O programa do laboratório de habilidades compreende o treinamento de habilidades clínicas, realização de exame físico, de procedimentos médicos, de exames laboratoriais, das técnicas de comunicação, acesso aos meios contemporâneos de informação médica e capacitação para a leitura crítica de textos médicos.

 

Neste laboratório, o estudante aprenderá a exercer uma prática médica humanística através do convívio com seres providos de peculiaridades ímpares que os qualificam não apenas como objetos de estudo, mas também sujeitos dotados de direitos, deveres, alegrias, sofrimentos, frustrações, ambições, ancestralidades e esperanças.

 

O laboratório de Habilidades Clínicas da UNIFAE é composto de 10 estações práticas. As estações práticas do Laboratório de Habilidades são compostas de bancadas/mesas, que estão permanentemente montadas com os seus respectivos materiais e manequins, onde o próprio aluno pode fazer o auto-estudo seguindo um roteiro dirigido pré-estabelecido ou acompanhado de professor/tutor de áreas específicas da medicina para ênfase em determinados procedimentos.

 

Consultório de Habilidades Médicas: É voltado para o aprendizado prático antecipatório, permitindo ao aluno aprender em ambiente seguro com seus próprios erros e experiências. É no Laboratório de Habilidades que os alunos entram em contato com mecanismos e dispositivos que só mais tarde serão utilizados com os pacientes. Dispõe de salas para aulas teórico-práticas, bonecos de simulação, softwares e material de uso médico. Cada uma das salas conta com pia, macas, negatoscópio, armários.