DENOMINAÇÃO DO LABORATÓRIO DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO
3 LABORATÓRIO DE ENGENHARIA ELÉTRICA É equipado com bancadas especificas para estudos de eletrônica digital e analógica podendo ser atendidos os alunos para aulas da disciplina de Física Experimental B, Eletricidade Aplicada. Composto de duas bancada oferece ao aluno a verificação de fenômenos na área de Eletricidade, Eletromagnetismo e Eletroestática. Baseado em experimentos clássicos o laboratório induz ao raciocínio prático, despertando no aluno o interesse para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologia. Com seus equipamentos pode-se compor experimentos sobre Oscilações eletricidade estática, eletrodinâmica, magnetostática e magnetodinâmica. Possui em suas dependências, Transformadores, Osciloscópios, Multimetros, Multímetros com termopar, Reostatos, Fontes de alimentação, Potenciômetros, Indutores, Solenóides, Shunts e Materiais diversos.
4 LABORATÓRIO DE FENÔMENO DE TRANSPORTE Possui infraestrutura para realizar ensaios experimentais atendendo às exigências do projeto pedagógico das disciplinas de: mecânica dos fluidos e fenômenos de transporte. O laboratório é equipado com ferramentas de apoio para propiciar aos alunos a oportunidade de desenvolver seus próprios experimentos (TCC e trabalhos envolvendo atividades multidisciplinares) e com isso, aprimora-se tecnicamente.
Algumas da Atividades práticas referendadas no plano de ensino das disciplinas são:
•Estudo da perda de carga em escoamentos que ocorrem em circuito fechado.
•Estudo do caráter do escoamento laminar ou transiente: avaliações qualitativas e quantitativas a partir de dados levantadosem ensaio experimental (cálculo do número de Reynolds).
•Avaliação da densidade de fluidos.
•Avaliação da viscosidade de fluidos.
•Análise do efeito do aquecimento dos fluidos em suas propriedades: densidade e viscosidade.
5 LABORATÓRIO DE MATERIAIS Neste Laboratório são disponibilizados equipamentos tais como politriz, microscópio óptico acoplado em um computador, balanças analíticas, estufa, mufla, tratador por tempera, conjunto de peneiras, além de ferramentas, vidrarias reagentes e uma dobradora de chapa com controle de pressão. Neste laboratório são desenvolvidos experimentos de obtenção de materiais e caracterização dos mesmos, usando-se técnicas ópticas e ou físico-químicas.
6 LABORATÓRIO DE METROLOGIA Laboratório dedicado às atividades de ensino de metrologia dimensional, fornecendo condições de suporte a diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão relativas a todas as áreas do conhecimento onde são realizadas medições.
Possui diversos equipamentos e dispositivos da metrologia dimensional, dentre eles: paquímetros, micrômetros, réguas, goniômetros, traçadores de altura, blocos-padrão, relógio comparador, cabeçotes micrométricos, blocos-padrão, e rugosímetros.
7 LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO Laboratório utilizado para aulas práticas ligadas à área de Automação nos cursos de Engenharia. Possui bastidores com controladores lógicos programáveis – CLP’S, conversores de freqüência para acionamento e controle de motores de indução, Interface Homem-Máquina – IHM’S, módulos analógico/digitais e digitais/analógicos. Programa para desenvolvimento de aplicações baseadas em CLP’S e programas supervisórios, além de um módulo de controle de nível.
8 LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE PROCESSOS Laboratório utilizado para as aulas de Engenharia de Processos e projetos internos e externos. Constituído por computadores com programas específicos como OPENPROJECT. O laboratório é um complemento de disciplinas dos cursos de Engenharias, onde o aluno tem a oportunidade de praticar a elaboração e otimização de processos.
9 LABORATÓRIO PARA SIMULAÇÃO, DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE CONTROLE, INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL E ELETRÔNICA APLICADA Laboratório que trabalha com o software Multisim, Ultiboardcom 8 (oito) Interfaces Elvis II, permitindo ao aluno simular processos e controle destes de forma virtual.
10 à 14 LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA (5 UNIDADES) Laboratórios utilizados como subsídio para as disciplinas que necessitam softwares (específicos ou genéricos) para atividades práticas tais como: Metrologia e Modelos Probabilísticos; Desenho Assistido por Computador; Pesquisa Operacional I e II; Planejamento e Controle da Produção I e II; Contabilidade e Custos Gerenciais; Gerenciamento de Projetos e Simulação de Sistemas.
15 LABORATÓRIO DE PROCESSO DE FABRICAÇÃO Laboratório com demonstração dos processos de corte, dobra,solda, torneamento, etc.

Fonte: UNIFAE, 2015.