O recém-formado na turma cinco de Medicina da UNIFAE, Guilherme Nascimento, esteve em Berlim (Alemanha), no mês de novembro, participando do EADV (European Academy of Dermatology and Venereology – em português, Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia), o maior congresso de Dermatologia da Europa.
O encontro aborda atualizações das principais doenças dermatológicas do mundo, como a psoríase e seus tipos (dermatite atópica, vitiligo, doenças bolhosas, alopécias, acne, complicações estéticas, entre outras). “Desde 2018 submeto vários casos clínicos no EADV por meio de meus orientadores, que sempre vão ao congresso. São cinco anos levando a Medicina UNIFAE para a Europa”, lembra o médico.
Neste ano, uma carta do Guilherme foi aprovada pela academia, ganhando uma bolsa como acadêmico para participar do congresso pela segunda vez. Ele esteve por lá numa integração com a Liga Acadêmica de Dermatologia da UNIFAE (LIAD UNIFAE).
“Ao todo, foram cinco casos clínicos que levamos e tive a honra de discuti-los com acadêmicos, residentes e chefes de Dermatologia de outros países. Foi uma experiência gigantesca ter essa troca de conhecimentos, pois o Brasil tem muitas manifestações dermatológicas que não são tão comuns em diversas regiões do mundo. Sempre estão interessados em aprender conosco. Além dos trabalhos, ter a oportunidade de assistir aulas ao vivo, de grandes especialistas de renome mundial, foi uma sensação ímpar”, comenta.
Guilherme conclui que suas melhores conquistas e oportunidades que teve vieram da educação. “A educação e fazer o bem na vida do próximo fazem muita diferença e muda a vida de qualquer um, assim como tem mudado a minha. Sigo surpreso, confiante, insistente, orgulhoso, feliz, realizado, amando muito tudo isso e, acima de tudo, muito grato por todos que me ajudaram a conquistar isso, principalmente aos meus orientadores que me guiaram até aqui. Muitas novas portas se abriram com tanta oportunidade de network e estou muito feliz por nunca desistir. Essa viagem é mais que uma vitória acadêmica”, finaliza o mais novo médico formado pela UNIFAE.
