Pelo sexto ano consecutivo, estudantes do quinto semestre de Jornalismo e Publicidade e Propaganda participaram, nos dias 7 e 10 de junho, de forma remota, da Mostra de materiais de Comunicação e Análise de Discurso. Durante o evento eles apresentaram análises de notícias, veículos de comunicação e peças publicitárias.
Os estudos foram elaborados durante as disciplinas de “Condições de Produção do Discurso Publicitário” e “Jornalismo e Discursividade”, ministradas pela coordenadora dos cursos, a Profa. Me. Maria Isabel Braga Souza. “Esses trabalhos dão a oportunidade dos estudantes entrarem em contato com recortes científicos e estudos dentro de um tema. Para eles isso é muito importante, pois os ajuda a interpretar os fatos fugindo do senso comum, com um olhar aprofundado sobre os mais variados assuntos”, destaca a professora.
Tradicionalmente a UNIFAE também convida docentes especialistas de outras Instituições de ensino para contribuir com as produções. Este ano essa contribuição foi dada pelo Dr. Atílio Catosso Salles, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS).
Salles reforça a importância de graduandos realizarem esses estudos. “A necessidade de colocar a linguagem como objeto de pesquisa é indiscutível. A ciência requer esse conhecimento de linguagem, bem como um conhecimento das condições sociais contemporâneas, com suas tecnologias. A análise de discurso permite compreender o funcionamento de diferentes objetos simbólicos, como funciona em termos de sentido”.
Para a estudante Mayquele Loiola, de jornalismo, o trabalho foi enriquecedor. “Meus colegas e eu pudemos desconstruir discursos emitidos por jornais, revistas e empresas, e entendê-los realmente. O projeto nos inseriu no campo da pesquisa científica. Acredito que agora podemos nos desenvolver ainda mais no assunto e aplicar os conhecimentos adquiridos em todos os âmbitos de nossas vidas”.
Já Vinicius Guislotti, aluno de Publicidade e Propaganda, relata sobre os desafios e resultados: “Nosso trabalho foi sobre negacionismo. Quanto mais aprofundávamos no tema, percebíamos o quão presente ele está no nosso dia-a-dia. O maior desafio foi na hora de desenvolver as peças. Pesquisando, encontramos um vídeo que comparava situações, como uma pessoa se maquiando e a propaganda contra o uso de testes em animais. Foi quando decidimos que compararíamos falas negacionistas com notícias, mostrando os efeitos que isso traz para a sociedade”.