Vinte trabalhos de diversos cursos da UNIFAE foram premiados, na última terça-feira (20), no Auditório da Instituição. Eles se destacaram entre mais de 220 inscrições feitas pelos estudantes na V Jornada de Evidências Científicas, na VII Jornada de Iniciação Científica e na III Mostra de Jogos de Engenharia de Software.
O número de participações foi recorde desde que esses eventos tiveram suas primeiras edições. As apresentações ocorreram no dia 31 de maio, em diversas salas da UNIFAE, com grande parte do corpo docente participando como banca avaliadora.
“Nós recebemos um recorde de inscrições neste ano e isso mostra como nossos alunos e professores estão valorizando e fazendo pesquisa, pensando nela como uma possibilidade para suas carreiras”, relatou a Profa. Dra. Laura Rezende, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.
O evento contou com a presença de toda a Reitoria da UNIFAE, comandada pelo Reitor, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, além de professores ligados à Propeq – Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, sob a direção da Profa. Laura.
“Desde que assumimos a UNIFAE, nossa reitoria tem apoiado a pesquisa e a iniciação científica. São dezenas de alunos que recebem bolsas para trabalhar nesses estudos. Estamos buscando aumentar essas bolsas, pois acreditamos na importância que os resultados conquistados nesses projetos são importantes para a sociedade”, comentou o Reitor Marco Aurélio.
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL – Antes da premiação, a UNIFAE fez uma menção honrosa aos ex-alunos Diego de Deus e Edvaldo Gonçalves, do curso de Jornalismo, que tiveram o projeto de pesquisa em TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) deles premiado na Expocom Sudeste, um dos mais importantes eventos do Brasil na área de comunicação.
Com a conquista, eles representarão a região na final nacional, no mês de setembro, além de terem sido convidados para apresentar o trabalho em Portugal. Edvaldo esteve na UNIFAE para receber a homenagem, enquanto que Diego participou on-line direto de Belo Horizonte-MG, onde está fazendo o Mestrado.
O documentário “Democracia da Desinformação”, sob a orientação do Prof. Dr. José Dias Paschoal Neto, ganhou o primeiro lugar na categoria “Documentário jornalístico e grande reportagem para televisão”. A premiação aconteceu na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói-RJ, de 1 a 3 de junho.
A produção discute os riscos que a democracia corre frente o fenômeno da desinformação, a partir das conhecidas notícias falsas, no contexto das eleições gerais de 2022. Participam da produção pesquisadores e professores reconhecidos no cenário nacional, além de jornalistas de verificação de fatos e representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que se dedicam ao combate institucional da desinformação no país.