Início PÓS-GRADUCAÇÃO UNIFAE lança três cursos de pós-graduação direcionados a profissionais da educação

UNIFAE lança três cursos de pós-graduação direcionados a profissionais da educação

-

Oferta de cursos marca retomada do Programa de Pós-Graduação da instituição

O Centro Universitário UNIFAE lança, no mês de março, três novos cursos de pós-graduação lato sensu, tendo como público-alvo profissionais da área de educação:  “Educação com Ênfase no Desenvolvimento Integral dos Sujeitos”, “Metodologias Ativas nos Diferentes Cenários Educacionais” e “A Neurociência com Ênfase no Ensino e na Aprendizagem”.

“Investigamos a necessidade dos educadores e buscamos construir uma proposta que promova a profissionalização docente e seu empoderamento frente aos desafios educacionais”, afirma Cláudia Flora Degrava, coordenadora do Núcleo de Educação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propeq) do UNIFAE.

“Esta iniciativa pretende incentivar os professores a reciclar conhecimentos, sobretudo neste momento de pandemia, em que eles são cada vez mais demandados pela sociedade”, pondera a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (Propeq), Profa. Dra. Laura Rezende.

Ela também ressalta que, para o UNIFAE, a oferta desses cursos marca a retomada do Programa de Pós-Graduação da instituição, de forma independente, com organização e produção de conteúdo próprias.

 

 

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será baseado em análise curricular e entrevista com a coordenação. Podem participar todos os profissionais portadores de diploma de nível superior na área de Educação. Serão disponibilizadas 40 vagas por curso. A previsão de início da primeira turma é para a segunda quinzena de março, na modalidade ensino híbrido.

SOBRE OS CURSOS

 CURSO 1: “Pós-Graduação em Educação com Ênfase no Desenvolvimento Integral dos Sujeitos”.

Este curso se propõe a formar, em nível de especialização, educadores profissionais e capazes de organizar situações de aprendizagem a partir do domínio do ensino, com alto nível de consciência quanto à sua própria identidade e reflexibilidade de sua prática junto a crianças, jovens e adultos. O objetivo principal está na ampliação de repertório e de trocas de experiências que incorporem teorias sobre a Educação para o século XXI e habilidades cognitivas e socioemocionais, dentro do que é normatizado pela BNCC em consonâncias com currículos e PPCs. Através de disciplinas que exploram aspectos de desenvolvimento pessoal, metacognição, trabalho em grupo, a ideia é potencializar o trabalho de educadores impactando o desenvolvimento integral dos alunos. O egresso deste curso estará apto, ao final, a ser um agente autotransformador e mobilizador de sua realidade, através da inspiração e da modelização.

Diferencial: Este curso estará pautado na construção da autonomia do educador e no gerenciamento de sua aprendizagem, através da construção de um ambiente colaborativo e de corresponsabilização. Alunos e professores trilharão o caminho a ser percorrido, pautados nos módulos estabelecidos, mas considerando a necessidade do grupo. É um curso personalizado e de intensa troca de experiências, direcionadas por lideranças inspiradoras e proporcionada por momentos de tutoria. Além dos módulos previstos, o egresso terá a possibilidade de vivenciar estratégias formativas inovadoras, as quais constituirão a sua profissionalização e permitirá a transformação do seu meio profissional, produzindo sua conclusão do curso através da produção coletiva de um livro: “Reflexões sobre a Prática”

Público-alvo: Pessoas portadoras de diploma de nível superior na área da Educação, que atuem com desenvolvimento humano, trabalhando com crianças, jovens e adultos em programas de formação, treinamento ou capacitação de pessoas para a vida e para o trabalho.

Carga horária: 360 horas (12 meses)

CURSO 2: “Pós-Graduação em Metodologias Ativas nos diferentes cenários educacionais”.

Este curso se propõe a formar, em nível de especialização, educadores profissionais no uso de Metodologias Ativas, promotoras de uma aprendizagem efetiva, frente a construção da autogestão do conhecimento. O objetivo principal está no planejamento e desenvolvimento de aulas com clara reflexão sobre a valorização dos papeis dos atores do processo educacional: professores e alunos. Através das disciplinas, os alunos terão oportunidades de vivenciar e se desenvolver no uso das tecnologias, da Cultura Maker, trabalho em grupo, STEAM, PBL, dentre outras, potencializando o trabalho de educadores e impactando o desenvolvimento do aluno protagonista de sua aprendizagem. O egresso deste curso estará apto, ao final, a ser um agente autotransformador e mobilizador de sua realidade, através da inspiração e da modelização. E para além, através de atividades mão na massa, o concluinte terá consciência e fortalecimento do seu papel de agente transformador do cenário educacional e não transmissor de conhecimento.

Diferencial: Através da homologia dos processos (aprender fazendo na e pela prática) e movido por estratégias formativas efetivas, o curso proporcionará aos profissionais um conhecimento sólido e seguro para o planejamento e a execução de práticas pedagógicas exitosas, através dos métodos ativos de aprendizagem. É um curso personalizado e de intensa troca de experiências, direcionadas por lideranças inspiradoras e proporcionada por momentos de tutoria e de autoria. Este curso estará pautado na construção da autonomia de educadores e educandos e no gerenciamento de suas próprias aprendizagens com o fomento de uma publicação de uma criação própria envolvendo os métodos ativos de aprendizagem.

