A pandemia fez com que profissionais de diversas áreas repensassem novas alternativas de vendas, e isso não foi diferente com a Publicidade. Os alunos do 6º período do curso vivenciaram essas transformações na prática, através do projeto interdisciplinar que realizaram na plataforma Instagram. “No penúltimo ano do curso propomos uma atividade na qual os alunos devem buscar no mercado clientes reais, o que não foi possível por conta da pandemia. Resolvemos então transformar esse projeto em uma feira virtual” explica a Profa. Esp. Andrea Teixeira, que coordenou o projeto. “Percebemos que muitos estudantes da turma possuem um talento, foi aí que surgiu a ideia de expor os trabalhos dos próprios alunos, ao invés de trabalhar com um cliente vindo de fora.” ressalta a professora.
O resultado foi uma grande diversidade de temas produzidos pelas agências experimentais, que recebeu o nome de feira “Feshow”, dentre eles fotografias, moda, obras de arte, streaming e vendas de pão de alho. Para o estudante Eduardo Jacob, integrante da Agência Matriz -que realizaram uma campanha de streaming, o projeto foi muito interessante: “Tivemos um engajamento bastante significativo e os trabalhos ficaram muito bons. Esse foi um momento na qual colocamos a mão na massa, fizemos acontecer de fato. A experiência foi muito proveitosa, espero que projetos como esse cresçam cada vez mais”.
Já a Agência Action promoveu uma campanha voltada para área de fotografia. “Realizamos uma exposição fotográfica na qual buscamos colocar em pratica tudo aquilo que aprendemos ao longo dos anos, como questões técnicas e composição fotográfica.” Explica a aluna Giovanna Moura. “O objetivo da nossa exposição foi mostrar que é possível realizar trabalhos fotográficos sem os equipamentos que temos na faculdade, utilizando a criatividade. Todo o processo do projeto agregou muito aos nossos conhecimentos.” Finaliza Giovanna.
O trabalho desenvolvido pelos membros da Agência MGK foi todo focada em Arte, principalmente telas e desenhos artísticos, feito pelo artista plástico Emanuel Moraes: “Nosso objetivo foi trazer a Arte para mais perto das pessoas, procurando não somente promover o evento e divulga-lo, mas também trazer postagens que gerassem engajamento.” Destacou o estudante José Guilherme Lopes, acrescentando que: “O projeto Feshow foi um grande desafio, aprendemos muitas coisas valiosas. Ano que vem realizaremos nossos TCCs e isso serviu como um importante treinamento.”
O projeto experimental ainda contou com vendas e curiosidades sobre o pão de alho, promovido pela Agência Camaleão Comunicação: “Trabalhamos com a divulgação dos pães de alho feitos pela Bruna, integrante do nosso grupo e empreendedora. Foi desafiador, porém os resultados foram gratificantes.” Enfatiza a aluna Thaiany Astolpho. “Aprendemos a lidar com toda essa crise que estamos vivendo com a pandemia, como criar uma estratégia de marketing na prática, planejar uma campanha e o principal: trabalhar em equipe. Pudemos vivenciar um pouco dessa realidade que encontraremos no mercado futuramente.” Enfatiza Thaiany.
As agências divulgaram seus matérias durante o mês de Outubro e no dia 7 de novembro (sábado) ocorreu a feira, cada grupo realizou uma live explicando seus produtos. “Já tínhamos essas ferramentas digitais na Instituição, porém não havíamos pensado em utilizar elas da mesma maneira que estamos utilizando agora, com intensidade e frequência.” Destaca a professora Andrea Teixeira “A atividade possibilitou que os estudantes pudessem trabalhar uma linguagem de Comunicação, uma estratégia de marketing e ao mesmo tempo possuir essa métrica em tempo real dos números do Instagram. Por esta razão a disciplina chama Agência Experimental: Os estudantes puderam colocar tudo que aprenderam em prática. O trabalho foi muito positivo, achei muito interessante poder demonstrar todo esse talento dos alunos.” Finaliza Andrea.