UNIFAE na atribuição dos seus gestores reforça seu compromisso político e ético com a educação como direito de todos e tem se estruturado para inserção da educação inclusiva planejando e promovendo mudanças como a implementação do Comitê de Acessibilidade em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e o Decreto de Acessibilidade DECRETO Nº 9.405, DE 11 DE JUNHO DE 2018.

Em 2014, a UNIFAE, de acordo com a PORTARIA No. 81, 20 de maio de 2014, nomeou os Membros do Comitê de Acessibilidade que elaborou um Plano Geral de Acessibilidade:

  1. Plano de acessibilidade e mobilidade;
  2. Plano de gerenciamento dos riscos e barreiras de acessibilidade e mobilidade;
  3. Plano de eliminação de barreiras arquitetônicas;
  4. Plano de eliminação de barreiras atitudinais

 

PLANO DE ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS ARQUITETÔNICAS

Foi realizado o levantamento de todas as barreiras arquitetônicas existentes no Campus. O mapa de riscos e barreiras foi traçado. Foi implementado um projeto arquitetônico atendendo os princípios do desenho universal.

Hoje o campus atende as normas da ABNT 9050/2020.

1 – Os imóveis do Campus estão munidos de piso tátil para deficientes visuais.;

2 – Há vagas de estacionamento demarcadas para deficientes com rampa e corrimão de acesso ao prédio central;

3 – Elevador com acesso para os 3 andares do prédio central;

4 – Os demais prédios possuem rampas de acesso;

5 – Corrimão em toda extensão das escadas;

6 – Banheiros adaptados;

7 – Portas com espaço suficiente que permitem o acesso de cadeiras e rodas;

8 – Colocação de barras de apoio nas paredes dos banheiros;

9 – Instalação de lavabos, bebedouros em altura acessível aos usuários de cadeira de rodas;

10 – Rampas leves de desnível para acesso ao pátio e biblioteca;

11 – Elevador de acesso do pátio para os laboratórios de simulação;

12 – Todas as salas assim como o auditório receberam demarcação de locais para posicionamento de cadeira de rodas.

 

PLANO DE ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS PARA ACESSO AO CURSO (VESTIBULAR)

No edital do vestibular o inscrito pode expressar as necessidades e recursos que serão necessários para realização da prova.

No momento do exame vestibular, quando necessário, salas especiais serão adequadas para cada tipo de deficiência.

 

PLANO DE ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS ATITUDINAIS

Em 2020 a nova gestão assume o Comitê de Acessibilidade e amplia o seu escopo de ação agora para o enfrentamento das barreiras atitudinais.

Formula estratégias para vencer a acessibilidade de comunicação, pedagógica e instrumental como a implantação do programa de atendimento educacional especializado.

Dentre as atribuições do comitê está prevista a assessoria não só aos alunos mas também aos professores na adaptação de materiais didáticos, planejamento para aquisição ou desenvolvimento de materiais de tecnologia assistiva.

Auxiliarão no planejamento de tutorias vinculadas a monitorias que possam ser oferecidas para estudantes com deficiência quando dificuldades forem observadas pelos professores.

Mantém diálogo com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São João da Boa Vista tendo um professor do comitê como conselheiro eleito.  2019, 2020, 2020, 2021.

 

CONTATO: [email protected].

 

Professores responsáveis:
Cláudia Flora Degrava
Mônica Cristina Paulo Andrade
Nayara Vicari Baracho de Biasi
Regiane Luz Carvalho
Betânia Alves Veiga Dell’Agli