Início CURSOS ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO UNIFAE discute desafios e oportunidades no mercado da tecnologia

UNIFAE discute desafios e oportunidades no mercado da tecnologia

-

Que a tecnologia está em todas as áreas da nossa vida não é novidade. Na contramão da crise econômica causada pela Covid-19, o setor tecnológico segue firme e forte, com uma demanda crescente no mundo todo, seja de instalação, uso ou suporte.

Para discutir os novos rumos do mercado da tecnologia, a UNIFAE realizou um Webinar que uniu professores da Instituição e outros profissionais de renome, entre eles, Caio Filipini (líder técnico da Digital Ocean); Mauricio Machado (Account Executive na Organize Cloud Labs); Luciano Moízio (Diretor de TI na NEC Brasil); Renato Konda (Gerente de Transformação e Tecnologia da 3M) e Renata Dumont (Cientista de dados na Controladoria Geral do Distrito Federal). A mediação do debate ficou a cargo da coordenadora dos cursos de Engenharia de Software e Engenharia da Computação da UNIFAE, Profa. Me. Adriana Costa Nascimento.

Segundo Renata Dumont, a experiência da pandemia antecipou a tendência mercadológica e foi mais uma prova de que o profissional de TI deve estar pronto para o novo, uma vez que a tecnologia avança constantemente:

“O grande diferencial do profissional de TI é a capacidade de adaptação. Nós, profissionais da área, não podemos ficar presos a nada, pois da mesma forma que esse novo modelo veio, outros também virão”.

Uma das grandes mudanças causadas pela necessidade de isolamento social foi a popularização do home office, ao qual mesmo as empresas tradicionalmente resistentes tiveram de aderir. Maurício Machado relatou que, para ele, a modalidade não foi novidade, pois trabalha desta forma desde que foi contratado pela Organize Cloud Labs: “Antes da pandemia, o modelo da empresa já era 80% remoto. Apesar de já estar habituado, algumas situações exigem mais controle e assertividade, porém é possível trabalhar em casa obtendo sucesso, basta apenas adaptação e disciplina”.

Líder técnico da Digital Ocean, empresa de tecnologia americana, Caio Filipini também vê uma série de benefícios no novo formato: “Grandes nomes como Google, Amazon, Facebook e Apple também estão trabalhando em casa. Acredito que o home office pode dar muito certo, desde que a empresa contribua com reuniões e disponibilize recursos para que o profissional consiga executar suas tarefas”.

Porém, a reinvenção do mundo também inclui novas ameaças, ressalta o diretor de TI da NEC Brasil, Luciano Moízio: “Com a maioria da população em casa, tendo mais tempo para acessar plataformas digitais, a demanda para envio de links e pop-ups maliciosos é expandida. Cibercriminosos e hackers utilizam muito da psicologia e aproveitam o momento de fragilidade para coletar dados e outras informações de computadores e dispositivos de empresas, através de algum artefato que consiga ser rastreado. Por esta razão, adotar medidas extras de cibersegurança se faz mais do que necessário”.

Assim como lidar com a pandemia da COVID-19 exige mudar hábitos e rotinas sociais para reduzir as taxas de infecção, uma mudança no nosso comportamento online pode ajudar a manter altos níveis de segurança. “É preciso intensificar os padrões de cibersegurança, ser extremamente vigilante na verificação e seguir as atualizações oficiais”, orienta Luciano.

A área de TI nunca esteve tão valorizada como neste momento em que deixa de ser um diferencial no mundo digital para se tornar primordial para a existência de muitos negócios. O gerente de Transformação e Tecnologia da 3M da América Latina, Renato Konda, enfatiza que devido à grande demanda as oportunidades para profissionais e estudantes da área cresceram consideravelmente:

“Estamos conectados sempre. No período de quarentena trabalhamos muito mais, porque servimos o tempo todo, oferecendo suporte na operação e outros serviços. O futuro é o remoto. Temos um leque gigantesco na área e a característica de nos moldarmos e sermos flexíveis de acordo com as tendências é fundamental para termos sucesso. Devemos nos reinventar a todo momento”.

