O Laboratório Morfofuncional constitui-se num cenário de aprendizagem dirigida por roteiros construídos a partir de situações-problema das tutorias, em que ocorre a real integração das disciplinas morfológicas, fisiológicas, imagenológicas, patológicas e destas com a clínica/cirurgia, mediadas por facilitadores, tendo como finalidade:

I – Servir como suporte ao desenvolvimento curricular e extracurricular dos cursos de saúde oferecidos pela UNIFAE.

II – Facilitar o estudo e a leitura das lâminas ou imagens histológicas, citológicas e embriológicas, através de microscópios ópticos, computadores e modelos embriológicos,  dos tecidos e sistemas do corpo humano.

III – Favorecer a identificação e manuseio de exames de imagem necessários ao aprendizado integrado da medicina.

IV – Proporcionar o estudo do corpo humano através de bonecos e modelos que simulam a realidade cadavérica ou mesmo de peças anatômicas.

V – Facilitar a aprendizagem prática e morfológica das situações problemas discutidas nas tutorias e nos laboratórios de habilidades.

 

Laboratório Morfofuncional: É um local de ensino e aprendizagem que integra os conhecimentos das ciências básicas, como anatomia, histologia, patologia, fisiologia e embriologia, pré-clínicas e clínicas. Formado por ampla sala, equipadas com microscópios binoculares e trinoculares, televisores e projetores de imagens em alta definição; laminário com lâminas de histologia e de patologia, peças anatômicas naturais (formolizadas e glicerinadas) e modelos artificiais; peças patológicas naturais (formolizadas e resinadas); banco de imagens radiológicas e negatoscópio.

 

O Laboratório Morfofuncional está divido em:

I – Setor de Imagenologia;

II – Setor de Microscopia e Anatomia de Sistemas que compõem o corpo humano (locomoção, pele e partes moles, cardiovascular e respiratório, nervoso, endócrino e digestivo, ciclo de vida e reprodução, ataque e defesa, crescimento e diferenciação celular, hematológico e urinário);

III – Ambiente para estudos em dupla e em grupo;

 O Laboratório é equipado com móveis e equipamentos para estudo e investigação (cadeiras, mesas, bancadas);