I CONGRESSO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNIFAE (I CACIM)

Perspectivas da Formação no Mundo Globalizado

 

  1. Apresentação:

 

            A formação acadêmica em Ciências Médicas na Modernidade não se limita somente a um bom conhecimento teórico-prático, mas expande-se, dia após dia, por um caminho de incessante atualização e descoberta de novos usos de tecnologias.

            A evolução de ideias inovadoras em prol do aprimoramento científico, almeja a melhoria da saúde per se (em suas mais amplas dimensões), e tem como resultado, a transformação de todo um contexto sociocultural, se bem incentivada e aplicada, adequando-se às necessidades individuais, coletivas e ambientais.   

A proposta de realizar o I Congresso Acadêmico de Ciências Médicas (CACIM) na UNIFAE surge da necessidade dos discentes do curso de Medicina, representados pelo Centro Acadêmico Manuel de Almeida Cabral (CAMAC) e suas respectivas Ligas Acadêmicas, de consolidar o incentivo à pesquisa científica através da criação de um evento que abordasse cinco vertentes que os discentes acreditam ser fundamentais para formação de um bom profissional da área de ciências médicas: atualização médica, complementação teórica, aplicação das técnicas na prática, humanização e desenvolvimento de pesquisa científica. Tal necessidade também foi identificada em discentes do curso de Psicologia, representado pelo Centro Acadêmico de Psicologia Maurício José Cividini Mathiessen (CAPSICO).

  Dessa maneira, Medicina e Psicologia se uniram para planejar um evento que abrangeria todos esses aspectos, promovendo uma dimensão disciplinar e possibilitando o aprofundamento em áreas específicas do conhecimento, mas também o diálogo científico interdisciplinar em algumas atividades, a qual permitirá a construção de novos saberes a partir da união de discentes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento.       

As contribuições deste evento em termos de atualização profissional e diálogo científico serão significativas, principalmente no que se refere à criação de uma cultura de trocas científicas entre a UNIFAE e instituições da região. Acreditamos que seja essencial um evento desta natureza em nosso Centro Universitário.

 

  1. Modalidade de atividades

 

            O evento contará com palestras/conferências de pesquisadores renomados, mesas-redondas, workshops, cursos, atividades de sensibilização (apresentação de atividades culturais e artísticas de instituições de caridade). Também contará com apresentação de pesquisas na modalidade pôsteres/apresentação oral e oferece espaço para lançamento de livros, exposições e venda de material acadêmico, científico e técnico.

 

  1. Objetivo geral:

 

O presente evento tem como objetivo criar uma cultura de atualização acadêmica e profissional e diálogo científico disciplinar e interdisciplinar entre diversas áreas do conhecimento sobre temas que envolvem as Ciências Médicas.

 

3.1. Objetivos específicos:

 

Mais especificamente este evento tem como objetivo:

  • Promover a aproximação dos alunos da UNIFAE com o contexto acadêmico-científico;
  • Proporcionar o diálogo e divulgação de pesquisas científicas realizadas no âmbito local e regional;
  • Lançar metas futuras a partir das discussões desenvolvidas;
  • Desenvolver parcerias e ciclos de estudos conjuntos.
  • Inserir a comunidade no contexto acadêmico;
  • Propor discussões e desconstruções a respeito dos desafios atuais da formação em Ciências Médicas no Brasil;
  • Publicar anais dos eventos e sugerir a publicação de trabalhos na revista da UNIFAE.
  • Divulgar o nome da UNIFAE como um Centro Universitário apto a organizar encontros científicos de excelência, com a proposta de tornar o evento uma tradição a longo prazo.
  • Sensibilizar o aluno da UNIFAE para questões de inclusão social e humanização.

 

  1. Participantes:

 

            O evento está aberto aos discentes dos cursos da graduação e pós-graduação e docentes da UNIFAE e profissionais em geral interessados em se atualizar e discutir sobre as evidências científicas que envolvem as Ciências Médicas na modalidade de palestrantes, apresentadores ou ouvintes.

 

  • As inscrições serão realizadas na página do evento no site fae.br
  • Todos os participantes deverão estar inscritos no Congresso.
  • Todos os inscritos recebem certificado de participação e de apresentação de trabalhos quando for o caso, crachá, caneta e bloco de anotações.
  • É obrigatório o credenciamento na recepção do evento e o uso do crachá nas salas de atividades.
  • A Comissão do evento não restituirá o valor da taxa de Inscrição pago antecipadamente em caso de desistência ou impossibilidade de participação pelo inscrito. É possível abrir uma exceção, com restituição de 60% do valor pago, mediante solicitação e justificativa em um prazo de 1 (uma) semana anterior ao evento.

 

  1. Certificados

 

  • Todos os inscritos que participarem do evento receberão certificado de participação no I Congresso Acadêmico de Ciências Médicas na modalidade online.
  • Os participantes deverão participar minimamente de quatro atividades práticas da programação para assegurarem as atividades complementares (horas PAC) bem como o certificado de participação.
  • Os participantes de cursos práticos, workshops e oficinas oferecidos durante o evento receberão certificado de participação nas respectivas atividades, mediante inscrição no sistema, com carga-horária mínima de 4 horas (correspondente a 4 atividades) e máxima de 20 horas (limitada pela tabela de atividades complementares).
  • Será permitido ao interessado inscrever-se nas atividades práticas desde que haja número de vagas disponível.
  • A apresentação de trabalhos no III Prêmio MAC contabilizará mais 10 horas PAC.
  • Será enviado online, após a apresentação, 1 (um) certificado contendo atividade, título e o nome de todos os autores do trabalho.