Público-alvo: Profissionais da Educação, portadores de diploma de ensino superior, que tenham interesse em discutir sobre inovação em sala de aula, especificamente a partir da implementação de propostas envolvendo as metodologias ativas e construção da autogestão do conhecimento.

Carga horária: 440 horas (15 meses)

 

Curso 3: Pós Graduação: “A Neurociência com ênfase no Ensino e na Aprendizagem”

Este curso se propõe a formar, em nível de especialização, profissionais capazes de absorver conhecimentos alinhados à Neurociência e Educação, visando o aprimoramento das práticas educacionais e seus contextos, englobando aspectos fundamentais do comportamento humano, suas relações e aprendizagens mais complexas. O objetivo principal está em oportunizar o aprendizado do aluno nos conhecimentos neurocientíficos e educacionais, promovendo a compreensão sobre os mecanismos neuronais referentes ao ensino e a aprendizagem.  Por meio dos módulos, os alunos terão oportunidades de vivenciar e se desenvolver no uso dos conhecimentos de como o cérebro aprende, se desenvolve, reage aos diversos estímulos, oportuniza o desencadear dos comportamentos relacionais e sociais no contexto educacional, dentre outros, potencializando o trabalho de educadores impactando o desenvolvimento do aluno protagonista e de sua aprendizagem. O egresso deste curso estará apto, ao final, a ser um agente autotransformador e mobilizador de sua realidade, através da inspiração e da modelização. E para além, por meio de atividades mão na massa e colaborativas/reflexivas, o concluinte terá consciência e fortalecimento do seu papel no cenário educacional e não apenas transmissor do conhecimento.

Diferencial: O curso considera e valida o percurso metodológico que valoriza a Homologia de Processos, em que pela prática são construídos, colaborativamente, conhecimentos apoiados na interação dialogada e na formação de uma rede entre educadores, com o intuito de transformar e inovar suas práticas em sala de aula. Para isso, serão exploradas temáticas como:  neurocognição, sensações, emoções e memória na aprendizagem, dificuldades e transtornos neurológicos e de aprendizagem, intervenções pedagógicas, entre outros.

Público-Alvo: Profissionais com diploma de nível superior na área da Educação, Psicologia, Fonoaudiologia ou que atuem com desenvolvimento humano, em programas de formação, treinamento ou capacitação de pessoas para a vida e para o trabalho, cujo interesse seja a discussão sobre a aliança entre os mecanismos neuronais e a educação, aplicados a sala de aula e prática docente, especificamente a partir da implementação de propostas envolvendo a Neurociência.

Carga horária: 360 horas (12 meses)

 

MAIS INFORMAÇÕES:

https://www.fae.br/unifae/propeq/pos-graduacao

CATEGORIAS

RECENTES

Última semana para se inscrever no Vestibular de Medicina UNIFAE

Terminam neste domingo (23h59 do dia 2 de outubro) as inscrições para o Vestibular de Medicina UNIFAE 2023. Serão oferecidas 60 vagas em período...

Educação Física é campeã dos Jogos Intercursos UNIFAE 2022

Com 22 medalhas e 103 pontos no total, o curso de Educação Física da UNIFAE foi o grande campeão dos Jogos Intercursos UNIFAE 2022,...

Aluno de Medicina representa UNIFAE em congresso na Itália

Três trabalhos da Medicina UNIFAE foram expostos na Itália, no 31º European Academy of Dermatology and Venereology (EADV), maior congresso de Dermatologia da Europa. Em...

Educação de São João da Boa Vista aparece em ranking na frente das capitais brasileiras

Uma das aferições mais respeitadas no ramo de pesquisas sobre gestão pública coloca a cidade de São João da Boa Vista na 40ª posição...

UNIFAE busca ampliação de projetos e pesquisas com empresa Ibramed

Graças ao sucesso das pesquisas realizadas através da parceria firmada entre o Instituto de Pesquisas Clínicas (Ipeclin) da UNIFAE e a Ibramed, uma comitiva...

VÍDEOS

Alunos de Comunicação realizam Feira Virtual

A Feshow ocorreu no Instagram, com a participação de diversas empresas e artistas. Atividade dos cursos de Comunicação Social da UNIFAE.

Enfermagem no combate ao Câncer de Próstata – Novembro Azul

Nossos alunos de Enfermagem tiram dúvidas sobre o Câncer de Próstata, participando da Campanha Novembro Azul.

UNIFAE participa da comemoração dos 20 anos da ABTU

É um orgulho muito grande para a UNIFAE participar deste momento histórico em que a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) completa 20 anos...

Cursos 2021 UNIFAE – Publicidade e Propaganda

O curso de Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda te oferece uma formação antenada às demandas do mercado na atualidade, associando estratégias de...

Teste Vocacional UNIFAE – ETEC Aguaí

Confira a dica da professora Adriana Mamede, coordenadora pedagógica da ETEC de Aguaí, sobre o Teste Vocacional da UNIFAE. Com o aumento e diversificação do...