Laboratórios das Engenharias da UNIFAE
Com base na lei de autonomia, Art. 11 – Delib. CEE nº 08/98, os cursos de Graduação em Engenharias da UNIFAE foram criados em 2005 iniciando-se em 2006 com a implantação dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Mecânica. Em 2006, foi criado o curso de Engenharia de Computação, seguida pela implantação do curso de Engenharia Produção em 2008. O curso de Engenharia Elétrica foi criado em 2009 e em 2013 foram criados mais dois cursos, o de Engenharia de Software e a Engenharia Civil. Portanto, a UNIFAE conta, atualmente, com sete cursos nas áreas de Engenharias.
Os Laboratórios das Engenharias têm por objetivo geral disponibilizar espaço e equipamentos para o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas às disciplinas do ciclo básico e profissionalizante dos cursos de Engenharias. Bem como assistir professores e alunos no desenvolvimento de projetos de iniciação cientifica e de pesquisa.
Os prédios dos laboratórios das engenharias apresentam uma concepção que privilegia a segurança e acessibilidade conforme mostrado nas figuras que aparecem sem sequência.
A UNIFAE dispõe de treze LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA modernamente instalados, a fim e atender os alunos em diversas disciplinas. Ciente de seu compromisso com o Ensino de Qualidade e atenta a evolução tecnológica, proporciona aos alunos de Engenharia de Computação e Engenharia de Software, um laboratório dentro da Instituição para o desenvolvimento de Estágio Supervisionado por meio do LabSoft, anteriormente, Ateliê de Software. O LabSoft encontra-se em funcionamento desde março de 2012 e é supervisionado por um docente do curso.
O principal objetivo deste projeto é complementar a formação acadêmica dos alunos com conhecimentos e experiências de mercado, buscando o desenvolvimento profissional mais completo e adequado às necessidades do mercado de Tecnologia da Informação. O LabSoft proporciona aos alunos:
– Oportunidade de Estágio;
– Desenvolvimento de software para clientes reais dentro da faculdade;
– Participação em cursos e treinamentos que complementam a formação acadêmica;
– Desenvolvimento de software de maneira profissional, utilizando métodos e práticas ágeis;
– Coaching e orientação para o desenvolvimento profissional, além de demais benefícios para a vida acadêmica e profissional.