 

  1. Premiação para trabalhos científicos (pôster e comunicação oral)

 

            A premiação para trabalhos científicos tem como objetivo reconhecer a qualidade dos trabalhos em termos científicos e sociais (ver Regulamento do III Prêmio Manuel de Almeida Cabral).

 

  1. Propostas de atividades

 

  • Somente poderão submeter propostas de trabalhos científicos os que estiverem devidamente inscritos no evento. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado obrigatoriamente em caso de aceitação da proposta para compor a programação do evento. Não é necessária a inscrição de coautores que não participarão do Congresso.
  • Todos os inscritos no Congresso podem enviar propostas de trabalhos científicos para o evento, sabendo que estas serão examinadas, avaliadas e selecionadas por uma Comissão para Correção de Trabalhos Científicos (ad hoc), composta por especialistas nas áreas.
  • A submissão de propostas é feita online na página do Congresso através de formulário próprio disponível na Área do Inscrito no site fae.br
  • O preenchimento cuidadoso dos formulários é necessário para o contato posterior com os participantes, a emissão dos certificados e crachás, organização da programação do evento.
  • Os resumos devem ser elaborados rigorosamente de acordo com as instruções. Propostas incompletas ou em formato diferente das normas não serão analisadas.
  • A análise das propostas será realizada pela inicialmente pela Comissão Científica do Congresso que terá plenos poderes para aceitar ou recusar as propostas, total ou parcialmente, dependendo da qualidade.

 

  1. Cronograma

 

Etapa 1 09/07/2018 Início das inscrições e propostas de trabalhos através do site www.fae.br
Etapa 2 12/09/2018 Data limite para submissão de trabalhos.
Etapa 3 14/09/2018 Prazo final para Comissão Científica do Congresso analisar e enviar os pareceres das propostas submetidas
Etapa 5 18/09/2018 Divulgação da programação completa
Etapa 6 20/09/2018 Credenciamento e entrega do material
Etapa 7 20 a 22/09/2018 Evento
Etapa 8 22/09/2018 Encerramento e resultado da premiação e entrega dos Prêmios.
Etapa 9   Divulgação dos anais do Congresso.

 

  1. Taxas de inscrições

 

  • O valor das inscrições no Congresso estão divulgados na página da evento no site www.fae.br e tem descontos progressivos para pagamentos em datas antecipadas.
  • O valor das inscrições diferenciam-se para as categorias estudante (graduação), pós-graduandos (stricto e lato-sensu) e profissionais.
  • Os inscritos podem participar de todas as atividades do programa, incluindo os cursos, workshops e oficinas.

 

  1. Auxílio às despesas de convidados

 

            A Comissão do Congresso tem buscado recursos junto às empresas no formato de patrocínio visando o financiamento de despesas de transporte e/ou hospedagens de convidados.

 

  1. Normas para Propostas de Conferências, Mesas Redondas, Pôster, Comunicação Oral, Cursos, Workshops e Oficinas

 

  • Palestras/Conferências: A Comissão Organizadora convidará conferencistas para apresentar temas relevantes na área das Ciências Médicas.
  • Mesas Redondas: A Comissão Organizadora organizará as mesas ou receberá propostas com a participação de pesquisadores com titulação mínima de mestre, a fim de promover a discussão de temas relevantes da atualidade.
  • Pôsteres e Apresentações Orais: As propostas de pôster e comunicação oral serão realizadas por alunos e pesquisadores de graduação (iniciação científica e TCC) e pós-graduação.
  • Cursos, Workshops e Oficinas: As propostas serão realizadas por docentes que serão convidados pela Comissão Organizadora ou recebido por meio de propostas. Os Cursos serão em nível introdutório ou avançado, em diferentes áreas do conhecimento.
  1. Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos e Mesas Redondas

 

  • Os resumos devem ser elaborados rigorosamente de acordo com as instruções. Propostas incompletas ou em formato diferente das normas não serão analisadas.
  • As propostas de atividades devem ser submetidas através de formulário próprio na Área do Inscrito do site fae.br.
  • Todos os apresentadores deverão estar inscritos no evento, não sendo necessária inscrição dos coautores.
  • As propostas inscritas serão enviadas à Comissão para Correção de Trabalhos (ad hoc) pela Comissão Científica do Congresso para análise e seleção.
  • Não serão incluídos posteriormente à análise e seleção dos resumos nomes adicionais de autores.

 

  1. Outras Atividades

 

  • Lançamento de Livros –  Os autores poderão solicitar espaço para lançamento de seus livros e outras publicações científicas ou técnicas. A Comissão Organizadora destinará um local e horário apropriado e a atividade constará no Programa.
  • Esta solicitação deve ser enviada por e-mail para [email protected]
  • Exposição e Vendas – Haverá espaço para a comercialização de livros e periódicos pelas editoras e para exposição de produtos e serviços especializados de interesse científico, técnico e/ou acadêmico.
  1. Publicação de Resumos

 

  • Os resumos das atividades selecionadas para apresentação durante o Congresso serão publicados no site (fae.br) em Anais.
  • Recomendamos que as normas para preparação de Resumos sejam observadas em todos os seus aspectos (número de palavras, formato, explicitação de objetivos, embasamento teórico, método, resultados e conclusões). Solicitamos atenção à ortografia tendo em vista a qualidade da publicação.
  • Os resumos devem obedecer rigorosamente às Normas para Resumos.

 

  1. Casos Omissos

 

Os casos não previstos neste documento serão discutidos e deliberados pela Comissão Organizadora.

 

 

            São João da Boa Vista, 28 de junho de 2018

 

 

 

            Comissão Organizadora do I CACIM: Discente Raísa Laisner Fregonezi

Presidente do CAMAC

 

 

Responsável Institucional pelo Congresso: Profa. Dra. Betânia Alves Veiga Dell’Agli

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFAE