Desde o início do mês de agosto, a UNIFAE recebe em suas dependências a equipe do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para a coleta do Censo Demográfico. O posto de São João da Boa Vista está instalado na instituição, sendo a base operacional de supervisores dos recenseadores atuantes na cidade.
Segundo o coordenador do Censo Demográfico, João Rafael Garcia, o Centro Universitário é a sede da subárea de São João, que coordena seis municípios. “Quem fica na sala montada na UNIFAE é o agente censitário municipal, responsável pelos supervisores, além da coordenadora de subárea, e outros colaboradores”, explica Garcia.
A equipe possui 55 recenseadores, que estarão em coleta até 31 de outubro. O conhecimento da pesquisa por parte da população é fundamental para o sucesso da operação. “Todos os domicílios recebem a visita. Orientamos que o morador verifique o crachá e confirme se é mesmo da nossa equipe. Se quiser ter certeza, disque o 0800 do IBGE que está indicado no crachá ou entre no site, digitando a matrícula do recenseador”, reforça.
No Brasil, pouco mais de 180 mil recenseadores estão visitando cerca de 75 milhões de domicílios em todos os 5568 municípios do país, para investigar quantos somos e como vivemos, além de diversos outros temas. O objetivo é elaborar novas políticas públicas e/ou aprimorar as já existentes. As informações também contribuirão para pesquisas no meio acadêmico, estratégias e investimentos da iniciativa privada.