Dores na coluna e outros desconfortos físicos são comuns em gestantes. Para ajudar as grávidas a enfrentarem as mudanças corporais decorrentes do aumento constante do útero, liberação de hormônios e que comprometem a qualidade de vida, a Profa. Me. Rebeca Ferreira, do curso de Fisioterapia da UNIFAE, coordenou um grupo de alunas na aplicação de drenagem linfática manual como técnica de estimular o sistema linfático a eliminar o excesso de fluidos do corpo e fez um estudo comparativo.
“Realizamos drenagem linfática manual nas gestantes que apresentavam dores nos membros inferiores. Aplicamos uma escala analógica de dor que varia de intensidade de 0 a 10 antes e após a drenagem linfática manual. Comparamos os grupos de gestantes que realizaram a drenagem linfática manual com as que não realizaram. Como resultado, foi observado uma redução da dor nos grupos de gestantes que realizaram a drenagem linfática manual. Podendo inferir que a drenagem linfática manual pode ser uma intervenção eficaz para as gestantes que apresentam dores por edema.”, explica a Profa. Rebeca.
O estudo resultou no artigo “Drenagem linfática reduz a dor durante a gestação?”, escrito pelas alunas Ana Julia Araujo, Gabriela Moreira, Iane Nunes, Dara Ramos, Sabrina Sassaron, Tatiane Felix e Isabela Barborati, junto com a Profa. Rebeca Ferreira e que foi publicado pela revista científica The Brazilian Journal of Development.
“O estudo proporcionará uma atuação mais segura para os fisioterapeutas na aplicação da drenagem linfática manual, a partir do segundo trimestre gestacional. Dessa forma, as gestantes que fazem o acompanhamento na Casa da Gestante, Clínica de Fisioterapia UNIFAE e Maternidade da Santa Casa poderão se beneficiar da intervenção minimizando o desconforto causado pela dor”, explica a professora.
Finalizando, Rebeca enfatiza o apoio científico que a UNIFAE oferece. “A Instituição tem como diretriz o fortalecimento da graduação, extensão e pesquisa. Portanto trabalhamos para incentivar nossos alunos a pesquisarem e, dessa forma, torná-los cada vez mais preparados para o mercado de trabalho. Acreditamos que ao incentivar nossos alunos na busca de intervenções baseadas em evidências científicas, criamos habilidades e competências significativas.”