JOVENS APRENDEM PRÁTICAS SAUDÁVEIS DE CONSUMO CONSCIENTE

Estudantes de Ciências Contábeis da UNIFAE ensinam como planejar as finanças para ter menos estresse e mais qualidade de vida.

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no último dia 13 de setembro, revelou que o percentual de famílias brasileiras com dívidas alcançou 64,8% em agosto.

 

Oitava alta mensal consecutiva, o endividamento atingiu o maior nível desde julho de 2013, mas não é de hoje que o assunto inspira preocupação. Já em 2010, a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), criada através de Decreto Federal, propunha uma mobilização multissetorial em torno da promoção de ações de educação financeira no Brasil.

 

Foi com este espírito e, compreendendo que a educação financeira deve começar na infância, que o curso de Ciências Contábeis da UNIFAE, em São João da Boa Vista (SP), iniciou um projeto piloto orientando estudantes do último ano do ensino médio, na Escola Estadual Coronel Joaquim José.

 

 “A ideia é que os jovens se familiarizem com práticas saudáveis de consumo consciente e aprendam a lidar com as situações do cotidiano. ”, explica o Prof. Me. Luís Carlos Evaristo, coordenador do curso. “ Com este objetivo, os alunos de Ciências Contábeis, a partir do segundo ano, já participam da iniciativa e conversam com eles sobre a importância de iniciar uma poupança e as armadilhas do crédito fácil, por exemplo. A intenção é que cheguem à idade adulta mais preparados para lidar com o dinheiro, pois o endividamento, além de um grave problema social, pode desestruturar uma família ou levar o indivíduo à depressão. Com menos problemas financeiros, terão menos estresse e mais qualidade de vida. ”

 

Aprender fazendo

Além deste importante projeto, os estudantes de Ciências Contábeis da UNIFAE participam de uma série de outras atividades práticas de prestação de serviços à comunidade e empresas, sempre com a supervisão dos professores. 

 

A Empresa Júnior (FAEJ), que funcionava em uma sala de aula da UNIFAE, recentemente ganhou espaço próprio para prestar atendimento e consultoria. “A partir de ações interdisciplinares, contribuímos com projetos para o terceiro setor, micro e pequenas empresas. ”, explica André Kossar, aluno do 4° semestre de Ciências Contábeis e presidente da FAEJ.

 

Outra ação que auxilia a comunidade é o plantão anual de atendimentos para fazer a declaração do imposto de renda pessoa física. “Tradicionalmente, nos meses de março e abril, prestamos este serviço gratuito na Praça Joaquim José, no centro de São João. Este ano, para ajudar mais gente, passamos a atender também na própria UNIFAE, diariamente, de segunda a sexta-feira, das 15h às 18h. Com isso, beneficiamos um número ainda maior de contribuintes, além dos próprios estudantes, que ganharam mais experiência tanto técnica quanto no trato com as pessoas. ”, conclui Luís Evaristo.

 

VESTIBULAR UNIFAE 2020 – Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – UNIFAE, que oferece um total de 120 vagas (período noturno) para as turmas que iniciam as aulas no 1º. semestre de 2020. A prova será realizada no dia 20 de outubro de 2019, no campus da UNIFAE, na cidade de São João da Boa Vista (SP). Os interessados devem se inscrever até dia 16 de outubro, no site https://bit.ly/vestgeral.