Oferta de cursos marca retomada do Programa de Pós-Graduação da instituição
O Centro Universitário UNIFAE lança, no mês de março, três novos cursos de pós-graduação lato sensu, tendo como público-alvo profissionais da área de educação: “Educação com Ênfase no Desenvolvimento Integral dos Sujeitos”, “Metodologias Ativas nos Diferentes Cenários Educacionais” e “A Neurociência com Ênfase no Ensino e na Aprendizagem”.
“Investigamos a necessidade dos educadores e buscamos construir uma proposta que promova a profissionalização docente e seu empoderamento frente aos desafios educacionais”, afirma Cláudia Flora Degrava, coordenadora do Núcleo de Educação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propeq) do UNIFAE.
“Esta iniciativa pretende incentivar os professores a reciclar conhecimentos, sobretudo neste momento de pandemia, em que eles são cada vez mais demandados pela sociedade”, pondera a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (Propeq), Profa. Dra. Laura Rezende.
Ela também ressalta que, para o UNIFAE, a oferta desses cursos marca a retomada do Programa de Pós-Graduação da instituição, de forma independente, com organização e produção de conteúdo próprias.
PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo será baseado em análise curricular e entrevista com a coordenação. Podem participar todos os profissionais portadores de diploma de nível superior na área de Educação. Serão disponibilizadas 40 vagas por curso. A previsão de início da primeira turma é para a segunda quinzena de março, na modalidade ensino híbrido.
SOBRE OS CURSOS
CURSO 1: “Pós-Graduação em Educação com Ênfase no Desenvolvimento Integral dos Sujeitos”.
Este curso se propõe a formar, em nível de especialização, educadores profissionais e capazes de organizar situações de aprendizagem a partir do domínio do ensino, com alto nível de consciência quanto à sua própria identidade e reflexibilidade de sua prática junto a crianças, jovens e adultos. O objetivo principal está na ampliação de repertório e de trocas de experiências que incorporem teorias sobre a Educação para o século XXI e habilidades cognitivas e socioemocionais, dentro do que é normatizado pela BNCC em consonâncias com currículos e PPCs. Através de disciplinas que exploram aspectos de desenvolvimento pessoal, metacognição, trabalho em grupo, a ideia é potencializar o trabalho de educadores impactando o desenvolvimento integral dos alunos. O egresso deste curso estará apto, ao final, a ser um agente autotransformador e mobilizador de sua realidade, através da inspiração e da modelização.
Diferencial: Este curso estará pautado na construção da autonomia do educador e no gerenciamento de sua aprendizagem, através da construção de um ambiente colaborativo e de corresponsabilização. Alunos e professores trilharão o caminho a ser percorrido, pautados nos módulos estabelecidos, mas considerando a necessidade do grupo. É um curso personalizado e de intensa troca de experiências, direcionadas por lideranças inspiradoras e proporcionada por momentos de tutoria. Além dos módulos previstos, o egresso terá a possibilidade de vivenciar estratégias formativas inovadoras, as quais constituirão a sua profissionalização e permitirá a transformação do seu meio profissional, produzindo sua conclusão do curso através da produção coletiva de um livro: “Reflexões sobre a Prática”
Público-alvo: Pessoas portadoras de diploma de nível superior na área da Educação, que atuem com desenvolvimento humano, trabalhando com crianças, jovens e adultos em programas de formação, treinamento ou capacitação de pessoas para a vida e para o trabalho.
Carga horária: 360 horas (12 meses)
CURSO 2: “Pós-Graduação em Metodologias Ativas nos diferentes cenários educacionais”.
