Quando vemos uma máquina ou ferramenta, muitas vezes nem imaginamos os processos que envolvem sua concepção, produção e operação.
Por trás de tudo isso, está o engenheiro mecânico, profissional que utiliza os recursos e as novas tecnologias com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população. No desempenho da sua função – seja na Indústria automobilística, aeronáutica, metalúrgica ou petroquímica – é responsável pelo projeto, análise, teste e fabricação de produtos que são usados em todas as atividades da sociedade moderna.
O curso de Engenharia Mecânica da UNIFAE é o único da região e prepara o profissional para desempenhar com competência as atividades referentes a processos mecânicos e eletromecânicos, veículos automotores, sistemas de produção, sistemas de qualidade industrial, sistemas de refrigeração e de ar condicionado, sem deixar de lado as questões ambientais e de eficiência energética.
“O primeiro diferencial que destaco é nosso corpo docente, composto por profissionais que vestem a camisa e têm amor grande amor pelo o que fazem, todos competentes e engajados. Muitos deles trabalham na indústria e ministram aulas, outros são exclusivos da Instituição, com pós-doutorado em diversas áreas da Mecânica.”, enfatiza Carlos Eduardo Felix Correia, coordenador do curso. “Um segundo destaque é a parceria que conseguimos com empresas, indústrias e o Centro de Tecnologia de São João da Boa Vista. Também estamos investindo fortemente na área de pesquisa, obtendo excelentes resultados com o PAIC – Projeto de Apoio à Iniciação Científica.”
O CETEP – Centro de Engenharia, Tecnologia e Pesquisa – é o principal laboratório onde os alunos vivenciam o aprendizado da sala de aula e entram em contato com máquinas modernas e equipamentos essenciais que vão encontrar no mercado de trabalho.
“Diversos estudantes já estão trabalhando na área e alguns deles são monitores de nossos laboratórios. Os estágios estão em alta e muitas empresas da região nos procuram em função da qualidade do nosso curso. No momento estamos firmando parceria com uma empresa multinacional que vai oferecer bolsas de estudos para alunos que vencerem concursos de pesquisa. Por outro lado, nossos egressos têm se destacado no mercado de trabalho e pesquisa acadêmica, o que nos enche de orgulho e demonstra que estamos no caminho certo.”, conclui Carlos Eduardo.