Projeto interdisciplinar da UNIFAE realiza Teleatendimento a Gestantes

0
31

Numa iniciativa que envolve os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina, Educação Física e Psicologia, a UNIFAE passa a oferecer atendimento remoto a grávidas que participam do programa de capacitação para a maternidade da Casa da Gestante de São João da Boa Vista.

O projeto começou no dia 28 de agosto e aborda diversos temas de interesse, a partir da perspectiva de cada uma das áreas que contribui para a saúde integral da mãe e do bebê. “Este é um projeto de extensão que envolve todos os nossos cursos da área de Saúde”, explica a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFAE, Anita Bellotto Nagib.

“Pensamos nesta alternativa de atendimento remoto como forma de preservar a saúde das gestantes que se incluem no grupo de risco para a Covid-19, por serem mais vulneráveis a infecções. Deste modo, elas continuam sendo acompanhadas e acolhidas neste momento tão especial de suas vidas”.

Os encontros semanais acontecem às quintas-feiras, com duração média de 30 minutos, e as participantes recebem um link de acesso para a plataforma zoom. “Nós já realizávamos atividades presenciais na Casa da Gestante, mas em função da paralisação encontramos esta forma de continuar nosso trabalho de promoção da saúde. É muito importante que elas passem pelo processo gestacional informadas sobre os cuidados que precisam ter consigo mesmas e com os bebês, preparando-se da melhor forma possível para o parto e o pós-parto”, enfatiza a fisioterapeuta Profa. Me. Rebeca Garcia da Rosa Ferreira, que conduziu o encontro inaugural do projeto, abordando o tema “Alterações posturais e exercícios na gestação”.

Na sequência, outros temas serão apresentados pelas demais áreas de Saúde, como “Amamentação” (Enfermagem), “Automedicação” (Farmácia), “Importância do pré-natal” (Medicina), “Alterações Bucais da Gravidez” (Odontologia), “Vivências Emocionais da Gestação” (Psicologia) e “Benefícios da Atividade Física para a Gestação Saudável” (Educação Física), numa extensa programação agendada até fevereiro de 2021.