Recomendado pela 110ª Reunião do CTC/CAPES – 27 a 31 de julho de 2009

Reconhecido e Homologado pelo CNE (Port. MEC 1045, de 18/08/2010, DOU 19/08/2010, seção 1, p.10)

 

PÚBLICO ALVO

Graduados em exatas, saúde e humanas que desejam aprofundar os conhecimentos e desenvolver pesquisa interdisciplinar com enfoque no desenvolvimento humano.

 

ESTRUTURA DO CURSO

Duração Máxima: 24 meses + 6 meses (prorrogação): 30 meses

Duração Mínima: 12 meses (em casos de aproveitamento de créditos)

Regime Acadêmico: Semestral

Disponibilidade: 20 vagas/ano

Regime de Créditos (1 crédito = 15 horas/aula):

2 Disciplinas Obrigatórias: 2 x 4 créditos = 8 créditos (120 h/a)

Colóquios de Pesquisa (Obrigatório): 3 créditos (45 h/a)

Laboratório de Pesquisa (Obrigatório): 18 créditos (270 h/a)

Disciplinas Eletivas: mínimo de 2: 2 x 3 créditos = 6 créditos (90 h/a)

Elaboração da Dissertação: 20 créditos (300 h/a)

Carga-horária total: 55 créditos (825 h/a)

Horários de aula:

Quintas: 16:00 às 22:30h

Sextas: 08:00 às 19:00h

 

LINHAS DE PESQUISA

  • Educação e Cidadania
  • Saúde e Qualidade de Vida nas Sociedades Complexas
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Educação e Cidadania
  • Ementa: Análise das mudanças educacionais relacionadas com as mudanças sociais e técnicas da sociedade contemporânea, de um ponto de vista interdisciplinar. Interação e convergência de saberes e conhecimento. Integração de políticas educacionais, sociais e públicas visando a articulação de saberes e experiências levando a ações para alcançar efeito sinérgico.
  • Saúde e Qualidade de Vida na Sociedade Contemporânea
  • Ementa: Análise da saúde no contexto da Qualidade de Vida do indivíduo e da coletividade. Saúde, Qualidade de Vida e outros conceitos relacionados: Status de Saúde, Promoção de Saúde, Prevenção de Doenças, Estilo de Vida, Salutogênese, Bem-estar, Bem-estar Objetivo, Bem-estar Subjetivo e Felicidade. Evolução histórica do conceito de Qualidade de Vida. Impactos da Globalização sobre a Saúde, a Qualidade de Vida e o Desenvolvimento Sustentável. Saúde e Qualidade de Vida nas perspectivas da Agenda 21 global, da Agenda 21 brasileira e da Carta da Terra. Indicadores, índices e instrumentos para avaliação e para gestão da Qualidade de Vida.
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Ementa: Introdução ao conceito da sustentabilidade e o tripé que a sustenta (social, econômico e ambiental). Análise e discussão da experiência nacional e do contexto regional do desenvolvimento sustentável. Relações entre a gestão voltada à sustentabilidade, em suas dimensões econômicas, sociais e ambientais e o desenvolvimento local, bem como o diálogo entre os agentes privados, públicos e organizações do terceiro setor.

 

 

DISCIPLINAS

Disciplinas Obrigatórias:

1) Epistemologia e Metodologia do Trabalho Científico

 

Carga horária: 60 horas-aula. Créditos: 4

Ementa: Fundamentos do conhecimento científico moderno. Problemas e debates sobre teoria e método na produção do conhecimento científico. Introdução à metodologia do trabalho científico, com noções das diferentes formas de conhecimento e do conhecimento científico e das normas de elaboração de trabalhos científicos.

 

2) Desenvolvimento Humano

 

Carga horária: 60 horas-aula. Créditos: 4

Ementa: Introdução ao conceito de desenvolvimento humano e suas interfaces com a educação, saúde e sustentabilidade.

