O Internato Médico Supervisionado será desenvolvido nos três níveis de Atenção à Saúde: primário, secundário e terciário.

 

Ao longo do Internato Médico Supervisionado o aluno de medicina deve ser envolvido em todos os processos do cuidado, colaborando com a promoção, prevenção e recuperação da saúde, individual ou coletiva, no local do trabalho supervisionado onde estiver inserido, com responsabilização crescente pela assistência médica, sempre sob supervisão e respeitando a primazia da segurança e cuidado do paciente.

 

O Internato Médico Supervisionado será organizado em estágios definidos a partir das grandes áreas do conhecimento médico, a saber:

  1. Quinto ano: Saúde do Adulto I (clínica), Medicina de Família e Comunidade I, Saúde da Mulher e Saúde da Criança.
  2. Sexto ano: Medicina de Família e Comunidade II, Saúde do Adulto II (cirurgia), Urgências e Emergências em Clínica e Estágio Optativo.

O Internato Médico Supervisionado será realizado nos seguintes cenários:

 

– Unidades Básicas de Saúde (UBS Dr. Paulo Emílio de Oliveira Azevedo);

– Unidades de Estratégia de Saúde da Família (USF Dr. Benedito Carlos da Rocha Westin, USF Dr. Geraldo Pradella, USF Dr. Sebastião José Rodrigues, USF Dr. Raul de Oliveira Andrade);

– Ambulatórios Médico UNIFAE;

– Centro de Apoio Psicossocial (CAPS I, CAPS AD, CAPS II e NEAP);

– Unidade de Pronto Atendimento (UPA);

– Unidade Hospitalar.

 

 

A rede hospitalar conveniadas ao curso de Medicina do UNIFAE é composta por seis hospitais: Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, SEPACO Hospital e Maternidade, Maternidade de Campinas, CONDERG Hospital Regional de Divinolândia, Irmandade do Hospital Francisco Rosas e Hospital de Caridade de Vargem Grande do Sul.

 

 
 
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DONA CAROLINA MALHEIROS

(Cogestão do UNIFAE desde 2017)

 

Localizado na cidade de São João da Boa Vista (Figura 2.49), o hospital possui 123 médicos e 449 profissionais de saúde com outra formação. Possui 161 leitos, incluindo leitos SUS e particulares, distribuídos nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Obstetrícia, Pediatria, além de leitos complementares.

 

 

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DONA CAROLINA MALHEIROS

 
 
 

SEPACO Hospital e Maternidade

 

Localizado na Vila Mariana, no município de São Paulo – SP, o Sistema Sepaco de Saúde é um hospital filantrópico, com mais de 250 leitos (enfermaria, apartamento e UTIs Adulto, Neonatal e Pediátrica), e possui um corpo clínico com sólida formação profissional em várias especialidades, sendo referência no controle de infecção hospitalar no Brasil, além de possuir modernos equipamentos para diagnósticos.

SEPACO Hospital e Maternidade

 

O SEPACO possui 250 leitos, incluindo Unidade de Internação Pediatrica;  Unidade de Internação Adulto; UTI’s Adulto; UTI’s Neonatal; UTI’s Pediátrica e Maternidade.

 
 
 

MATERNIDADE DE CAMPINAS

 

Localizada no município de Campinas – SP, a Maternidade de Campinas é uma instituição filantrópica, reconhecida de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, com 64% de seus usuários do Sistema Único de Saúde-SUS.

O Hospital, atualmente com 256 leitos, é responsável por mais de 40% dos nascimentos do município e região, sendo que destes nascimentos mais de 60% são pacientes do Sistema Único de Saúde-SUS. É o centro de referência regional em UTI Neonatal, mantendo 90% de sua capacidade com pacientes do Sistema Único de Saúde- SUS.

Participa de vários projetos na área de saúde, mantendo em suas dependências serviços especializados como:

  • Ambulatório de Gestação de Alto Risco
  • Serviço de Ultrassonografia
  • Monitorização Cardio Fetal
  • Cirurgias Ginecológicas
  • Planejamento Familiar
  • Centro de Lactação / Banco de Leite Humano

Maternidade de Campinas

 
 
 

CONDERG HOSPITAL REGIONAL DE DIVINOLÂNDIA

 

Localizado no município de Divinolândia – SP, o Hospital Regional de Divinolândia, administrado pelo Consórcio de Desenvolvimento da Região de São João da Boa Vista (CONDERG), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, atende todos os 16 municípios da região de São João da Boa Vista. O Hospital possui 186 leitos ativados, sendo 100% de atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde-SUS.

CONDERG Hospital Regional de Divinolândia

 

 
 

IRMANDADE DO HOSPITAL FRANCISCO ROSAS

 

Localizada no município de Espírito Santo do Pinhal – SP, a Irmandade do Hospital Franscisco Rosas possui 75 leitos, sendo 45 leitos SUS, atendendo nas seguintes especialidades: pediatria, maternidade, clínica médica e clínica cirúrgica.

Irmandade do Hospital Francisco Rosas

 
 
 

 

HOSPITAL DE CARIDADE DE VARGEM GRANDE DO SUL

 

Localizado no município de Vargem Grande do Sul – SP, o Hospital de Caridade de Vargem Grande do Sul possui 50 leitos, sendo 31 leitos SUS. Atende nas seguintes especialidades: clínica médica, clínica obstétrica, berçário patológico, pediatria e cirurgia geral.

 

 

Hospital de Caridade de Vargem Grande do Sul