I CONGRESSO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS MÉDICAS

(I CACIM)

Perspectivas da Formação no Mundo Globalizado

 

 

Edital para submissão de trabalhos científicos para o

III Prêmio Manuel de Almeida Cabral e mesas redondas

 

O Centro Acadêmico Manuel de Almeida Cabral (CAMAC), juntamente com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, torna público o presente Edital para submissão de trabalhos científicos a serem apresentados no 1o Congresso Acadêmico de Ciências Médicas da UNIFAE, mediante as seguintes disposições:

 

 

  1. DISPOSIÇÕES INICIAIS:

 

  • Poderão concorrer ao III Prêmio Manuel de Almeida Cabral exclusivamente trabalhos originais de graduandos, pós-graduandos e professores da UNIFAE e de outras instituições de ensino.
  • O evento será realizado entre os dias 20/09 a 23/09/2017, no Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino e tem por objetivo fomentar e aprimorar a produção científica por meio do debate em torno de temas inovadores das diferentes áreas de conhecimento que possuam relação com as ciências médicas.
  • A apresentação de trabalhos científicos no formato pôster ou apresentação oral acontecerá simultaneamente no dia 21/09 a partir das 18h. A premiação dos melhores trabalhos em cada categoria ocorrerá no domingo, 23/09, às 9h da manhã.
  • O Congresso está estruturado em 4 vertentes básicas: palestras/conferências, oficinas/workshops, atividades de sensibilização e exposição de trabalhos científicos.
  • A exposição dos trabalhos científicos se dará conforme regras a seguir:

 

 

  1. INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

 

  • O tema do III prêmio MAC, consiste em “ATUALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS”. Todos os resumos enviados deverão adequar-se à temática, caso contrário, estarão automaticamente desclassificados.
  • Qualquer resumo que tiver sido apresentado em eventos anteriores estará automaticamente desclassificado.
  • Para a apresentação de trabalhos científicos, o autor deve escolher se este pertencerá à categoria de “pôster” ou “apresentação oral” no momento da inscrição;
  • Os trabalhos submetidos à categoria “pôster” ou “apresentação oral” poderão ser revisões simples, revisões sistemáticas, metanálises, relatos de caso clínico, estudos transversais, estudos longitudinais ou pesquisas clínicas.
  • Independente a categoria, pôster ou apresentação oral, o trabalho deverá se enquadrar em uma destas três grandes áreas, especificadas durante a inscrição do trabalho, e que serão premiadas:
  1. Áreas Médicas: clínica, cirurgia ou medicina experimental
  2. Prevenção, Promoção e Reabilitação em Saúde
  3. Políticas Públicas, Ambiente e Sociedade
    • Os resumos serão categorizados e avaliados pelo método double blind review, através do julgamento dos membros de uma Comissão para Correção de Trabalhos Científicos (ad hoc), composta por doutores da área da saúde. A seleção dos resumos iniciar-se-á por uma avaliação para filtragem de trabalhos, segundo os critérios de formatação, especificados mais adiante, e adequação ao tema, e posteriormente pela avaliação do conteúdo do resumo, realizada pelos respectivos profissionais da área, preservando o anonimato. Terão por critérios de seleção:
  4. Relevância e precisão técnico-científica do conteúdo apresentado;
  5. Caráter crítico da proposta de intervenção levantada pelo trabalho;
  6. Correlação com a respectiva área de conhecimento na qual o trabalho fora inscrito;
  7. Correlação com o respectivo tipo de estudo no qual o trabalho fora inscrito;
  8. Fontes bibliográficas fidedignas;
  9. Adequação às normas técnicas.
    • A aprovação do trabalho pela Comissão para Correção de Trabalhos Científicos (ad hoc) do III Prêmio MAC somente será feita mediante a confirmação do pagamento de inscrição no I CACIM.
  • O resumo deverá ser enviado até o dia 20/08/2018 impreterivelmente. Somente serão aceitos trabalhos em português ou inglês.
    • O resumo deverá ser enviado em arquivo Word para a plataforma Even3, disponibilizada no site da UNIFAE juntamente com a ficha cadastral, devendo conter como identificação do arquivo a palavra RESUMO.
    • Poderá haver extensão do prazo para envio dos resumos, dependendo do volume de trabalhos enviados; caberá à comissão organizadora a correta divulgação sobre a alteração do prazo de submissão de trabalhos científicos.
    • Alterações mínimas nos resumos poderão ser realizadas até a última semana de inscrição dos trabalhos; após este prazo, não serão mais permitidas alterações.
  • Os trabalhos devem ser compostos por no máximo 1 (um) autor e 3 (três) coautores e no mínimo 1 (um) orientador, e devem totalizar, no máximo 5 pessoas.
    • O apresentador não precisa ser o autor do trabalho, mas, necessariamente deverá ser seu coautor.
    • Serão aceitos até 2 resumos por autor e apenas 1 resumo por apresentador.
    • O responsável pelo envio do resumo deverá efetivar o pagamento do congresso até o dia 20/08/2018, caso contrário, seu trabalho será automaticamente desclassificado.
  • Após a submissão do trabalho, será enviada um e-mail de confirmação de recebimento em até 7 dias úteis.
  • O resultado dos resumos aprovados será divulgado pela plataforma Even3, e-mail [email protected] e pela página oficial do CAMAC no facebook: https://www.facebook.com/camacmedicinafae/ até o dia 15/09/2017.
  • A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, a qual não será revista.

