Três ex-alunos, formados em Comunicação Social na UNIFAE, assumiram posições de destaque, recentemente, em instituições importantes de São João da Boa Vista. São eles: Bruno Manson e Gabriela Uliana – ambos jornalistas – e Mateus Ferrari Ananias – publicitário.
Dos mais antigos na profissão, Bruno formou em Jornalismo no ano de 2005 – hoje está com 40 anos. Ele trabalhava no jornal O Municipio quando recebeu o convite da prefeita Teresinha para assumir a diretoria do Departamento de Comunicação da Prefeitura. “Conversamos sobre os principais desafios do setor, principalmente nesta era das redes sociais. Como já tenho uma experiência de longa data em jornal impresso, uma vez que trabalho neste ramo desde 2004, e também já atuei na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vargem Grande do Sul, avaliei o convite da prefeita como uma grande oportunidade profissional”, disse.
O jornalista afirma que assumir o posto de diretor do Departamento é uma grande responsabilidade. “Este é um órgão extremamente estratégico e vital para a administração municipal. A comunicação tem evoluído diariamente e a maneira de se levar as informações ao público também. Levando-se em conta esse cenário, em uma avaliação pessoal, considero este como o maior desafio profissional que tive ao longo de minha carreira”, destacou Bruno.
Além da graduação, o profissional também fez pós-graduação em Comunicação Pública e Empresarial no Centro Universitário. Na sua opinião, “o alicerce para tudo. Foi graças a minha formação profissional que tive a chance de atuar em jornais impressos, sites de notícias e assessorias de imprensa, bem como a ter meus próprios empreendimentos na área de comunicação. Tudo serviu para me ajudar a amadurecer profissionalmente”, concluiu.
ACE SÃO JOÃO – Mateus, com 38 anos hoje, é funcionário de carreira da Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista há 17 anos. Na semana passada, assumiu a gerência administrativa da instituição. “Comecei como estagiário, cuidei da gestão do Departamento de Comunicação e surgiu a possibilidade de assumir essa nova função. É uma honra coordenar uma equipe de 14 colaboradores numa instituição centenária. Será um grande prazer”, explicou.
O profissional de Publicidade e Propaganda formou-se na UNIFAE em 2008. Apesar de estar mudando de ares, Mateus acredita que pode trazer uma nova visão para o setor. “Será uma visão administrativa voltada mais para as relações institucionais, em especial com a imprensa e demais entidades”, garantiu.
Apesar de ter ficado inativa até 1943, a Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista foi fundada em 1 de janeiro de 1911, sob o nome de Associação Comercial e Industrial. Seu objetivo principal é representar o comércio e indústria do município.
ROTARY CLUB – Formada em Jornalismo na UNIFAE em 2015, Gabriela é a primeira mulher, em 84 anos, a assumir a presidência do Rotary Club de São João da Boa Vista. O convite veio há dois anos, segundo ela. “No nosso clube ninguém se candidata. Os presidentes anteriores se juntam e apontam um nome que acreditam ser bom para o cargo. Já tinha cinco anos de trabalho pelo Rotary e aceitei o desafio para um desenvolvimento pessoal e pela oportunidade de continuar o trabalho com a nossa comunidade”, ressaltou.
Para a jornalista, hoje com 32 anos, a principal importância em assumir este novo posto é o de mostrar que o Rotary sanjoanense está evoluindo, assim como a sociedade. “Alguns clubes ainda têm resistência com a participação de mulheres, mas o RC de São João não tem. Nunca houve resistência quanto à minha presença desde que entrei para o quadro associativo”.
Gabriela destaca que sua principal meta é continuar o bom trabalho que o clube faz há tanto tempo, mas com muitos planos de projetos novos e eventos, sempre pensando no desenvolvimento da comunidade. Quanto a graduação, garante que foi muito importante para toda sua vida. “No caso deste cargo, será de grande valia na parte de divulgação dos nossos projetos e também para me expressar nas reuniões”, comentou.
O Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, Reitor da UNIFAE, recebeu a notícia destes profissionais com muita alegria, e reforçou a importância do Centro Universitário na formação profissional. “Fico feliz em saber das histórias de nossos egressos e ver que estão trilhando um caminho de sucesso nas profissões que escolheram. Esse é nosso intuito como educadores, colocar pessoas prontas nos mais diversos cenários, formando cidadãos de bem e grandes profissionais”, exaltou.