Este curso se propõe a formar, em nível de especialização, educadores profissionais no uso de Metodologias Ativas, promotoras de uma aprendizagem efetiva, frente a construção da autogestão do conhecimento. O objetivo principal está no planejamento e desenvolvimento de aulas com clara reflexão sobre a valorização dos papeis dos atores do processo educacional: professores e alunos. Através das disciplinas, os alunos terão oportunidades de vivenciar e se desenvolver no uso das tecnologias, da Cultura Maker, trabalho em grupo, STEAM, PBL, dentre outras, potencializando o trabalho de educadores e impactando o desenvolvimento do aluno protagonista de sua aprendizagem. O egresso deste curso estará apto, ao final, a ser um agente autotransformador e mobilizador de sua realidade, através da inspiração e da modelização. E para além, através de atividades mão na massa, o concluinte terá consciência e fortalecimento do seu papel de agente transformador do cenário educacional e não transmissor de conhecimento.
Diferencial: Através da homologia dos processos (aprender fazendo na e pela prática) e movido por estratégias formativas efetivas, o curso proporcionará aos profissionais um conhecimento sólido e seguro para o planejamento e a execução de práticas pedagógicas exitosas, através dos métodos ativos de aprendizagem. É um curso personalizado e de intensa troca de experiências, direcionadas por lideranças inspiradoras e proporcionada por momentos de tutoria e de autoria. Este curso estará pautado na construção da autonomia de educadores e educandos e no gerenciamento de suas próprias aprendizagens com o fomento de uma publicação de uma criação própria envolvendo os métodos ativos de aprendizagem.
Público-alvo: Profissionais da Educação, portadores de diploma de ensino superior, que tenham interesse em discutir sobre inovação em sala de aula, especificamente a partir da implementação de propostas envolvendo as metodologias ativas e construção da autogestão do conhecimento.
Carga horária: 440 horas (15 meses)
Curso 3: Pós Graduação: “A Neurociência com ênfase no Ensino e na Aprendizagem”
Este curso se propõe a formar, em nível de especialização, profissionais capazes de absorver conhecimentos alinhados à Neurociência e Educação, visando o aprimoramento das práticas educacionais e seus contextos, englobando aspectos fundamentais do comportamento humano, suas relações e aprendizagens mais complexas. O objetivo principal está em oportunizar o aprendizado do aluno nos conhecimentos neurocientíficos e educacionais, promovendo a compreensão sobre os mecanismos neuronais referentes ao ensino e a aprendizagem. Por meio dos módulos, os alunos terão oportunidades de vivenciar e se desenvolver no uso dos conhecimentos de como o cérebro aprende, se desenvolve, reage aos diversos estímulos, oportuniza o desencadear dos comportamentos relacionais e sociais no contexto educacional, dentre outros, potencializando o trabalho de educadores impactando o desenvolvimento do aluno protagonista e de sua aprendizagem. O egresso deste curso estará apto, ao final, a ser um agente autotransformador e mobilizador de sua realidade, através da inspiração e da modelização. E para além, por meio de atividades mão na massa e colaborativas/reflexivas, o concluinte terá consciência e fortalecimento do seu papel no cenário educacional e não apenas transmissor do conhecimento.
Diferencial: O curso considera e valida o percurso metodológico que valoriza a Homologia de Processos, em que pela prática são construídos, colaborativamente, conhecimentos apoiados na interação dialogada e na formação de uma rede entre educadores, com o intuito de transformar e inovar suas práticas em sala de aula. Para isso, serão exploradas temáticas como: neurocognição, sensações, emoções e memória na aprendizagem, dificuldades e transtornos neurológicos e de aprendizagem, intervenções pedagógicas, entre outros.
Público-Alvo: Profissionais com diploma de nível superior na área da Educação, Psicologia, Fonoaudiologia ou que atuem com desenvolvimento humano, em programas de formação, treinamento ou capacitação de pessoas para a vida e para o trabalho, cujo interesse seja a discussão sobre a aliança entre os mecanismos neuronais e a educação, aplicados a sala de aula e prática docente, especificamente a partir da implementação de propostas envolvendo a Neurociência.
Carga horária: 360 horas (12 meses)
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