Além da iluminação da fachada na cor laranja, faixa na entrada e placas espalhadas pelo prédio da UNIFAE, o curso de Psicologia realizou uma série de ações com o intuito de alertar a população para o enfrentamento de um sério problema que atinge o Brasil: o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Entre 2011 e 2017, o país registrou um aumento de 83% nas notificações gerais de violências deste tipo. Neste sentido, a campanha Maio Laranja é extremamente oportuna, como reforça a Prof.ª Dra.ª Maria Helena Cirne de Toledo, vice-reitora da UNIFAE: “A instituição está sempre preocupada com os grupos em situação de vulnerabilidade social. Organizar este evento é uma forma de dar voz àqueles que sofrem. Apesar de se tratar de um tema extremamente difícil, é uma vivência muito importante para os nossos alunos. ”
No dia 28 de maio, no auditório da UNIFAE, os estudantes de Psicologia participaram de palestras e uma mesa-redonda com professores do curso e profissionais convidados, além de assistirem à performance teatral do Grupo Estapafúrdios, intitulada “Isso deixa marcas”.
A programação começou a ser elaborada desde o início do ano, contando com a participação de todos os alunos da sala, conta Maria Paula Bertolucci, do 5º semestre de Psicologia: “Foi um trabalho extenso. Ficamos muito tempo definindo o perfil de convidados e temas que seriam adequados ao nosso projeto. ”
Segundo a professora e conselheira tutelar Aline de Lima, eventos como este fazem com que os alunos se tornem profissionais mais capacitados. “É importante ter esse olhar social, os futuros psicólogos precisam estar preparados para lidar com as vítimas deste crime. ”, ressaltou Aline.
Disque 100 – a campanha tem uma linha direta para a denúncia de abusos: o Disque 100. O serviço atua em três níveis: ouve, orienta e registra a denúncia; encaminha a denúncia para a rede de proteção e responsabilização; monitora as providências adotadas para informar a pessoa denunciante sobre o que ocorreu com a denúncia.
O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. A ligação é gratuita.