Discutindo os novos tempos do ensino superior municipal, a UNIFAE marcou presença no 14º Encontro Educacional da AIMES-SP (Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo). O evento ocorreu nesta quinta e sexta-feira (dias 15 e 16 de junho), na Universidade de Taubaté (UNITAU), com a presença do Reitor da instituição sanjoanense, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira.
A ação contou com dirigentes das 20 instituições associadas e de outras municipais do Brasil, além da participação de autoridades do poder público municipal, estadual e nacional, entre eles o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal, Geraldo Alckmin.
“Foi uma grande oportunidade para buscar conhecimento e experiências do que vem ocorrendo em nosso Estado. É sempre importante para a UNIFAE estar neste meio e agregar valores àquilo que já implementamos por aqui. Com certeza nosso Centro Universitário está conquistando muita evolução com esses novos tempos”, declarou Marco Aurélio.
O encontro da AIMES-SP teve como objetivo fomentar a reflexão e o diálogo entre reitores e autoridades em torno dos novos conceitos e demandas no âmbito do Ensino Superior, visando o desenvolvimento sustentável e permanente, além de facilitar o acesso da comunidade ao ensino superior.
A Reitora da UNITAU e vice-presidente da AIMES-SP, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, destacou a importância do evento. “A Associação reúne grandes instituições, tradicionais e muito respeitadas em suas regiões de atuação. Juntas, podemos trocar experiências e ganhar mais representatividade e força para articular políticas de incentivo ao Ensino Superior”, afirmou a Reitora.
TEMAS – Na abertura do Encontro, na manhã de quinta-feira, lideranças educacionais falaram sobre “Políticas de acesso ao Ensino Superior no Brasil”, com a participação de: Eliana Martorano Amaral, presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação; Nara Lucia Perondi Fortes, reitora anfitriã e vice-presidente da AIMES-SP; Antônio Henrique Habib, presidente da ANIMES – Associação Nacional de Instituições Municipais de Ensino Superior; e Eduardo Vella, diretor executivo da Fundação Educacional do Município de Assis e presidente da AIMES-SP.
Outras pautas discutidas foram: “Desafios e possibilidades da nova lei de licitações”, com Eugenio Pereira de Lima, procurador do Tribunal de Contas do Estado; “Educação a Distância – Um caminho sem volta para as instituições municipais”, com Rita Maria Lino Tarcia, diretora administrativo financeira da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), e José Maria Silva Júnior, assessor da UNITAU; “Ensino superior pós-pandemia: tendências 2023”, com Fabio Garcia dos Reis, da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP); “Panorama do ensino superior no Brasil e o papel das universidades públicas”, com Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação); e “Captação e gestão de permanência em foco – os desafios de implantar uma cultura de marketing nas IES municipais”, com Glauson Mendes, curador do evento SADEBR, e José Felício Goussain Murade, presidente da Comissão Especial de Marketing da UNITAU.