As atividades vão ocorrer dentro das instalações do 13° Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Pirassununga-SP / Foto: 2ª Divisão do Exército

UNIFAE É ESCOLHIDA PARA TREINAMENTO OFICIAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Alunos da UNIFAE farão parte do maior e mais complexo adestramento avançado do Exército Brasileiro – o Exercício Agulhas Negras 2019, entre os dias 20 e 29 de novembro. A Instituição também será uma das bases operacionais para a realização de reuniões técnicas da 2ª Divisão de Exército.

 

O objetivo do treinamento é manter o estado de prontidão em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.

 

Esta é a 23ª edição do Exercício Agulhas Negras, que contará com a participação de 3,5 mil militares de mais de 30 unidades do Exército, que estarão nas ruas das cidades escolhidas para fins de treinamento.

 

Exercício aos alunos – Estudantes do sexto período de Jornalismo da UNIFAE participarão de dois dias de atividades (23 e 24 de novembro), denominado Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM). As atividades vão ocorrer em Pirassununga-SP, dentro das instalações do 13° Regimento de Cavalaria Mecanizado.

 

Antes disso, na quarta-feira (20), no período da tarde, haverá um treinamento oficial no Auditório da Instituição. Os estudantes passarão por instruções como alimentação em campanha, primeiros socorros, progressão junto à tropa em ambiente de conflito, sendo todas as atividades simuladas.

 

Os alunos da UNIFAE vão dormir em acampamento militar com materiais logísticos cedidos pelo Exército, além de participar, na manhã do dia 24, de uma coletiva de imprensa simulada em situação de crise para o Exército. O objetivo da 2ª Divisão de Exército é adestrar seus oficiais porta-vozes para uma situação de crise e aproximar a Força Terrestre dos futuros formadores de opinião.

 

Os alunos participarão de uma coletiva de imprensa simulada em situação de crise para o Exército/ Foto: 2ª Divisão do Exército

 

2ª Divisão de Exército – A 2ª DE é um Grande Comando Operativo e possui sob seu comando mais de 9 mil militares adestrados e capacitados para cumprir ações de Defesa da Pátria, de garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem e ações subsidiárias. Contingentes da 2ª DE também participam de missões internacionais de paz.

 

O Exercício Agulhas Negras é um adestramento previsto no Plano de Instrução Militar do Exército Brasileiro e a realização do treinamento não está vinculada a nenhum contexto de emprego real e recente das Forças Armadas. Além disso, o exercício em questão não acarretará danos ao patrimônio e ao meio ambiente.