Sobre oportunidades para os estudantes, Maurício Machado diz que a sua empresa está contratando universitários de todo o país para trabalhar remotamente: “Buscamos mais funcionários principalmente em função da necessidade crescente de digitalização de documentos. Nossa rede de funcionários é formada por especialistas, profissionais do mercado e também iniciantes-estudantes que passam por processo seletivo. No cenário atual, muitas empresas cresceram muito, como por exemplo o Zoom e a Netflix. É preciso ficar de olho”.

Segundo Renata Dumont, o cenário tecnológico possui a característica marcante de ser receptivo às novas ideias, portanto, o melhor profissional da área é aquele que pensa fora da caixinha, inova e procura se atualizar. “Neste momento de reinvenção é que o profissional descobre outras áreas de atuação, no meu caso a Controladoria Geral do Distrito Federal. A Ciência de Dados é essencial para uma empresa, contribuindo no poder decisório e trazendo valor aos dados que já estão armazenados na Instituição. A especialidade proporciona assertividade nas decisões e diminuição no volume de trabalhos rotineiros, que podem ser substituídos. Resumindo, é uma área que agrega valor à Instituição”.

Formado em Engenharia de Software pela UNIFAE, Caio Filipini, depois de aconselhar os estudantes a buscar atualização constante das novas tecnologias, falou sobre o orgulho que sente da sua trajetória: “Há sempre aquela pessoa que diz só ter sucesso quem estudou em uma faculdade do exterior, mas não é verdade. Sou de Vargem Grande do Sul e cursei a faculdade em São João da Boa Vista. Depois de formado fui para Campinas, em seguida São Paulo, depois Alemanha e Estados Unidos, onde estou agora. Com esforço e determinação é possível realizar grandes sonhos”.

CATEGORIAS

RECENTES

Última semana para se inscrever no Vestibular de Medicina UNIFAE

Terminam neste domingo (23h59 do dia 2 de outubro) as inscrições para o Vestibular de Medicina UNIFAE 2023. Serão oferecidas 60 vagas em período...

Educação Física é campeã dos Jogos Intercursos UNIFAE 2022

Com 22 medalhas e 103 pontos no total, o curso de Educação Física da UNIFAE foi o grande campeão dos Jogos Intercursos UNIFAE 2022,...

Aluno de Medicina representa UNIFAE em congresso na Itália

Três trabalhos da Medicina UNIFAE foram expostos na Itália, no 31º European Academy of Dermatology and Venereology (EADV), maior congresso de Dermatologia da Europa. Em...

Educação de São João da Boa Vista aparece em ranking na frente das capitais brasileiras

Uma das aferições mais respeitadas no ramo de pesquisas sobre gestão pública coloca a cidade de São João da Boa Vista na 40ª posição...

UNIFAE busca ampliação de projetos e pesquisas com empresa Ibramed

Graças ao sucesso das pesquisas realizadas através da parceria firmada entre o Instituto de Pesquisas Clínicas (Ipeclin) da UNIFAE e a Ibramed, uma comitiva...

VÍDEOS

Alunos de Comunicação realizam Feira Virtual

A Feshow ocorreu no Instagram, com a participação de diversas empresas e artistas. Atividade dos cursos de Comunicação Social da UNIFAE.

Enfermagem no combate ao Câncer de Próstata – Novembro Azul

Nossos alunos de Enfermagem tiram dúvidas sobre o Câncer de Próstata, participando da Campanha Novembro Azul.

UNIFAE participa da comemoração dos 20 anos da ABTU

É um orgulho muito grande para a UNIFAE participar deste momento histórico em que a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) completa 20 anos...

Cursos 2021 UNIFAE – Publicidade e Propaganda

O curso de Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda te oferece uma formação antenada às demandas do mercado na atualidade, associando estratégias de...

Teste Vocacional UNIFAE – ETEC Aguaí

Confira a dica da professora Adriana Mamede, coordenadora pedagógica da ETEC de Aguaí, sobre o Teste Vocacional da UNIFAE. Com o aumento e diversificação do...