Nos dias 18, 19 e 20 de abril, a UNIFAE promoveu a Jornada da Comunicação, em que estudantes e professores dos cursos de Jornalismo e de Publicidade & Propaganda participaram de uma verdadeira maratona de palestras, mesas redondas e atividades práticas.
Logo na primeira palestra da Jornada, alunos e docentes conheceram mais sobre “O dia a dia do jornalismo esportiva”, com a jornalista Alinne Fanelli, que se formou no Centro Universitário em 2010 e atualmente é repórter da equipe esportiva da Band News FM.
“É importante que as pessoas, principalmente as que estão começando, ouçam quem já está no mercado de trabalho. Hoje em dia percebemos que existem muitas pessoas ansiosas, que não entendem que há um processo para todas as profissões, leva tempo e muita luta, as coisas não acontecem da noite para o dia. Quando escutamos uma história e vemos a trajetória de pessoas ficamos com os pés no chão e temos uma base do que pode vir pela frente”, comenta a jornalista
Em seguida, eles participaram de uma palestra sobre “Endomarketing e estratégias de Comunicação” com o jornalista e publicitário Rafael Vasconcelos.
“O Endomarketing possibilita estar em contato constante com setores diferentes, de segmentos diferentes, melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, entre outros. É um meio diferente com diversos assuntos. Trazer luz a esse tema tão distante é interessante”.
Com brilho nos olhos, o profissional relata que é uma alegria imensa retornar à instituição: “Foram 7 anos estudando aqui, Jornalismo e Publicidade. É uma honra que os estudantes de agora se espelham em nós, ao compartilhar aprendizados com eles. Na época de faculdade estamos em processo de amadurecimento, quando crescemos vemos a evolução pessoal e profissional”, destaca.
Já na terça-feira (19) a UNIFAE recebeu, no auditório do campus, a jornalista Maria Isabel Pereira, que fez uma homenagem e entregou certificados aos estudantes de jornalismo que realizaram trabalhos voluntários durante o 64º Congresso Estadual de Municípios, que ocorreu em Campos do Jordão entre os dias 28 a 30 de março.
O segundo dia de Jornada também ficou marcado pelo incentivo a pesquisas científicas, quando o Prof. Dr. Adinan Nogueira e o estudante do 7º semestre de Jornalismo, Diego de Deus, falaram sobre um estudo que eles desenvolveram sobre Fake News na Comunicação.
A Jornada ainda contou com a exibição de vídeos desenvolvidos por estudantes do 5º semestre de Publicidade & Propaganda, com destaque para um comercial produzido pela agência experimental “MERAKI”, finalista no FestVideo, um dos mais respeitados prêmios publicitários do país.
Ainda na terça-feira, estudantes e professores tiveram a oportunidade de participar de diversas oficinas, desenvolvidas por alunos egressos e profissionais que estão se destacando no mercado de trabalho.
Já na quarta-feira, último dia da Jornada, os participantes se dedicaram a atividades voltadas ao ‘World Creativity Day’, o maior festival colaborativo de criatividade do mundo.