O curso

Este curso se propõe a formar, em nível de especialização, profissionais capazes de absorver conhecimentos alinhados à Neurociência e Educação, visando o aprimoramento das práticas educacionais e seus contextos, englobando aspectos fundamentais do comportamento humano, suas relações e aprendizagens mais complexas. O objetivo principal está em oportunizar o aprendizado do aluno nos conhecimentos neurocientíficos e educacionais, promovendo a compreensão sobre os mecanismos neuronais referentes ao ensino e a aprendizagem.  Por meio dos módulos, os alunos terão oportunidades de vivenciar e se desenvolver no uso dos conhecimentos de como o cérebro aprende, se desenvolve, reage aos diversos estímulos, oportuniza o desencadear dos comportamentos relacionais e sociais no contexto educacional, dentre outros, potencializando o trabalho de educadores impactando o desenvolvimento do aluno protagonista e de sua aprendizagem.

Mercado

Para além de uma educação formal, igualitária e transmissiva, o cenário educacional atual procura por profissionais capazes de entender e propor soluções que envolvam o processo de ensino e aprendizagem. Conhecer os mecanismos neurocognitivos, as sensações, as emoções, a memória, as dificuldades e transtornos neurológicos e de aprendizagem, bem como as intervenções pedagógicas, faz com que a ação educacional seja intencional.  Diálogos entre neurociência e educação contribuem para o sucesso de estratégias pedagógicas, uma vez que o educador passa a entender o como o cérebro aprende e passa a atuar diretamente nas demandas emergentes.

Principais áreas de atuação

  • Docentes da educação básica e ensino superior
  • Gestores Educacionais
  • Demais Educadores de escolas públicas e privadas
  • Profissionais que trabalham com desenvolvimento humano
  • Psicólogos, fonoaudiólogos e demais profissionais da saúde

Vantagens do Curso

Homologia dos processos

Estratégias formativas envolvendo a prática

Transformar e inovas suas práticas

Conhecimentos apoiados na interação dialogada

Formação de uma rede entre educadores

Informações gerais

436 horas (12 meses)

O movimento acontece através de aulas remotas e encontros presenciais (com transmissão concomitante aos alunos impossibilitados pela localização ou demais necessidades). Não é um curso EAD com aulas gravadas e sim com um movimento síncrono e assíncrono, mediado por tecnologia, através de atividades minimamente planejadas para execução durante o período da aula.

O processo seletivo será realizado mediante inscrição, análise curricular e entrevista com a coordenação.

Dentro da perspectiva de entender o como o cérebro aprende e consequente promoção de uma aprendizagem intencional, o curso profissionaliza agentes da área educação e da saúde, atendendo assim aos desafios atuais do processo de ensino e aprendizagem. O egresso deste curso estará apto, ao final, a ser um agente transformador e autotransformador mediante ações provocativas do sistema neurológico.

O processo de ensino e aprendizagem atende o aluno em três momentos de construção e transformação do conhecimento. São eles o estudo individualizado, onde o estudante tenha ao seu alcance fontes bibliográficas digitais para pesquisar com autonomia e conforme seu ritmo de aprendizagem. Outro movimento metodológico está associado ao estudo mediado, o estudante terá oportunidades de interações e mediações com seus docentes e tutores que auxiliaram no processo de aprendizagem com trocas síncronas e assíncronas. E o terceiro movimento é o estudo colaborativo, que permite a troca constante entre estudantes, docentes e tutores potencializando a aprendizagem a partir de recursos de interação e socialização de conhecimentos construídos nos módulos. A premissa central do curso não está centrada somente no material ou docente, mas sim tornando o estudante protagonista da sua aprendizagem, na construção coletiva e significativa do conhecimento.

Claudia Flora Degrava – Mestre

E-mail: [email protected]

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6375394479271850