JORNALISMO DA UNIFAE É ESCOLHIDO PARA SIMULAÇÃO COM O EXÉRCITO

Quando ocorrem conflitos e situações de guerra, o jornalista é um dos profissionais responsáveis pela busca incessante de informações. Neste final de semana (23 e 24 de novembro), estudantes do 6º. semestre de Jornalismo da UNIFAE terão a oportunidade de simular esta vivência, durante o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM), promovido pela equipe de Comunicação Social do Comando Militar do Sudeste, em Pirassununga (SP).

 

O treinamento faz parte da 23ª edição do Exercício Agulhas Negras (clique aqui e saiba mais), que conta com a participação de 3,5 mil militares de mais de 30 unidades do Exército. Para detalhar como serão as atividades, o Cel. Márcio Luiz Passos Tibério, chefe do Setor de Comunicação Social do Comando Militar do Sudeste, esteve no auditório da UNIFAE, na tarde desta quarta-feira, orientando os graduandos da Instituição.

 

“Este exercício é o coroamento de todo o ano de instrução militar da Segunda Divisão de Exército. Com este adestramento, estamos procurando trabalhar e certificar nossos oficiais de comunicação social para a função de porta voz. Dessa forma, faremos um treinamento simultâneo”, explicou o coronel.

 

Os estudantes ficaram animados com a oportunidade. “Vai ser uma baita de uma experiência. Quando veio o convite aceitei na hora, já que é uma coisa muito diferente do convencional. Participar de uma atividade como essa vai agregar muito na nossa vida profissional”, destacou Maurice Progin Pasquini.

 

Os futuros jornalistas vão dormir em acampamento militar com materiais logísticos cedidos pelo Exército, além de participar, na manhã do dia 24, de uma coletiva de imprensa simulada. O objetivo da 2ª Divisão de Exército é adestrar seus oficiais porta-vozes para uma situação de crise para o Exército e aproximar a Força Terrestre dos futuros formadores de opinião.

 

Para o reitor, Prof. Dr. Francisco Arten, é gratificante ver os alunos tão empolgados com a experiência: “A UNIFAE agradece a confiança do Exército Brasileiro na Instituição e em seus alunos e, e se sente honrada por receber este treinamento”.

Fotos