 

 

  1. INSTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DOS RESUMOS:

 

  • Quanto ao preenchimento da ficha de inscrição, os seguintes dados serão necessários:
  1. Nome do autor, coautores e professor orientador;
  2. Nome e RA do apresentador;
  3. Título do Resumo;
  4. Grande área escolhida (ver item 2.5);
  5. Categoria de apresentação (oral ou em pôster).
    • Quanto à estruturação, o resumo deve obrigatoriamente contemplar:
  6. Título;
  7. Corpo (subdividido em introdução, objetivo, método, resultados, discussão e conclusão);
  8. Palavras-chave (mínimo de 3 palavras-chave);
  9. Referências (máximo 6) – apenas para resumo expandido (comunicação oral).
    • O corpo do resumo deve ter no máximo 500 palavras para pôster e no máximo 1.500 palavras (resumo expandido) para a comunicação oral. O resumo da mesa redonda dever ter no máximo 250 para a proposta geral e no máximo 300 palavras para cada propositor.
    • O resumo para PÔSTER não deve ser subdividido por parágrafos.
    • Poderá usar siglas desde que especificadas previamente no texto.
  • Quanto à formatação, o resumo deve apresentar:
    • Letra Times New Roman, tamanho 12;
    • Espaçamento entre linhas simples;
    • Margens superior, inferior, direita e esquerda de 2,5cm;
    • Referências de acordo com as normas da ABNT.
  • Os resumos serão avaliados segundo as especificações do item 2.6 deste edital.

 

 

  1. INSTRUÇÕES PARA RESUMOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃOS DE PÔSTER

 

