Depois de pouco mais de um mês de arrecadações, chegou o dia de doar centenas de brinquedos para crianças de São João da Boa Vista e região, na Campanha Natal Solidário UNIFAE 2023.
A tarde de quarta-feira (12) foi especial para cinco instituições assistenciais e projetos que ficarão responsáveis pela distribuição desses presentes para as crianças que mais precisam. São elas: Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência São Francisco de Assis, Projeto Natal de Alegria, Carreata de Natal, Lar Santo Antônio e Natal Solidário dos Amigos.
Os brinquedos, entre carrinhos, bolas, bonecas, jogos de tabuleiro, entre outros, foram doados pelos estudantes do Centro Universitário. A campanha ocorre há muitos anos e sempre beneficiou inúmeras entidades da cidade e, até mesmo, regionais.
A Reitora em Exercício da UNIFAE, Profa. Dra. Anita Bellotto Leme Nagib, esteve na entrega, juntamente com a equipe da PROEX (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários), pela qual também é a responsável. Ela destacou a oportunidade de beneficiar o Natal de muitas crianças.
“Envolvemos toda a comunidade acadêmica, mas principalmente nossos alunos, que são os grandes responsáveis por essa campanha. Nós trabalhamos não só a capacitação técnica e científica dos estudantes, mas também a humanização deles. É importante que olhem para esse lado da sociedade que precisa da nossa ajuda, além de ser uma forma de devolver para a comunidade o que ela proporciona para a UNIFAE”, reforçou Anita.
INSTITUIÇÕES E PROJETOS – Uma das instituições beneficiadas foi a do Lar Santo Antonio, que foi representada, na retirada dos brinquedos, pela psicóloga Maiara Reneis – ex-aluna da UNIFAE.
“Há muitos anos a UNIFAE contribui diretamente com nossa instituição, através dessas doações. As crianças esperam o ano todo por esse momento, que é uma grande alegria. Sempre bom poder contar com essa parceria”, disse Maiara.
Já a Sônia Regina Cordeiro é uma das responsáveis do projeto Natal da Alegria, que, segundo ela, está em seu 32º ano e é a mais antiga de São João da Boa Vista. “A ideia começou com nossa mãe, em família, mas hoje temos a ajuda de muitos parceiros, como a UNIFAE”, lembrou.
Sônia contou que pretende distribuir em torno de 3000 brinquedos, todos doados. “Nós arrecadamos brinquedos novos e também usados, que restauramos, arrumamos e entregamos, além de doações em dinheiro que usamos para comprar mais presentes. A UNIFAE é muito importante nesse processo, já está conosco há 20 anos, e é mais um ‘duende’ do Natal de Alegria, como tantos outros”, conclui Sônia.