CENTRO DE TECNOLOGIA, ENGENHARIA E PESQUISA DA UNIFAE

Além de atender os cursos de Engenharia, o CETEP abre suas portas para pesquisas de iniciação científica e projetos que visam atender as demandas da comunidade

 

 

O crescimento econômico brasileiro nas últimas décadas tem aumentado a procura por mão de obra para construção de infraestrutura, para dar conta do aumento da produtividade industrial, da modernização de redes elétricas, dos processos de telecomunicações, etc. Por trás de todas estas atividades, está um profissional treinado para resolver problemas: o engenheiro.

 

 

Conhecer os detalhes e metodologias por trás de uma estrutura complexa é a sua especialidade, bem como apresentar soluções práticas, pautadas no conhecimento técnico e científico. Para conquistar esta performance, no entanto, este profissional precisa de uma formação de excelência que concilie teoria e prática. Esta é a proposta dos cursos de Engenharia da UNIFAE, que oferece sete diferentes áreas de especialização: Civil, Computação, Elétrica, Mecânica, Produção, Química e Software, todas com oportunidade de estágios em programas de integração escola-empresa.

 

 

Além das aulas teóricas, os estudantes contam com o Centro de Tecnologia, Engenharia e Pesquisa (CETEP), localizado a 300 metros do campus da UNIFAE, onde equipes multidisciplinares compostas por professores e alunos têm oportunidade de desenvolver pesquisas de iniciação científica e projetos que visam atender as demandas do mercado e das empresas.

 

 

Com previsão total de investimentos de R$ 2 milhões, ainda em andamento, o CETEP já é considerado o maior centro de tecnologia e pesquisa da região, possuindo laboratórios de Simulação, Engenharia Computacional, Processos de Fabricação, Fenômenos de Transporte, Hidráulica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Manufatura Integrada por Computador (3D), Materiais, Operações Unitárias, de Metrologia, de Materiais de Construção Civil, Máquinas Térmicas, Máquinas Elétricas e Prototipagem.

 

 

SERVIÇOS À COMUNIDADE

 

Além de atender os cursos de graduação das áreas de Engenharia, o CETEP também está a serviço do desenvolvimento de pesquisas científicas de todos os outros cursos da UNIFAE, inclusive os de especialização e mestrado.

 

 

Os equipamentos de última geração do CETEP também prestam um importante serviço à comunidade. “Aqui, as empresas da região podem realizar uma série de testes e laudos para averiguar a qualidade de diversos materiais usados em processos industriais e de construção. Antes, isso só podia ser feito em cidades como Campinas ou São Carlos”, explica a coordenadora dos cursos de Engenharia, Mônica Maria Gonçalves. “É importante que elas tragam suas necessidades para que a gente consiga desenvolver soluções com qualidade.”, conclui.

 

 

No Laboratório de Materiais, por exemplo, as empresas podem fazer análise metalográfica (preparação de amostras e análise com auxílio de um microscópio metalúrgico) ou realizar ensaio de tração com capacidade de até 10 toneladas para rompimento de corpo de provas. “É um ganho tanto para os alunos, que têm oportunidade de vivenciar esta prática, quanto para as empresas que não precisam fazer grandes deslocamentos. ”, enfatiza o Prof. Dr. Marcolino Fernandes Neto, coordenador do curso de Engenharia Civil.

 

 

E a parceria com a comunidade não termina aí. O CETEP está equipado para atender demandas da Instituição e de outras empresas, criar qualquer tipo de peça em madeira ou plástico, moldar órgãos e próteses personalizadas. Tudo isso com vantagens expressivas de custo-benefício. “Utilizando a CNC Router e a impressora 3D, temos um universo de possibilidades a explorar. No período noturno, utilizamos os laboratórios para as aulas, mas durante o dia ele fica disponível para o desenvolvimento de pesquisas e prestação de serviços à comunidade. Toda esta estrutura ainda está subutilizada e temos condições de fazer muito mais.”