A energia tomou conta de São João da Boa Vista durante a quarta edição do Circuito Mundo 2022, etapa “Inglaterra”, da Corrida Superação. A UNIFAE foi a anfitriã do evento, que bateu recorde de inscrições. Foram mais de 600 atletas que participaram dos 5km, em um percurso elaborado para este dia tão especial, que marcou a manhã do domingo (19).
No pré, durante e pós-corrida, a equipe de Comunicação do Centro Universitário conheceu algumas histórias dos atletas. O público é diverso: desde crianças, pessoas que correm por hobby, atletas de alto nível e a melhor idade.
A pequena Gabriely, de 10 anos, provou que idade não a limita em nada, já que ama correr desde que tinha 6: “sou de Caconde e é a terceira vez que corro aqui. Sempre estou treinando, minha preparação é correr na rua e nunca quero parar. Para mim é um esporte muito bom, que sempre me ajuda muito”.
Você sabe a diferença entre igualdade e equidade?
De maneira prática, a igualdade oferece o mesmo tratamento e oportunidade a todos, sem qualquer tipo de distinção. Já a equidade garante que todos sejam tratados com justiça, considerando as vulnerabilidades que causam diferenças.
A largada da corrida agiu com equidade, ao realizar a primeira largada somente com a atleta PCD, Rafaela Macedo Pontes. Ela treina no percurso há 11 meses e conta como é sua rotina:
“Faço treinos com personal, alimentação adequada e outras atividades físicas”. Com os olhos brilhando e um sorriso estampado no rosto, Rafaela finaliza dizendo que “o circuito é realmente uma superação, isso significa tudo na minha vida. Agradeço a iniciativa, que inclui portador e traz uma boa representatividade. É muito importante sermos vistos”.
Everton Carlos Borges, o “Dedé”, vindo de Bandeira do Sul, foi o campeão geral ao cumprir os 5km em 16 minutos. Antes de correr pela primeira vez, ele era sedentário, bebia e fumava, até conhecer o evento por meio de amigos, que o convidaram.
“Participo desde 2018. Até então nunca parei e conquistei o primeiro lugar do pódio. Me preparei a semana toda e segui a planilha de treinos. É tudo de bom na minha vida, não há coisa melhor do que vir competir, junto com minha família que me acompanha”.
Depois de Dedé cruzar a linha de chegada, o vice-campeão veio de braços abertos para a conquista, representando a equipe Time São João. Tales Eduardo Gomes conta que treina toda terça e quinta-feira, no CIC.
“Já fui atleta, porém dei uma pausa durante alguns anos. É um imenso prazer pegar o segundo lugar geral. Domingo estive em Poços, ganhei 6º geral e 1º na minha categoria. Quero agradecer todo apoio, continuo em busca dos meus objetivos”.
Primeira mulher a concluir o percurso, a pinhalense Vitória Maria Torres exala a paixão que tem pela corrida. “Amo participar, na pandemia dei uma parada, mas voltei com muita dedicação com os treinos e alimentação. É a primeira vez que chego em primeiro feminino, foi uma satisfação maravilhosa. O importante é participar, independente de tempo e distância, sempre vale a pena”.
Quem também esteve presente foi o diretor do Time São João/Departamento de Esportes da Prefeitura sanjoanense, Marcelo Siqueira. Ele se mostrou muito contente por retornar com esse tipo de evento na cidade:
“O Time São João inscreveu mais de 110 atletas e superamos expectativas. Nosso papel é esse, fomentar atividades e investir no esporte regional e local, e, por meio das parcerias, é possível realizar isso. Temos projetos maravilhosos junto com a UNIFAE, em diversos setores”, finaliza Siqueira.
O projeto é organizado pela SuperAção Eventos, sob comando de Angel Castelo Carril. Ele recorda a parceria com a UNIFAE, que sempre incentiva o esporte: “A instituição abriu as portas para nós em 2015, quando trouxemos um projeto e abraçaram a ideia. Foi a partir dessa sementinha que promovemos mais um evento, por isso agradecemos todos os inscritos e também os parceiros”.
Os interessados em participar podem acessar o site www.corridaderuasuperacao.com.br