Campinas, Especialista em Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher – CAISM/UNICAMP, Mestre e Doutora em Tocoginecologia – CAISM/UNICAMP, Pós-doutora pelo Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia – UNESP.
Profa. Do. Vanessa Fonseca Vilas Boas – Fisioterapeuta – PUC-MG, Especialista em Fisiologia do Exercício – UNIESP-EPM, Especialista em Ortopedia e Traumatologia – IOT-HC-FMUSP, Formação em Pilates – D&D Pilates, Formação em ATM, Biomecânica Craniocervical e Fisiopatologia Temporomandibular – OCLUSIVO, Mestre em Plasticidade Muscular – USP e Doutoranda em Educação Física Adaptada – FEF/UNICAMP.
O Studio de Pilates da UNIFAE viabilizado por meio de Projeto de pesquisa e extensão “Qualidade de vida em pacientes oncológicos”, financiado pelo CNPq (Processo 428926/2016-9), é destinado ao atendimento de mulheres em pós-operatório de câncer de mama. O método Pilates foi desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates que criou mais de 500 exercícios diferenciados que, em comum, fortalecem e alongam toda musculatura do corpo, melhoram a flexibilidade e a coordenação e proporcionam relaxamento, conscientização corporal sem contar o constante trabalho respiratório e a correção da postura.
O método apresenta muitas variações de exercícios e pode ser realizada por pessoas que buscam alguma atividade física, por indivíduos que apresentam alguma patologia em que a reabilitação é necessária, como desordens neurológicas, dores crônicas, problemas ortopédicos e distúrbios da coluna vertebral. O Pilates pode ser uma ferramenta eficaz para a reabilitação, apresentando benefícios variados, quando aplicado de acordo com seus princípios, e poucas contraindicações. A maioria das contraindicações não impede a aplicação do método, apenas exige alguns cuidados, enfatizando que o método seja individualizado. Os equipamentos que a Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAE possui, são:
- Reformer: O primeiro equipamento construído por Pilates. Caracteriza-se por ser em forma de cama e é composto por um carrinho deslizante e cinco molas, uma barra alta e baixa podem ser utilizadas em dois níveis de alavanca, cordas que são utilizadas com alças nos pés ou nas mãos.
- Cadeira (Step Chair): É um aparelho em forma de cadeira com molas de mesma intensidade, possui pedais separados para proporcionar trabalho assimétrico simultâneo.
- Cadillac: Possui duas barras de ferro fixas a um colchão, barra de trapézio, dois pares de alça de tornozelo e coxa ajustável, duas barras móveis – uma vertical e outra horizontal, e é utilizado para os exercícios aéreos.
- Barrel: É um aparelho de degraus dispostos como em um espaldar com uma meia lua fixa a frente.
FISIOTERAPIA HOSPITALAR
Responsáveis Técnicas da Fisioterapia Hospitalar UNIFAE:
Profa. Dra. Renata Cristiane Gennari Bianchi – Fisioterapeuta – PUC-Campinas, Especialista em Fisioterapia Respiratória em UTI de Adultos – UNICAMP, Mestre em Cirurgia – FCM/UNICAMP e Doutora em Fisiopatologia Cirúrgica – FCM/UNICAMP.
Profa. MSc. Rebeca Garcia Rosa Ferreira – Fisioterapeuta – UNIFAE, Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal – IAMSPE, Especialista em Fisioterapia Integrada à Saúde da Mulher – UGF, Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família – FMU, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida – UNIFAE.
Profa. MSc. Ana Julia Frazão Panzeri de Carvalho – Fisioterapeuta – PUC-Campinas, Especialista em Fisioterapia Respiratória – UNICLAR-BATATAIS, Especialista em Unidade de Terapia Intensiva – PUC-MG, Mestre em Enfermagem – UNICAMP.
Por meio de parceria com a Santa Casa de Misericórdia “Dona Carolina Malheiros, a proposta da UNIFAE consiste em ações de integração ensino-serviço multidisciplinares e integradas, no que tange às atividades de Internato Médico, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia nos estágios supervisionados em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e UTI. Os atendimentos hospitalares são realizados de forma integrada, buscando garantir o melhor atendimento ao paciente, com diversas iniciativas para discutir melhores práticas no cuidado, assim como reuniões clínicas com os grupos de profissionais, docentes e acadêmicos dos cursos de saúde da UNIFAE, garantindo excelência e segurança nos atendimentos. Assim, mediante o envolvimento e compartilhamento integrado das ações acadêmicas multidisciplinares, buscamos praticar uma assistência segura, com o cuidado focado no paciente. A proposta é que todos os docentes e acadêmicos possam compartilhar informações importantes sobre os pacientes durante os atendimentos, realizar as discussões de equipes e garantir um adequado alinhamento nas condutas.
FISIOTERAPIA EM SAÚDE PÚBLICA
Responsável Técnica: Profa. MSc. Rebeca Garcia Rosa Ferreira – Fisioterapeuta – UNIFAE, Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal – IAMSPE, Especialista em Fisioterapia Integrada à Saúde da Mulher – UGF, Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família – FMU, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida – UNIFAE.
O atendimento comunitário ocorre nas Unidades de Saúde da Família, através de convênio firmado com o município de São João da Boa Vista, desenvolvendo tanto trabalhos preventivos junto à comunidade, como curativos nas próprias unidades ou nos domicílios, destinado a pacientes com doenças cardiovasculares, respiratórias, sequelas de lesão neurológica adulto e infantil, lesões ortopédicas e lesões dermatológicas.