 

3) Colóquios de Pesquisa

 

Carga horária: 45 horas-aula. Créditos: 3

Ementa: Elaboração do projeto de dissertação de mestrado e discussão das diferentes etapas nele implicados. Deverá constituir-se num fórum de participação conjunta dos orientadores e seus alunos, abordando os requisitos lógicos, formais e técnicos como instrumentais para compreensão da relação entre o problema de pesquisa e o processo científico, resultando na construção do projeto de pesquisa de pós-graduação (mestrado). Serão discutidos principalmente a construção interdisciplinar do conhecimento científico; marco teórico e sua importância na construção e definição da investigação científica; elaboração do projeto de pesquisa; diretrizes para a elaboração da dissertação segundo as normas da ABNT; laboratório de orientação de projetos de pesquisa; produção científica; os sistemas de avaliação e fomento da pós-graduação no Brasil.

 

4) Laboratórios de Pesquisa

 

Carga horária: 270 horas-aula. Créditos: 18

Ementa: Esta disciplina visa inserir o mestrando no universo da pesquisa por meio do estímulo à publicação científica, participação e/ou apresentação de trabalhos em encontros científicos (congressos, seminários, fóruns etc.) e frequência às qualificações e defesas de dissertação, bem como à prática docente.

 

Disciplinas Eletivas:

 

1) Fundamentos da Educação

 

Carga-horária: 45 hora-aula Crédito: 3

Ementa: Principais pensadores da educação, sua influência nas políticas públicas e sociais. Análise das controvérsias metodológicas e das condições externas geradoras dos modelos clássicos e sua interação com a sociedade contemporânea de um ponto de vista interdisciplinar.

 

2) Gestão Social e Educação

 

Carga-horária: 45 hora-aula Crédito: 3

Ementa: Análise de ações que envolvem a educação formal e não formal. Reflexão sobre a complexidade da sociedade como um todo. Historicidade, conceituação e os paradigmas contemporâneos para a apreensão da Gestão Social. Educação e reprodução das relações sociais. O planejamento nas esferas públicas e privadas das políticas sociais e educacionais. A ação do educador na gestão das organizações. Os desafios do trabalho em equipe pluri, multi e interprofissionais. As tendências e os desafios da Gestão Social e da Educação e nas suas interfaces com as políticas públicas e a democratização dos direitos sociais.

 

3) Educação, Direitos Humanos e Cidadania

 

Carga-horária: 45 hora-aula Crédito: 3

Ementa: História dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional. Documentos internacionais sobre educação e direitos humanos. Aspectos ideológicos e culturais para o exercício da cidadania. Educação, direitos humanos e formação para a cidadania. Direitos da cidadania: Legislações de apoio ao cidadão brasileiro, a Constituição Federal Brasileira e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

4) Qualidade de Vida, Bem-estar Subjetivo e Felicidade

 

Carga horária: 45 horas-aula. Créditos: 3

Ementa: Evolução do conceito de Qualidade de Vida (QV) e outros relacionados. Qualidade de Vida e Desenvolvimento Sustentável nas perspectivas da Agenda 21 global, da Agenda 21 brasileira e da Carta da Terra. Bem-estar Objetivo (BEO), Bem-estar Subjetivo (BES) e Felicidade como componentes da Qualidade de Vida. Indicadores, índices e instrumentos para avaliação e para gestão da Qualidade de Vida. Felicidade Interna Bruta (FIB) e Bem-Estar Subjetivo (BES) como novos indicadores de progresso internacional. Relatório Stiglitz-Sen-Fitoussi e Guia da OCDE para mensuração do BES. Modelos teóricos sobre BES e Felicidade na perspectiva científica da Psicologia Positiva.