  • O pôster deverá ser exposto nas condições deste edital, sendo que o apresentador será submetido à avaliação da Comissão para Correção de Trabalhos Científicos (ad hoc), que julgará o pôster, e a postura do apresentador durante sua apresentação, conforme critérios definidos neste edital e conforme outros critérios de premiação, definidos adiante.
  • Cada apresentador terá 5 minutos para a apresentação do pôster, e mais 2 minutos extras ao final da apresentação para possível debate com os examinadores.
  • A confecção dos pôsteres deverá obedecer a medida padrão de 1,20m de altura x 90cm de largura, sendo de exclusiva responsabilidade do(s) autor(s) sua confecção, impressão e transporte de entrega do pôster no dia 21/09/2018 a partir das 7:30.
    • Os pôsteres que não forem retirados no prazo descrito serão enviados para a reciclagem.
  • Deverão constar no pôster nome dos autores, nome do professor orientador, logo da liga acadêmica a ele vinculado (se vinculado), instituição aonde o trabalho foi realizado.
    • O título do pôster deve ser idêntico ao do resumo apresentado, e possuir os mesmos tópicos.
    • A letra utilizada deverá ser letra Arial ou Times New Roman. O texto deve ser legível a uma distância de pelo menos 1 metro.
  • Será conferido 1 certificado ao grupo, com o nome do autor e todos os coautores, e 1 certificado ao apresentador.
    • Os certificados serão emitidos digitalmente, pela plataforma de cadastro Even3, em até 30 dias após a apresentação.
  • Os pôsteres deverão ser plotados nas dimensões referidas acima e deverão ter nas extremidades superior e inferior um acabamento rígido e uma corda na parte superior, para fixação nos painéis de exposição.
  • Os critérios de avaliação das apresentações dos pôsteres inclui:
  1. postura;
  2. didática;
  3. oralidade;
  4. clareza da exposição frente ao texto;
  5. aparência do pôster;
  6. observância do tempo de exposição.

 

 

  1. INSTRUÇÕES PARA RESUMOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃOS ORAIS

 

  • A apresentação oral deve ser trazida ao evento em pen drive, sendo de exclusiva responsabilidade do autor a confecção da apresentação de slides segundo as normais abaixo. Esquecimento do veículo que conterá a apresentação não serão tolerados e automaticamente o apresentador estará desclassificado da competição.
  • O tempo de apresentação oral é de no máximo 10 minutos, acrescidos de 5 minutos para possíveis esclarecimentos ao Avaliador e à plateia. A cronometragem é de responsabilidade da Comissão Organizadora.
  • Deverão constar na apresentação nome dos autores, nome do professor orientador, logo da liga acadêmica a ele vinculado (se vinculado), instituição aonde o trabalho foi realizado.
    • O título deve ser idêntico ao do resumo apresentado, além de possuir os mesmos tópicos.
    • A letra da apresentação de slides é livre, desde que seja legível à distância.
  • Será conferido 1 certificado ao grupo, com o nome do autor e todos os coautores, e 1 certificado ao apresentador.
    • Os certificados serão remetidos digitalmente, pela plataforma de cadastro Even3, em até 30 dias após a apresentação.
  • Os critérios de avaliação das apresentações dos pôsteres inclui:
  1. postura;
  2. didática;
  3. oralidade;
  4. clareza da exposição frente ao texto;
  5. aparência do pôster;
  6. observância do tempo de exposição.

 

 

  1. INSTRUÇÕES PARA O DIA DO EVENTO

 

  • Com relação a apresentação de pôsteres:
    • Os pôsteres poderão ser afixados a partir das 7:30h do dia 21/09/2018; caso o pôster não seja afixado até às 17:45h deste mesmo dia, o mesmo estará automaticamente desclassificado da premiação.
    • Os pôsteres deverão ser retirados logo após o término de todas as apresentações, por volta das 20h.
    • A fixação dos pôsteres, bem como sua retirada após o evento é de total responsabilidade do apresentador do trabalho. Serão disponibilizados materiais para fixação durante o evento.
  • Com relação às apresentações orais:
    • As apresentações orais deverão ser projetadas em PowerPoint, e o apresentador deverá estar na sala selecionada segundo a categoria escolhida no momento da sua inscrição. Na semana do evento, o responsável pelo envio do trabalho receberá um e-mail com todas as informações especificadas sobre local de apresentação;
    • O apresentador de “apresentação oral” deverá estar no local informado via e-mail, impreterivelmente às 17:45, com a apresentação de slides em um pen drive, para dar início às apresentações pontualmente às 18h. O tempo de apresentação oral é de no máximo 10 minutos, acrescidos de 5 minutos para possíveis esclarecimentos ao Comitê científico e à plateia. A cronometragem é de responsabilidade da Comissão Organizadora.
  • O resultado final, com a classificação dos pôsteres e apresentações orais e evento de premiação para os melhores colocados será realizado às 9 horas do dia 23/09/2018; ao menos um membro idealizador do trabalho deve estar obrigatoriamente presente.
  • Antes de concretizar a arte do pôster/apresentação oral, revise-a com atenção. Eventuais erros ortográficos ou de formatação poderão ser descontados dependendo da rigidez do membro da Comissão Científica para Correção de Trabalhos Científicos.

