A Vice-Reitora e Pró-Reitora de Extensão da UNIFAE, Profa. Dra. Anita Bellotto Leme Nagib, e a coordenadora de programas e projetos da Proex, Profa. Dra. Thamiris Cirelli, participaram de dois grandes eventos ligados a extensão universitária, nas últimas semanas.
“Nosso trabalho de extensão na UNIFAE é muito forte. Estamos sempre preocupados que nosso aluno e professor vivenciem essas ações em sua essência. Participar desses eventos nacionais é de grande importância para que possamos evoluir neste quesito, aliado ao ensino e a pesquisa”, declarou Anita.
Nos dias 2 e 3 de abril, as professoras participaram do I Seminário Nacional sobre Formação em Saúde e a Curricularização da Extensão: desafios e perspectivas para o SUS, em Brasília-DF. Anita também representou a Abruem – Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, como integrante da Câmara de Extensão.
Promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), o encontro contou com a participação de cerca de 300 representantes de instituições de Ensino Superior de todo o país.
O evento promoveu reflexões sobre as necessidades de formação para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a curricularização da extensão como oportunidade de avanços na produção de novos saberes e práticas que contribuam para a consolidação da rede pública de saúde no contexto nacional.
Participaram do seminário pró-reitores de extensão e diretores dos centros de ciências da saúde e/ou representantes dos departamentos de saúde coletiva das universidades públicas federais, estaduais e municipais do país.
NOVO ENCONTRO – Já entre quinta-feira (11 de abril) e sábado (13), a Universidade de Taubaté-SP recebeu o 4º Encontro de Extensão da Abruem, com o tema: “A capilaridade da extensão universitária e o papel das universidades estaduais e municipais”.
A iniciativa também partiu da Câmara de Extensão, que reúne, semestralmente, pró-reitores de extensão de cerca de 40 universidades municipais e estaduais para promover discussões sobre a extensão universitária no Brasil. O objetivo é buscar um maior reconhecimento das ações desenvolvidas por essas instituições de ensino superior.
A Pró-Reitora de Extensão da UNIFAE participou da mesa “A extensão na pós-graduação”. “Os programas das universidades precisam estar preparados para formar não apenas pesquisadores, mas também professores extensionistas engajados com a comunidade e comprometidos com a missão social das instituições de ensino”, destacou Anita.
Mais temas foram destaques no Encontro, como “Diretrizes da extensão para a educação superior brasileira e o seu panorama atual” e “O papel da extensão universitária na agenda 2030 e os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS)”, entre outros.
Para o Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, a extensão tem papel fundamental na evolução dos alunos como futuros profissionais. “Investimos muito nessa área, pois sabemos o quão importante é a humanização, o saber lidar com a sociedade. Uma busca constante por pessoas e trabalhadores melhores para nossa comunidade local e regional”, completou.