 

5) Qualidade de Vida no Trabalho

 

Carga horária: 45 horas-aula. Créditos: 3

Ementa: Evolução histórica do conceito de Qualidade de Vida no Trabalho. Escolas de pensamento e modelos teóricos sobre Qualidade de Vida no Trabalho. Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho: modelos, etapas, indicadores e instrumentos. Patologias e transtornos associados à Qualidade de Vida no Trabalho. Estresse Ocupacional e Burnout. Responsabilidade Social, Ética e Cidadania Empresariais. Green Jobs e Green Economy. Programas de Qualidade de Vida no Trabalho.

 

6) Saúde e Políticas Públicas em Saúde

 

Carga-horária: 45 horas-aula. Créditos: 3

Ementa: Análise do processo saúde doença em seus aspectos históricos, em suas concepções atuais e em suas implicações para as políticas públicas em saúde coletiva. Análise do sistema de saúde em relação às suas demandas locais e regionais. Estudo sobre as relações saúde, o processo saúde-doença e a sociedade.

 

7) Gestão para Sustentabilidade

 

Carga horária: 45 horas-aula. Créditos: 3

Ementa: Conceitos que originaram o ambientalismo no mundo moderno, a partir de Thomas Malthus, passando para um momento mais contemporâneo com Rachel Carson, Ricardo Abramovay e seus desdobramento. Os limites do crescimento e desenvolvimento; conceitos de desenvolvimento sustentável aplicado às organizações – Ignacy Sachs, Relatório Brundltand, John Elkington e outros. Acordos mundiais e impactos nas organizações: Protocolo de Montreal, Tratado de Kioto, Agenda 21, Convenção da Biodiversidade, e discussão sobre as COPs do clima e seus resultados e repercussão no mundo corporativo. Normas de gestão ambiental (ISO 14000), de Saúde e Segurança (OHSAS 18000) e de RSC – Responsabilidade Social Corporativa (ISO 26000 e SA 8000). Relatórios de Sustentabilidade (GRI), indicadores de sustentabilidade empresarial, Governança Corporativa para a sustentabilidade organizacional.

 

8) Desenvolvimento local, regional e perspectivas globais

 

Carga horária: 45 horas-aula. Créditos: 3

Ementa: O conceito de desenvolvimento. O desenvolvimento local e seus aspectos. Desenvolvimento local e sustentabilidade. A relação do desenvolvimento local e as perspectivas globais.

 

9) Economia Solidária e Autogestão

 

Carga horária: 45 horas-aula. Créditos: 3

Ementa: Economia solidária: história, concepções, princípios e fundamentos. A autogestão: princípios, processos e instrumentos de tomada de decisão coletiva. Princípios que norteiam a economia solidária. O desenvolvimento da economia solidária no Brasil, perspectivas e dificuldades. Economia solidária e desigualdades; Cooperativismo e Autogestão; Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares. Economia Popular a Economia Solidária. Redes Locais e o Processo de Construção do Território. Espaço, Território e Desenvolvimento Econômico Local. Exemplos de experiências solidárias. Empreendimentos econômicos solidários (formas de organização, motivos de criação, produtos e serviços, resultados financeiros, remuneração, dificuldades e fragilidades); Entidades de Apoio e Fomento a Economia Solidária. Marco Jurídico da Economia Solidária: Lei 5764/71; Código Civil (art. 45 a 63); Legislações Estaduais; Questões Atuais. A realidade regional, as demandas, iniciativas e experiências.

 

10) Tópicos Avançados em Temas Interdisciplinares

Esta disciplina pode atender a todas as linhas de pesquisa do programa.

 

Carga horária: 45 horas-aula. Créditos: 3

EMENTA: Esta disciplina tem por objetivo promover a constante atualização dos conteúdos, trazendo tópicos especiais que estejam na ordem do dia nas discussões relativas ás áreas de pesquisa do curso. A cada semestre ficará a cargo de um professor, que oferecerá oportunidade para discussão do estado-da-arte de temas de interesse da comunidade acadêmica nas linhas e projetos de pesquisa do Programa de Mestrado. A disciplina deverá tratar temas emergentes abordados em uma perspectiva interdisciplinar.