O curso

Este curso se propõe a formar, em nível de especialização, educadores profissionais no uso de Metodologias Ativas, promotoras de uma aprendizagem efetiva, frente a construção da autogestão do conhecimento. O objetivo principal está no planejamento e desenvolvimento de aulas com clara reflexão sobre a valorização dos papeis dos atores do processo educacional: professores e alunos. Através das disciplinas, os alunos terão oportunidades de vivenciar e se desenvolver no uso das tecnologias, da Cultura Maker, trabalho em grupo, STEAM, PBL, dentre outras, potencializando o trabalho de educadores e impactando o desenvolvimento do aluno protagonista de sua aprendizagem.

Mercado

Certos de que o cenário brasileiro busca por educadores profissionais no uso e criação de Metodologias Ativas promotoras de uma aprendizagem efetiva, frente a construção da autogestão do conhecimento, há necessidade de se aprender, e por que não aprender fazendo? Educadores empoderados, através de conhecimento sólido e seguro, que atuam no planejamento e na execução de práticas pedagógicas exitosas, têm potencial para transformar o seu entorno. Saber personalizar, trocar experiências, se constituir ora como liderança, ora como par, através de estratégias formativas inovadoras, fará grande diferença na profissionalização do docente, preparando-o para enfrentar as demandas do século XXI. Pesquisadores da própria prática e criadores de soluções, também é uma necessidade da área educacional atual.

Principais áreas de atuação

  • Docentes da educação básica e ensino superior
  • Gestores Educacionais
  • Demais Educadores de escolas públicas e privadas
  • Profissionais que tenham interesse em discutir sobre inovação em sala de aula
  • Profissionais que trabalham com formação de pessoas em todos os cenários

Vantagens do Curso

Métodos ativos de aprendizagem

Métodos ativos de aprendizagem

Ensino personalizado de acordo com o grupo

Homologia dos processos

Homologia dos processos

Informações gerais

O processo seletivo será realizado mediante inscrição, análise curricular e entrevista com a coordenação.

O movimento acontece através de aulas remotas e encontros presenciais (com transmissão concomitante aos alunos impossibilitados pela localização ou demais necessidades). Não é um curso EAD com aulas gravadas e sim com um movimento síncrono e assíncrono, mediado por tecnologia, através de atividades minimamente planejadas para execução durante o período da aula.

O curso proporcionará ao egresso um conhecimento sólido e seguro para o planejamento e a execução de práticas pedagógicas exitosas, através de métodos ativos de aprendizagem. E para além, através de atividades mão na massa, o concluinte terá consciência e fortalecimento do seu papel de agente transformador do cenário educacional e não transmissor de conhecimento, conseguindo selecionar a melhor estratégia metodológica e aplica-la.

O processo de ensino e aprendizagem atende o aluno em três momentos de construção e transformação do conhecimento. São eles o estudo individualizado, onde o estudante tenha ao seu alcance fontes bibliográficas digitais para pesquisar com autonomia e conforme seu ritmo de aprendizagem. Outro movimento metodológico está associado ao estudo mediado, o estudante terá oportunidades de interações e mediações com seus docentes e tutores que auxiliaram no processo de aprendizagem com trocas síncronas e assíncronas. E o terceiro movimento é o estudo colaborativo, que permite a troca constante entre estudantes, docentes e tutores potencializando a aprendizagem a partir de recursos de interação e socialização de conhecimentos construídos nos módulos. A premissa central do curso não está centrada somente no material ou docente, mas sim tornando o estudante protagonista da sua aprendizagem, na construção coletiva e significativa do conhecimento.

Claudia Flora Degrava – Mestre

E-mail: [email protected]

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6375394479271850