COMUNICAÇÃO PARTICIPA DE PROJETO DE SUSTENTABILIDADE

Neste último sábado (12), estudantes do 4º período dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNIFAE participaram de atividade interdisciplinar, tendo como tema “Coleta seletiva – Comunicação e Sustentabilidade”.  Estiveram envolvidas no projeto as disciplinas “Comunicação e Comunidade” (Profa. Dra. Ana Cristina Salviato), “Interfaces do Design” (Profa. Esp. Daniela Leopoldino), “Introdução à Gestão de Mídias Sociais” (Profa. Me. Maria Isabel Braga) e Técnicas de Edição em Audiovisual (Profa. Esp. Ana Paula Malheiros).

 

Durante a Feira Juntô, realizada durante a manhã e à tarde, na Praça da Catedral de São João da Boa Vista, as equipes coletaram materiais recicláveis com o objetivo de cumprir o desafio de realizar ações que trouxessem benefícios tanto à população sanjoanense quanto ao meio ambiente.

 

Cada equipe escolheu um tipo de produto para recolher e buscou parcerias para realizar o descarte do material arrecado após o evento. Frascos plásticos foram coletados pela Cyber Agency; lacres de alumínio, pela Coffee Break; medicamentos vencidos, pela Agência Radiação; óleo de cozinha usado, pela Action; papelão, jornais e revistas, pela Prisma; garrafas PET e tampas plásticas, pela Matriz Comunicação; e lixo eletrônico, pela MGK Comunicação.

 

Considerando que a maioria da população não tem acesso ou desconhece como descartar uma série de produtos, os estudantes tiveram a missão de impactar a sociedade sobre o assunto e convidá-los a participar do Dia D – “Dia do Descarte”.  A atividade foi muito bem vista por Marcus Borges, fundador e idealizador do Grupo Ambiental Curupira: “Mostrar a importância do descarte correto é algo que chama a atenção da sociedade, principalmente por ser uma ação de jovens universitários. ”

 

O organizador da Feira Juntô, Cesar Araújo, diz que também aprendeu com a atividade dos alunos da UNIFAE: “Eu não sabia onde descartar pilha, por exemplo, e hoje fiquei sabendo. Acredito que toda a comunidade se beneficia com esta conscientização. ”