 

 

  1. PREMIAÇÃO

 

  • Na categoria de apresentação de pôsteres serão premiadas cada uma das três subcategorias de áreas médicas, bem como as categorias interdisciplinares os primeiros lugares com as quantias de:
  1. R$ 200,00 (duzentos reais) ao primeiro colocado;
    • Na categoria de apresentações oral serão premiadas cada uma das três subcategorias de áreas médicas, bem como as categorias interdisciplinares os primeiros lugares com a quantia de:
  2. R$ 300,00 (trezentos reais) ao primeiro colocado.
    • Após a divulgação do resultado no facebook do CAMAC e na plataforma do evento (até 15 dias após a realização do evento), os valores das premiações serão creditados, diretamente na conta corrente fornecida pelo participante e a declaração de pagamento do prêmio será enviada por e-mail (em até 30 dias após a divulgação do resultado).
    • Em caso de coautoria o prêmio será dividido entre os coautores, que deverão enviar a ficha cadastral completa.

 

 

  1. PROPOSTA DE MESA REDONDA
    • Consiste em um mesmo tema sendo discutido por diferentes perspectivas conceituais ou aplicações práticas no campo profissional.
    • A proposta de mesa redonda deverá ser realizada por pesquisadores com titulação mínima de mestre. O endereço do lattes deve ser inserido quando da inscrição.
    • A mesa redonda deve ser composta por 03 (três) pesquisadores/professores, sendo um deles o propositor da proposta e coordenador.
    • O propositor deverá inserir o resumo da mesa redonda na plataforma Even3, mas todos os componentes deverão se inscrever e efetuar o pagamento até um dia após a comunicação do aceite (07/09/2018).
    • O resumo da mesa redonda dever ter no máximo 250 para a proposta geral e no máximo 300 palavras para cada propositor e deve conter introdução, objetivo e propostas de discussão. O resumo não deve ser subdividido por parágrafos, não usar siglas (escrever por extenso quando for o caso); não colocar referências.
    • As apresentações das mesas redondas poderão ser projetadas em PowerPoint, e os apresentadores deverão estar na sala selecionada com antecedência. Na semana do evento, o responsável pelo envio da proposta receberá um e-mail com todas as informações especificadas sobre local das apresentações.
    • Cada participante terá 15 minutos de apresentação. Deve ser reservado um tempo final para o debate e não deve ultrapassar o tempo total de 1h.

 

  1. INSCRIÇÕES EM CURSOS, WORKSHOPS E OFICINAS

 

  • Os cursos, workshops e oficinas serão oferecidos durante o evento e o participante deve se inscrever na plataforma do evento em qualquer um deles.
  • Os cursos serão gratuitos, exceto aqueles que necessitam de materiais e neste caso o valor estará discriminado no ato da inscrição.
  • Serão fornecidos certificados de participação.

 

 

 

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

  • A organização do congresso não se responsabiliza por eventuais falhas de tecnologia e dificuldades em envio de documentos por endereço eletrônico. Não serão admitidos recursos contra os resultados das avaliações dos resumos, pôsteres e dos artigos, tampouco contra o resultado da avaliação das apresentações dos pôsteres, salvo em situações excepcionais, que deverão ser apontadas ao Comitê Científico do CACIM, no prazo máximo de 48 horas, a partir do comunicado da seleção e premiação.

 

            São João da Boa Vista, 28 de junho de 2018

 

 

 

Comissão Organizadora do I CACIM: Discente Raísa Laisner Fregonezi

Presidente do CAMAC

 

 

Responsável Institucional pelo Congresso: Profa. Dra. Betânia Alves Veiga Dell’Agli

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFAE