O Curso de Pedagogia da UNIFAE, em seu primeiro ano, já coloca a instituição em destaque em eventos nacionais, ao lado de grandes universidades, e tem seus projetos e atividades reconhecidos. Nesta semana, mais um estudo do Curso de Pedagogia foi selecionado e apresentado no Encontro Inovações na Formação de Professores para a Educação Básica no Brasil, evento da Pró Reitoria de Graduação e a Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP.
“A proposta do ´Pedagorremoto – impactos do uso de tecnologias na prática dos docentes na educação de base´ foi estudar quais são os impactos que a tecnologia trouxe na prática dos professores na educação de base – ensino infantil e fundamental. Nestas condições precisamos estudar como esta tecnologia foi inserida, se ela vai deixar uma herança positiva, como os professores percebem esta migração do ensino presencial para o remoto”, explica o Coordenador do Curso de Pedagogia/UNIFAE, Prof. Me. Marcus Vinicius de Mattos Alvarenga.
O estudo foi apresentado à Cátedra de Educação na segunda-feira (16), pela aluna Isabela Rotha Evangelista e pelo Prof. Me. Marcus Alvarenga. E na sexta-feira, dia 20, pela plataforma zoom será explanado na sala Programa, Projetos e Iniciativas para formação de professores do Encontro Inovações da USP. Nesta oportunidade, também vão apresentar seus projetos e estudos a PUC/SP, UFSCar, FAEC, INPE, UFPel, UNIFUNVIC.
Participam deste evento representantes de várias pró-reitorias e instituições de ensino superior, com o objetivo de realizar uma cartografia de modelos e práticas inovadoras na formação inicial de professores para a educação básica.
O ESTUDO
Com a chegada da pandemia e a imposição do distanciamento social, o Curso de Pedagogia/UNIFAE procurou apresentar ao aluno um novo formato de educação, agora também através dos meios virtuais, conteúdo digitais e mídias, inserção de aplicativos e softwares de comunicação instantânea para ajudar a prática docente.
E assim, entre as propostas aplicadas aos estudantes, além da geração de conteúdos próprios para a Educação tida como remota se desenvolveu o “Pedagorremoto” estudo que procurou observar os impactos do período de confinamento social para os professores da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental.
O estudo apresenta as percepções dos docentes da rede municipal de ensino das cidades de São João da Boa Vista, Espírito Santo do Pinhal, Aguaí e Vargem Grande do Sul, especialmente da Educação Infantil e séries iniciais o Ensino Fundamental, sobre as práticas tecnológicas existentes antes do período remoto, as interações e atividades educativas realizadas durante o distanciamento social e as projeções de como os recursos digitais utilizados para as práticas remotas irão impactar as interações de aprendizado no futuro.
O propósito do estudo é perceber como a atual geração de pedagogos vai ser impactada pelo afastamento social nas suas interações, sejam elas imediatamente remotas e futuramente presenciais.
“O estudo apresenta assim, um novo perfil de pedagogo: o pedagorremoto que, alia na sua prática docente, as mais oportunas ferramentas para o aprendizado distanciado fisicamente, porque a gente acredita que a tecnologia tem que entrar firme na formação do professor”, reforça o Prof. Me. Marcus Alvarenga.