A convite do Cônsul-Geral do Canadá, Stéphane Larue, o reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Francisco Arten, participou de um jantar na sede do consulado canadense, em São Paulo. Durante o encontro, em que estiveram presentes representantes de poucas instituições do Brasil, foram discutidas possibilidades de intercâmbios de estudos nos dois países.
A possibilidade é estudada nos últimos meses pela UNIFAE junto a instituições de ensino canadenses. Detalhes são acertados para que os estudantes do Centro Universitário sanjoanense possam realizar períodos de estudos em universidades canadenses e possuir diploma válido tanto no Brasil quanto no Canadá.
IMAGINE – Em busca de possibilitar o duplo diploma, a UNIFAE participou, também na capital paulista, do “Imagine – Estudar no Canadá”. Estiveram no evento 70 instituições canadenses, entre escolas de idiomas dos ensinos fundamental e médio, além de renomadas universidades. O intuito do encontro foi também estreitar laços com instituições do Canadá interessadas na parceria.
FOCO DA UNIFAE – Nos últimos meses, a UNIFAE vem se aproximando cada vez mais com o Canadá para proporcionar a seus estudantes possibilidades de intercâmbios no país. O reitor Francisco Arten esteve no Canadá e foi recebido pela principal autoridade do governo do país, o Governador-geral do país, David Johnston, no palácio em Ottawa, capital e sede do governo.
Na oportunidade, o Governador-geral declarou que vê a UNIFAE como potencial parceira no projeto que ele denominou “Diplomacia do Conhecimento”. Esta modalidade diz respeito ao aprendizado dos estudantes baseado na experiência e colaboração na pesquisa. A ideia de convênio proposta pelo Governador-geral canadense é de que cursos sejam adaptados e/ou elaborados para que os estudantes realizem dois anos da graduação no Brasil e os outros dois no Canadá.
Além da ida ao Canadá, o reitor da UNIFAE já esteve na embaixada canadense no Brasil, em Brasília, a convite do embaixador do Canadá, Jamal Khokhar, e no Rio de Janeiro atendendo convite do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, Prof. onde esteve no Palácio Guanabara e se encontrou com o cônsul do Canadá, Sanjeev Chowdhury.
Nas duas oportunidades, foram discutidas possibilidades de parcerias, fato que ocasionou a criação da comitiva que embarcou para o Canadá, em que a UNIFAE representou as instituições de ensino públicas municipais do Estado de São Paulo, enquanto UNESP e UNICAMP representaram as universidades estaduais.